Matilda é uma menininha de inteligência excepcional. Com apenas um ano e meio de idade já falava perfeitamente e possuia um vocabulário tão amplo quanto um adulto; aos três anos já tinha aprendido a ler e aos quatro frequentava a biblioteca da cidade. Antes de ter idade para frequentar a escola, ela já tinha lido todos os livros infantis da biblioteca e muitos dos clássicos adultos, como as obras de Charles Dickens, Jane Austen, Ernest Hemingway, George Orwell e outros.
Os pais de Matilda não aprovavam o comportamento da menina e a consideravam estranha por preferir ler a assistir televisão.
"- Papai, será que você pode me comprar um livro? - ela pediu.
- Um livro? - o pai se espantou - Para que você quer um livro?
- Para ler, papai.
- Mas e a televisão? Compramos uma TV linda, de doze polegadas, e você vem me pedir um livro! Você anda muito cheia de vontades, menina!" (pág. 06)
O pai dela, Sr. Losna é um vendedor de carros dos mais pilantras que adora contar vantagens sobre como engana os seus clientes, especialmente para o seu filho Michael para quem gosta de ensinar suas trambiques.
É claro que Matilda - que mesmo tão pequena sabe que o que seu pai faz é desonesto - desaprova as atitudes dele. Cansada de ser maltratada e injustiçada por ele a menina planeja muitas travessuras como: passar cola no chapéu do pai para que fique colado em sua cabeça e trocar o seu tônico capilar por tintura loiro platinado extra forte.
A Sra. Losna estava sempre apoiando seu marido e ignorando por completo a filha.
"O pai de Matilda tinha cabelos pretos que usava repartidos no meio e dos quais tinha muito orgulho.
- Cabelos bons e fortes significam que há um cérebro bom e forte por baixo - ele dizia.
- Como Shakespeare - Matilda comentou certa vez.
- Como quem?
- Shakespeare, papai.
- Ele era inteligente?
- Muito, pai.
- E ele tinha muito cabelo, não é?
- Ele era careca, pai." (pág. 55)
Logo Matilda começa a frequentar a escola e já em seu primeiro dia de aula deixa sua professora, a Srta. Mel, boquiaberta com sua facilidade em fazer cálculos e sua leitura fluente. Além de inteligente, a menina demonstra ser muito bem comportada e assim nasce uma bela amizade entre aluna e professora.
Entretanto, os alunos daquela escola têm de enfrentar um pesadelo: a diretora, a Sra. Taurino, é uma mulher grande e forte que destesta crianças e adora maltratá-las e humilhá-las, inclusive Matilda!
O livro é divertido e de leitura fácil, como um livro infantil deve ser. Mas o que dá este ar cômico são os exageros, principalmente na caracterização dos personagens, pois o enredo em si é triste por se tratar da história de uma criança que é desprezada pelos pais - ignorantes! - que não sabem lidar com precocidade da filha. As travessuras da menina são as únicas defesas que ela encontra contra isto. E eu me vi torcendo por ela e as demais crianças da escola em cada uma de suas armações! Ou seja, voltei a ser uma criança durante a leitura!
Sobre o autor
Roald Dahl (Llandaff, 13 de Setembro de 1916 — Buckinghamshire, 23 de Novembro de 1990), foi um escritor britânico nascido no País de Gales, filho de noruegueses. Atingiu notoriedade na década de 1940 com obras tanto para adultos quanto para crianças, e se tornou um dos escritores mais vendidos no mundo. É conhecido principalmente por seus livros infantis, entre os quais figuram A Fantástica Fábrica de Chocolate, Matilda, As Bruxas e James e o Pêssego Gigante, seus livros foram tranformados em filmes no século xx.
No cinema
Matilda (1996)
Direção: Danny DeVito
Roteiro: Roald Dahl (livro), Nicholas Kazan (roteiro), Robin Swicord (roteiro)
Gênero: Aventura/Comédia/Fantasia
Origem: Estados Unidos
Duração: 98 minutos
Tipo: Longa-metragem
Quem nunca acompanhou as travessuras de Matilda na Sessão da Tarde?? Eu adorava! rs.
*-* adorei a resenha! O livro sem duvidas me parece ser MUITO bom!! .--. Só não gostei tanto da capa.. porém não se pode julgar não é? hehe'
ResponderExcluirO blog está oteemo... Beijos
Carol {SobreUmLivro}
Sou LOUCA pelo filme, mas não pensei em ler o livro! Boa idéia, adorei ler mais sobre ele aqui!
ResponderExcluirGostei da Resenha. Bem explicativa.
ResponderExcluirNa verdade, eu só havia visto o filme. Sempre que passava na televisão eu assistia. Não sabia que era baseado e um livro. Até que um dia eu me deparei por acaso com o livro e fui ler. Amei a história e vi que o filme foi quase fiel ao texto publicado. Depois eu pesquisei sobre o autor e descobri que ele também publicou "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Estou doida pra encontrar esse livro e ler também. Prefiro os livros aos filmes.
Estou estreiando um blog novo sobre variedades. Se puder dar uma visita: www.prateleiradecima.com.br
Adorei a resenha!
ResponderExcluirDepois de ler A história sem fim, quero ler outros livros infanto-juvenis, as histórias sao complexas mas passadas de uma forma tão simples.
Beijos,
Dri
Ei Dani,
ResponderExcluirAmei a resenha e os trechos que vc citou, eu já vi o filme mas não conhecia o livro, eu quero :)
bjo
Adorei sua resenha. Engraçado que vai passar esse filme hoje. Adoro esse filme e agora quero ler o livro, pois apesar de ser bem simples - como você disse - há elementos interessantes e muito reais como o desprezo e exclusão na própria família. Além disso, parece ser muito divertido.
ResponderExcluirBiejão!
Sério q vai passar hj na TV?! UAhuHAUhUHAuhaha, nem imaginava! Q legal! =0)
ResponderExcluirDani, eu não lembro se eu já algum dia assisti ao filme, mas fiquei super interessada no livro, que parece ser o maior barato. =D
ResponderExcluirValeu pela dica!
Bjjs.
Hey!!!
ResponderExcluirtô invadindo akie
auhsuahsuhaushuhasuhaush
estamos juntos
3º grupo do Book tour marcando presença
Ebaaa!!!
Ah, quando vi o filme, tentei por alguns dias mover objetos com a mente, como a Matilda fazia hahaha (gente, me dêem um desconto, eu devia ter uns 6 ou 7 anos!)
ResponderExcluirConfesso que nem sabia da existência do livro, ainda mais que ele era do Dahl =]! Curti muito a resenha, adoro descobrir livros fora do circuito "grandes lançamentos de romances sobrenaturais estrangeiros"! rs
:**,
Léka
ei Dani, eu não sabia que esse livro existia. =O
ResponderExcluirassisti o filme e amei, sempre que passa na TV eu corro para assistir. ^^
Eu quero ler com certeza.
beijos.
Adorei a resenha.
ResponderExcluirMatilda é meu livro de infância, até fiz um trabalho de faculdade sobre ele xD
Beijo
Só vi o filme, mas ñ conhecia o livro! Já tá na minha lista. o/
ResponderExcluirMuito boa a resenha!!
Bjos
Eu nao li o livro mas o filme e' uma gracinha!!! Bela escolha ...
ResponderExcluirPoxa, só conhecia o filme! Bom saber que há um livro também, é uma história adorável. E foi uma ótima escolha de livro, combina demais com o tema do mês :)
ResponderExcluirLidy.
[http://demaneiralguma.wordpress.com]
Daniela, Roald Dahl escrevia como poucos. Outro livro seu, James e o Pêssego Gigante, está comemorando 50 anos, e a
ResponderExcluirPenguin propôs uma brincadeira interessante para comemorar a data.
Abraços.
leiam tambem carrie a estranha
ResponderExcluir