quinta-feira, 27 de maio de 2010

10 livros em 10 dias! #2

2° dia - Livro que mais odiei!

Dando continuidade ao desafio criado pelo blog "Partes de um diário", neste segundo dia o post será sobre o livro que mais odiei. Bem, na verdade, devo dizer que não odeio livro nenhum, e sim que algumas obras me decepcionaram. Eu vou citar um livro que li até o fim, pois alguns livros que não gostei, eu abandonei, mas quero falar de algum que eu tenha finalizado!


Sinopse: Tom Harper era um grande nome do futebol americano, mas sentia que se aproximava um momento crítico de sua carreira, a idade em que o físico não iria permitir que se mantivesse ewm sua melhor forma como jogador. Foi nessa época, quando ainda era o ídolo dos estádios, que veio a conhecer Kate, casando com ela, uma jovem de família tradicional de seu estado, dez anos mais moça que ele.
Os pais de Kate rompem com a filha por desaprovarem o casamento. Embora no início tudo corresse bem para o novo casal, cedo começaram as brigas e desentendimentos, que cresciam proporcionalmente aos problemas profissionais de Tom, provocando nele um grande descontrole emocional.
A gravidez de Kate talvez tivesse motivado a reaproximação dos dois, porém coincidiu com a comunicação feita pelo clube a Tom de que seu contrato não seria renovado por mais uma temporada, o que o deixou transtornado. No seu desespero, tenta matar o principal acionista do clube, e o empresário, e acaba atirando contra si mesmo.
Tom sobrevive à tentativa de suicído, ficando aleijado, com a idade mental de sete anos. Kate tem o filho sozinha, contando agora somente com o apoio de Felícia, uma amiga de infância. Isola-se do mundo, retirando-se para uma residência no campo, e sua vida se limita apenas a cuidar do filho, às visitas ao marido internado num sanatório e a escrever.
Havia passado sete anos quando um de seus livros alcançou a lista de Bestsellers. O sucesso do romance, que contava em forma de ficção o drama da vida de um jogador profissional de futebol, deixa Kate apavorada com a possibilidade de vir à tona a verdadeira identidade da autora, de os leitores descobrirem onde Tom se encontrava e em que estado de saúde, e de que o livro viesse a produzir efeitos negativos na vida de Tygue, seu filho. Paradoxalmente, o êxito literário constituía para ela uma ameaça à sua tranquilidade...

O livro "Momentos de Paixão" de Danielle Steel, surgiu na minha vida quando eu ainda não estava na fase de loucura obsessiva por livros, mas sempre gostei de ler e como ainda não trabalhava, costumava passar em sebos ou frequentar mais bibliotecas (acho que estou muito consumista ultimamente...!). Não sei se ocorre a mesma coisa nos outros sebos e bibliotecas do Brasil, porém aqui na minha cidade é muitooo fácil - tem em excesso - livros da Danielle Steel nas prateleiras. Então, como adoro um romance e a autora é conhecida, um belo dia quando tinha um bom dinheirinho sobrando comprei alguns de seus livros - não me recordo quantos. Devo dizer que não li todos. Acho que li apenas dois dos que comprei, pois fiquei decepcionada. E tão decepcionada que até hoje não sei se vou, ou não, ler o restante dos livros que adquiri naquele dia.

Além de "Momentos de paixão" há também um outro livro que li na época e não gostei muito, entranto o motivo de eu ter escolhido este ao outro é por que este me marcou pelo seguinte motivo: LEVEI UM ANO INTEIRO PARA TERMINÁ-LO DE LER! E, pensei em desistir inúmeras vezes do livro. Falta muito da paixão do título na história, para começar, e achei a história muito monótona.
Resumindo, não me simpatizei com o estilo de romance da Danielle Steel.
Sei que tem muita gente gosta, talvez, um dia eu ainda dê chance para autora e tente ler um outro - na verdade, tem um livro dela que gostaria de ler, chama-se "Zoya", e parece romance histórico, mas só quando o trauma dos outros livros passar!

7 comentários:

  1. Oi, Daniela!!

    Olha, já li muuuuuuuuitos livros da DS durante a adolescência, li quase 20 livros. A biblioteca que eu frequentava (do Sesc) também sofria desse problema que você descreveu: tinha todos os livros dela!! Como na época eu não conhecia muitos autores, lia sempre os mesmos. Até que, com o tempo (e a internet ajudou muito) comecei a ler outras coisas, a ir em outras bibliotecas e fui gradualmente deixando os livros dela de lado, até o dia que não consegui mais ler o texto dela (isso também aconteceu com o Paulo Coelho rs). Os livros que eu tinha dela, troquei em sebos ou barracas de livros por outros. Sinceramente, espero nunca mais ler um livro dela. :-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ahh obrigada por indicar o blog para o desafio.

    Beijo grande!
    :-)

    ResponderExcluir
  3. Não tinha ouvido falar dessa autora ainda hasuhashus e nunca reparei se tem algum livro dela nos sebos que frequento "/ mas... acho que vou manter distancia sahuasuhsa
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii Dani!
    Pelo menos você terminou de ler o livro que mais odiou, eu não consegui mesmo terminar o meu.

    PS. Orgulho e preconceito está na minha lista, deve ser bom mesmo =)
    Beijos!

    Cel,
    www.umajanelasecreta.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já li alguns livros dela, mas para mim é tudo igual... se leu um, leu todos...
    Espero nunca mais ler nenhum..rss

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sou uma leitora que sempre passa por aqui...desta vez vou deixar um comentário, tudo bem? Olha, em todo sebo há muitos best-sellers atuais e os de anos atrás: os livros de Steel venderam muito por um bom período, daí é facílimo se deparar com exemplares de seus livros, como qualquer livro que vendeu demais. Só que bibiotecas públicas deveriam ser mais seletivas, diversificar seus acervos. Muitas bibliotecas compram livros baseam-se nas listas dos mais vendidos, o que é injusto, não acha? Eu só compro livro novo quando não acho nas bibliotecas!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paula! Fico feliz em saber q sempre passa por aqui, e também por ter deixado um recado! Adoro!!
    Entendo o que você disse sobre os sebos, realmente é o que acontece, por isso há excesso de autores como Danielle Steel e Sidney Sheldon. Mas não sei se é o caso da biblioteca (pelo menos, o da biblioteca pública da cidade), pois acho q o excesso desses autores acontece pelo fato de receberem mtas doações de tais livros. Aliás, nem sei se a biblioteca possui mtos recursos para compras de livros, e acredito que não usam o q possuem para comprar livros de Danielle Steel, Sidney Sheldon, ou Stephenie Meyer (exemplo de autor mais atual).
    Agora, quanto a bibliotecas particulares de escolas, q provavelmente possuem mais recursos financeiros, talvez a situação seja diferente.
    Concordo que deve ser diversificado o acervo, mas nada tenho contra os best-sellers.
    =0)
    Bjos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)