quinta-feira, 6 de maio de 2010

"Aprendendo a seduzir", Patricia Cabot

Sinopse: Durante um baile, Lady Caroline Linford abre a porta de um dos cômodos e flagra seu noivo, o marquês de Winchilsea, nos braços de outra mulher. Para a sociedade vitoriana do século XIX, tais escapulidas masculinas eram normais, e cancelar o casamento seria impensável. O jeito, decide a jovem, é aprender a ser, ao mesmo tempo, a esposa e a amante, para que o marquês nunca mais tenha de procurar outra mulher fora do lar. Por isso, resolve tomar lições - teóricas, claro - sobre a arte do amor com o melhor dos professores: Braden Granville, o mais notório libertino de Londres. Logo nas primeiras aulas começam a voar faíscas e as barreiras entre professor e aluna caem. Escrito por Meg Cabot, sob seu pseudônimo, esse romance vai mostrar que o amor escolhe seus próprios caminhos, sempre imprevisíveis.

Gostei do livro. É divertido, romântico, quente na medida certa.
Caroline é um tanto ingênua algumas vezes, e talvez até por não possuir nenhum conhecimento prático do amor - o que era muito comum na época! Mas quando se depara com a situação constrangedora de encontrar seu noivo com outra mulher, Caroline entende bem o que se passa, graças aos muitos livros românticos que gosta de ler - porém não tem reação nenhuma, não faz escândalo, não chora, não sofre, e o porquê ficou logo de cara bem claro para mim e não para a personagem: Caroline não ama - nem um pouquinho - seu noivo Hurst, marquês de Winchilsea. Sabendo que Hurst possui uma amante a primeira decisão de Caroline é desfazer o noivado, entretanto sua mãe - além de não permitir - a convence que é normal um homem possuir uma amante e que se ele procura por outra a única culpada é a própria Caroline que não sabe ser "mulher" suficiente para fazer um homem se apaixonar por ela (pelo menos, é isso que ela dá a entender...). Absurdo? Não, absolutamente normal para a sociedade da época. Agora, hoje em dia... Continuando, após esta conversa ela toma a decisão de aprender as artimanhas do amor - "teoricamente", claro!
Braden, apesar da má (ou boa?) fama com as mulheres, encontra - na pureza de Caroline, em sua proposta totalmente incomum de ensinar, teoricamente, a seduzir um homem, e em sua personalidade - o amor. Encantado, Braden não consegue ficar longe dela, mas ele também está noivo e muitos impedimentos perecem surgir - além da resistência dos dois para admitir o que sentem.
Eu gostei muito mais desse livro de Patricia (Meg) Cabot do que o outro, "A rosa do inverno". Nesta história o romance se devolve com o tempo e conforme os personagens vão se conhecendo - lógico que a atração física é quase instântanea, mas sentimentos mais profundos surgem com o tempo, como tem que ser. O clima de sedução - sem ser vulgar - permanece boa parte da história, além de toda um trama de outros personagens que afetam os protagonista, ou seja, a história não fica presa a somente Caroline e Braden.
Mesmo assim, o livro não deixa de ter muitas cenas e momentos clichês e de ser um tanto inverossímil, como a maioridade dos romances do estilo.
Todavia a leitura é recomendada! =0)

4/5 - Muito bom!

4 comentários:

  1. Eu não aguentei e comprei esse livro (apesar do preço muito alto!) e mal posso esperar pra começar a lê-lo! *_________* Eu adoro a Meg Cabot, adoro ela como Patricia Cabot e adoro esse tipo de livro!! Estou super ansiosa pra começar a leitura =DD

    ResponderExcluir
  2. Ei parece ser bem interessante! Vi esse livro sendo citado em alguns blogs, cheguei a folheá-lo nas livrarias algumas vezes, e gostei bastante da sua resenha. Quem sabe eu não o leia logo logo!

    Bjo!

    Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler, ainda mais depois das várias resenhas que venho lendo por ai!

    Bjooos

    ResponderExcluir
  4. Ei Dani,

    Quero ler mas não está na minha lista de preferidos não. Já vi resenhas falando muito bem dele e outras falando que era razoável...eu li o primeiro dela "A rosa de inverno" mas acho que sou fã mesmo da Meg dos livros mais atuais rs

    bjoo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)