domingo, 3 de janeiro de 2010

Livros citados em filmes e séries

As férias estão aí e o que mais gosto de fazer nesse período é assistir a filmes e ler muitos livros. Agora vou ter bastante tempo para desfrutar de minhas atividades favoritas - pelo menos até dia 24 de janeiro. Como uma apaixonada por livros, só poderia me causar prazer vê-los citados por minha outra paixão: a sétima arte! Por isso, quebrei minha cabeça para lembrar o máximo possível de filmes e séries que citam - mesmo que por um breve momento - algum livro. Lógico que obtive ajuda! E agradeço às meninas da comunidade do orkut: “Mulheres que gostam de ler” pela força. O que consegui foi não foi muito, mas já nos ajuda a refrescar a memória:
O filme "A casa do lago" além de citar "Persusão" de Jane Austen, cita também o clássico de Dostoiévski, "Crime e Castigo". O filme "Mensagem para você" traz como livro favorito da personagem de Meg Ryan, "Orgulho e Preconceito" também de Jane Austen, que é comentado no filme "O diário de Bridget Jones" que por sinal é quase uma "versão moderna" do livro. Até o protagonista tem o mesmo sobrenome do famoso personagem do livro, o Sr. Darcy. Há também “O clube de leitura de Jane Austen” que obviamente fala sobre as obras da escritora.
Em "Três vezes amor" a personagem April tem uma coleção do livro "Jane Eyre" de Charlotte Brontë, pois procura por um exemplar perdido que seu pai lhe deu. E "O morro dos ventos uivantes" de Emily Brontë é citado no filme "A proposta".
Em um dos meus filmes favoritos - "Cidade dos Anjos" – comenta-se sobre "Paris é uma festa" de Ernest Hemmingway.
"O amor nos tempos do cólera" de Gabriel Garcia Marquez aparece em outro filme que eu adoro "Escrito nas estrelas". O personagem de John Cusack procura por este livro para encontrar uma moça que conheceu em uma véspera de Natal; o mesmo livro é citado em Gossip Girl, que, a propósito, fala também sobre "A era da inocência” de Edith Wharton no episódio chamado "The Age of Dissonance".
A série “Gilmore Girls” é recheada de citações literárias, tantas que mal me lembro de todas. Algumas são: “Oliver Twist” de Charles Dickens, “A redoma de vidro” de Sylvia Plath, "Anna Karenina" de Tolstói, e  “Moby Dick” de Herman Melville. Este último também aparece em um episódio da série “The mentalist”.
Outro filme que gosto “Amor e Inocência” cita o livro “Tom Jones” que fiquei curiosa por ler.
Em “O diabo veste Prada” a personagem procura pelo manuscrito inédito de “Harry Potter”; “Dogville” cita “As aventuras de Tom Sawyer” de Mark Twain; “Meu primeiro amor” cita “Guerra e Paz” de Tosltói.
Lembro-me também que no filme “10 coisas que odeio em você” além de Shakespeare, fala-se sobre “O sol também se levanta” de Ernest Hemmingway.
As obras de Shakespeare também aparece em diversos filmes, lembro-me de “Razão e Sensibilidade” – uma adaptação da obra de Jane Austen em que o personagem John Willoughby lê o soneto 116 para Marianne Dashwood. O clássico “Romeu e Julieta” aparece em “O homem da casa” e “Lua Nova” (pelo menos foi o que me disseram, ainda não assisti a este filme!). Na série Skins é citado “Hamlet”.
O livro “O apanhador no campo de centeio” aparece em “Teoria da Conspiração” e no filme “Capítulo 27” que fala sobre o assassino de John Lennon; “Madame Bovary" aparece em “Pecados Íntimos” com Kate Winslet.
“O grande Gatsby” é dito como o livro favorito do vampiro Stefan da série “Vampires Diaries”. A minha série favorita, “Friends”, possui um episódio que fala sobre o livro “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott e “O iluminado” de Stephen King, e em LOST também há várias citações como o livro – que eu amo! – “Grandes Esperanças” de Charles Dickens e “Ratos e Homens” de John Steinbeck.
Em “As horas” aparece o clássico de Virginia Woolf “Mrs. Dalloway”; o filme "O leitor" - que adorei! - entre tantos outros cita "O amante de Lady Chartterley" de D. H. Lawrence, "A dama do cachorrinho" de Tchékhov e "Odisséia" de Homero.  E, finalmente, o filme “Coração de tinta” cita, também entre tantos, “As mil e uma noites” e “O mágico de Oz”.

Ufaaa... Acho que é isso. Aceito sugestões se alguém lembrar mais! Lógico, há também livros que citam livros, livros citados em músicas... Mas fica para uma próxima postagem!

4 comentários:

  1. Ualllllllllll! Que memória. Com certeza, Shakespeare e Jane Austen são campeões de citações em filmes, assim como Emily Bronte. Acho que vc esqueceu de citar o filme "Um amor para recordar", onde eles encenam Shakespeare.

    Adoreiiiii o post! ;)

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Dominique! Sabia que eu tinha esquecido alguma coisa...rsrs.

    ResponderExcluir
  3. só uma correção, no filme "três vezes amor", April tem uma coleção do livro 'Jane Eyre", da Charlotte Bronte, que é irmã da Emily.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, é verdade! Muito obrigada! Vou corrigir.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)