domingo, 30 de maio de 2010

Quero ler! #4

Para quem ainda não sabe, o meme: "Quero ler!" - promovido pelo blog "365 Livros por Ano"- trata de dicas livros que estão na minha estante no skoob e pretendo ler. A cada quinzena faço um post divulgando alguns destes livros, com a intenção socializar meu gosto literário e tornar conhecido livros que às vezes alguém ainda não sabia da existência e acaba se interessando. Não deixa de ser um modo de incentivar a leitura e também ficar sabendo das novidades literárias. A iniciativa é bem legal e devo dizer que o que não falta são livros que QUERO LER!

Desta vez vou falar de dois livros que entraram recentemente na minha estante do skoob:

"Estranha presença" de Sarah Waters

Sinopse: O Dr. Faraday é chamado ao lar da família Ayres, uma outrora imponente construção que sofre com a falta de recursos dos proprietários desde que a Segunda Guerra acabou. Os Ayres lutam para se adaptar à sociedade que se reestrutura, e procuram vencer suas limitações. Mas seriam eles assombrados por algo mais sinistro do que seus anseios, do que seu ultrapassado modo de vida? O médico não poderia imaginar o que o aguardava dentro das fachadas georgianas e como esse encontro mudará para sempre sua maneira de ver o mundo.

Além da sinopse desta obra, quero postar aqui também uma resenha de uma skoober da qual sou seguidora e que admiro muito devido a sua grande paixão pelos livros, e também pelo seu gosto e sua tamanha diversidade literária - ela possui uma estante admirável!
Adoro suas resenhas, e pedi licença para publicar aqui a deste livro. Leiam:

Suspense, mistério e medo numa prosa que soa antiga
"Posso entender porque Sarah Waters é considerada herdeira de um estilo antigo, à maneira de Dickens. Aqui, ela retoma o gasto tema da casa assombrada investindo em alusões, parágrafos densos, longos, detalhes, e um desenho histórico cativante da Inglaterra do pós-guerra. A história não deixa de evocar a questão das classes sociais, este tema tão inglês, e, também, tão de Dickens, na verdade.
Nós nos interrogamos se de fato a casa é assombrada; em caso afirmativo, o que está provocando - o que teria desencadeado todo o processo - deprimente, doloroso, gradual - de decadência de Hundred Hall e destruição (de uma forma ou de outra) de seus moradores.
Terminada a leitura - e me agarrei ao livro por três dias seguidos até concluí-lo - formei uma teoria, não muito diferente de uma das teorias apresentadas por um dos personagens no transcorrer da história. A diferença é que o "catalizador", ou o "instrumento" usado para provocar todo o horror que assistimos nunca é sugerido pela autora, mas é o instrumento que julgo o mais coerente com os eventos. Sarah Waters jamais o menciona; sutileza? Ou deduzi errado?
A tratar-se de sutileza, cumprimento a escritora. As linhas finais, nesse caso, seriam de uma ironia aterradora."
Por Claire Scorzi

"O incêndio de Tróia" de Marion Zimmer Bradley

Sinopse: Da mesma autora de "As Brumas de Avalon"
Em O Incêndio de Tróia, Marion Zimmer Bradley, autora de As Brumas de Avalon, recria a história da Guerra de Tróia - e a narra a partir do ponto de vista de Cassandra (que ela chama de Kassandra), bela e atormentada princesa de Tróia.
Na brilhante recriação que a autora faz da famosa lenda, a queda de Tróia acontece de uma forma nova e ousada, desde a provação de Páris, o rapto de Helena (neste livro, não a cruel adúltera da lenda, mas uma mulher afetuosa, dedicada a Páris e aos filhos) e a convocação dos exércitos gregos por Agamenon, o enfurecido cunhado de Helena, à tragédia final da destruição da cidade, condenada pelos deuses - e pelo orgulho voluntarioso de seus líderes.

8 comentários:

  1. A Claire é uma MAGA. Uma pessoa muito especial! Se ela recomendou... pode comprar de olho fechad!

    ResponderExcluir
  2. Marion é o máximo... leio qualquer coisa dela rs

    ResponderExcluir
  3. Nossa.. eu não conhecia nenhum dos dois livro e me interessei pelos dois, + pelo segundo.. ashsahu eu ainda não li nenhum livro da autora mas tenho muita vontade de lê-lo Oo
    Adorei poder conhecê-los e realmente esse é um meme bem legal!! Eu faço parte.. mas faz tempo que não posto sobre huduhas
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Da lista já li O Incêndio de Tróia. Um dos meus livros favoritos!!! Indico Dani! E olha só, essa capa do livro é um nova edição? Nossa, é linda demais... Tenho o angito =/

    Beijossss
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani, já estou seguindo seus blogs, e obrigada por visitar o meu, bj

    ResponderExcluir
  6. Nem preciso dizer que adorei, né? ESTRANHA PRESENÇA parece ser um livro de terror dos bons, apesar de me urinar de medo. kkkkkkkkkkk! Tb gostei do segundo. Adoro mitologia.

    Aff. E a lista só aumenta.

    Bjjs.

    ResponderExcluir
  7. O Estranha Presença eu vi na livraria e quis só pela capa, eu sei é estranho. O da Marion Zimmer Bradley parece bom, mas ainda tenho as Brumas para ler.

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! adorei esse post sabe pq???
    Pq eu amo esse livro "O Incêndio de Tróia"
    A forma como ela conta a história no ponto de vista de uma mulher é mto empolgante *-*
    Várias vezes fiquei fiquei lendo, triste, indignada, e de certa forma com nojo de algumas ações das persnagens.
    Recomendo esse livro, vc vai adorar!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)