sábado, 15 de janeiro de 2011

"Buracos" de Louis Sachar

ATENÇÃO! Não deixem de ler a resenha por conta da capa e título do livro que não são - nem um pouco - atraentes!


"A culpa de tudo era do pilantra, imundo e nojento do ladrão de porcos do meu trisavô"

O trisavô de Stanley Yelnats IV, chamado Elya Yenats, aos quinze anos apaixonou-se perdidamente por uma belíssima garota de apenas quartoze anos chamada Myra Menke e com ela desejava se casar. Ao pedir a mão da menina, Elya descobre que há concorrência: o criador de porcos de 57 anos chamado Igor Barkov também procurara o pai de Myra e pedira sua mão em troca de seu porco mais gordo. Elya, entretanto, nada tinha a oferecer.
Porém Myra só teria permissão para se casar quando completasse quinze anos, o que seria dali a dois meses, e este era o tempo que Elya teria para conseguir algo melhor para ofecerer ao pai da garota.
Deseperado, ele vai procurar a sua amiga Madame Zeroni - uma velha egípcia que não tinha um dos pés - e esta lhe ofereceu o conselho de desistir de Myra que nada poderia oferecer a ele além da beleza; a menina era um "vaso vazio".  Mas o garoto se dizia apaixonado e ela então resolve ajudá-lo. Dá ao rapaz um filhote de porco e diz:

"- No alto do morro existe um córego cuja água corre morro acima. Você tem de levar o leitão todo o dia ao alto do morro e fazê-lo beber neste córego. Enquanto ele bebe você deve cantar para ele.
Ela ensinou a Elya a canção especial que ele deveria cantar para o porquinho.
- No dia dos quinze anos de Myra, você vai levar o leitão ao morro pela última vez. Depois leve-o diretamente para o pai de Myra. O leitão vai estar mais gordo do que qualquer porco de Igor. (...) Depois que der o porco ao pai de Myra quero que você faça algo para mim.
- Qualquer coisa - disse Elya.
- Quero que você me leve ao alto do morro. Vou beber daquela água e você vai cantar a canção para mim.
Ele promete que assim faria.
Madame Zeroni preveniu que, se não o fizesse, ele e seus descendentes seriam condenados por toda a eternidade". (pág. 31 e 32)

Quando Myra Menke completou quinze anos, Elya estava tão ansioso que não levou o porco ao alto do morro pela última vez antes de levá-lo ao pai dela. Quando chegou a casa da garota, Igor também se encontrava por lá com seu porco e quando os leitões foram pesados descobriram que os dois tinham o mesmo peso. Então coube a Myra escolher com quem iria se casar e ela não sabia quem escolher. Decepcionado pela dúvida da garota entre ele e velho de 57 anos criador de porcos, Elya sai da casa dela e parte direto para a América como tripulante em um navio e não cumpre a promessa com Madame Zeroni, amaldiçoando assim todas as gerações de sua família com a má sorte.

É claro que esta é apenas mais uma história, das muitas que são contadas na família de Stanley Yelnats, entretanto toda vez que algo dava errado - e isto acontecia com bastante frequência - a culpa era do ladrão de porcos do seu trisavô!
E, só poderia ser por culpa dele que Stanley foi parar na detenção juvenil por um crime que não cometeu. O lugar é chamado de Acampamento do Lago Verde, em uma cidade chamada Lago Verde que se exauriu assim como o lago que existiu há muitos anos naquele lugar. O lago secou, e não há nada lá além de quilômetros e quilômetros de terra deserta, seca e plana. E os garotos cumprem pena naquele lugar, cavando buracos para "formar o caráter". Será mesmo apenas este o motivo? Não estariam à procura de alguma coisa? Que história aquela antiga e abandonada cidade estaria escondendo e o que é que o que eles estavam procurando teria a ver com o ladrão de porcos do trisavô de Stanley?

Eu já conhecia a história deste livro por conta do filme "O mistério dos escavadores" que assisti há alguns anos e gostei. Só descobri o livro o ano passado através de um comentário feito no Filmow e não tive dúvida em adquirir a obra de Sachar mesmo que a capa fosse tão horrorosa e o título nada atrativo. Eu já sabia que a história era boa. E valeu a pena.
A trama é muito bem entrelaçada, nada no livro acontece sem um motivo. Porém o que eu mais gostei, foi esta ligação entre o passado - distante - com o presente, demonstrando como alguns atos podem ter consequências por anos a fio, e não estou falando da maldição, mas de vários detalhes da história que se encaixam.
Só fiquei com uma dúvida, uma perguntinha que talvez não tivesse nenhuma relevância, mas fiquei curiosa e ela não foi esclarecida.
Um livro fácil, de leitura gostosa e envolvente desde o início. Eu realmente gostei. E, para quem procura por uma história diferente, divertida e cheia de surpresas, eu recomendo!


Sobre o autor

Louis Sachar (pronuncia "Sacker") é um autor americano de livros infantis. Nasceu em 20 de março de 1954 em East Meadow, Nova York, e aos nove anos se mudou para Tustin, Califórnia. Pela publicação de "Holes" ("Buracos") em 1998, ganhou o prêmio National Book Award e a Medalha Newbery. Suas inspirações literárias são J.D. Salinger e Kurt Vonnegut.
Saiba mais sobre o autor no site Oficial.





N0 cinema
"O mistério dos escavadores"
(Holes, 2003)

Direção: Andrew Davis
Elenco: Sigourney Weaver, Jon Voight, Shia LaBeouf
Roteiro: Louis Sachar (romance e roteiro)
Gênero: Aventura/Comédia/Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 117 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse: Um garoto vai parar em um reformatório para jovens delinquentes por engano. Chegando lá, descobre que a pricipal atividade é escavar um grande buraco por dia. Enquanto os estranhos responsáveis pelo local dizem que o objetivo de tal ato é "melhorar o caráter" da pessoa, fica óbvio que há um objetivo maior por trás disso, envolvendo o passado da região, que uma vez foi um grande lago.



Comentários:
(retirado do site Filmow)

"Nem lembrava mais do nome desse filme, mas confesso que gosto muito, já assisti incontáveis vezes, e o Labeouf tá demais!"

"Interessante, tem uma trama que te prende."

"Sessão da tarde."

"Se não fosse a capa dizendo que era da disney, não diria nunca, porque é muito bom."

4 comentários:

  1. Por isso concordo plenamente com o velho ditado: Nunca julgue um livro pela capa."

    ResponderExcluir
  2. Ei Dani,

    Nossa se não fosse seu aviso acho que eu passava batido da metada da resenha, mas li tudinho rsrsrs. A capa é feia mesmo meu Deus, e o título tbm estranho. Adorei a história dos porcos rsrs, não conhecia o livro e nunca ouvi falar nem do filme. Fiquei curiosa demais para saber o final e o que tem no buraco :P

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Fato: a capa é muito feia! O.o
    Mas Dani, se a história é boa, e pelo que li da sua resenha, gostei bastante... =)
    Não conhecia nem livro e nem filme...
    Adorei a dica!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro nestas férias e amei. Fazia tempo que eu não me envolvia com um livro assim.
    Adorei suas escolhas para o DL desse mês ;*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)