Sabe, eu não sou apenas daquele tipo de leitora que se contenta com o que tem. Eu quero sempre, sempre mais, mesmo sabendo que não dou conta de tudo. Isso significa que mesmo com tantos lançamentos que não dou conta de comprar e muitos menos de ler, eu ainda quero mais. Há pouco mais de um ano que venho mandando e-mails para várias editoras pedindo pelo lançamento de alguns clássicos tão difícieis de encontrar por aqui, e finalmente, pelo menos uma delas resolveu atender um dos meus pedidos. É claro, eu sei que não foi decidido lançar o livro por que eu pedi, e sim, por que várias outras pessoas têm feito o mesmo. Entretanto, eu fiquei tão, mas tão, feliz com a notícia que até lágrimas brotaram em meus olhos. Juro!
Eu nunca li "North and South" de Elizabeth Gaskell - um clássico da literatura inglesa -, e sim, já vi diversas vezes a série baseada na obra lançada pela BBC, e desde então venho esperando pelo momento que finalmente me perderia nas páginas desta obra. A ansiedade é grande e espero não me decepcionar.
Enfim, a editora Landmark (podem reclamar o quanto quiserem, mas a verdade é que eu gosto desta editora e poderia enumerar vários motivos para isto!) ouviu os pedidos das fãs da série da BBC e decidiu publicar o livro que provavelmente será lançado em Fevereiro de 2011 com título "Entre o Norte e o Sul".
Confira abaixo o release do livro tirado do site da Editora Landmark:
"ENTRE O NORTE E O SUL – NORTH AND SOUTH é um romance de Elizabeth Gaskell, publicado em forma de livro pela primeira vez em 1855, sendo que já havia sido publicado inicialmente na revista literária “Household Words”, de propriedade de Charles Dickens, entre setembro de 1854 e janeiro de 1855 em 22 partes semanais. Conhecido inicialmente por “Margaret Hale”, teve alterado por pressão de seus editores para “North and South”, demonstrando melhor o tema geral do livro: o contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época fortemente marcada pela revolução industrial do século 19.
Quando a história foi publicada como um livro em 1855, esta incluiu um prefácio afirmando que por causa das restrições do formato da revista, a autora foi incapaz de desenvolver a história como desejava e, deste modo, “várias passagens curtas foram inseridas, e vários novos capítulos adicionados”.
O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade fictícia de Milton, cujo modelo era a cidade de Manchester, onde Elizabeth Gaskell morou em companhia de seu marido. Lá Gaskell trabalhou em ações filantrópicas junto aos pobres da cidade e conheceu de perto as misérias das áreas industriais.
Agora estou torcendo para lançarem "Little Dorrit" de Charles Dickens! =0)
Para a protagonista, o sul onde havia nascido simbolizava o idílio rural, o triunfo da harmonia social e do decoro, contrapondo-se com o norte e seu ambiente sujo, rude e violento. Na medida em que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formação de novas amizades e uma crescente atração por Mr. John Thornton, dono de uma fábrica têxtil. Ela terá que rever seus preconceitos, chegando à madura aceitação de si mesma e de seus sentimentos. A mudança no estilo de vida choca Margaret que simpatiza profundamente com a pobreza dos trabalhadores e entra em conflito com John Thornton, o proprietário da fábrica têxtil local e amigo de seu pai. Após um encontro com um grupo de grevistas, no qual Margaret tenta proteger Thornton da violência dos manifestantes, os dois se apaixonam, entretanto, Margaret recusa o pedido de casamento de Thornton, por não concordar com a situação pelas quais seus funcionários passavam; mais tarde, ele a vê em companhia do irmão dela, confundindo-o com outro pretendente, e isso acaba por gerar outros conflitos não resolvidos. Margaret passa a acreditar que tinha perdido o afeto de Thornton e começa a vê-lo com outros olhos, o que eventualmente os leva a um novo reencontro."
Agora estou torcendo para lançarem "Little Dorrit" de Charles Dickens! =0)
Olá Daniela, ótimo texto. Confesso que nunca ouvi falar dessa autora. Contudo, pela sua descrição da obra fiquei curioso. Certamente a autora deve ser uma daquelas mulheres inteligentes e observadoras como a Jane Auten. Fiquei com um gostinho de "quero ler", "preciso ler". Abraço.
ResponderExcluirNossa, Dani, não imagnina como estou feliz!!! Vi a série e me apaixonei, fui procurar o livro mais não tinha em português. Não vejo a hora do livro chegar, quero, muito, muito, muito...
ResponderExcluirAi! Que legal!!!!
Quero ler muito também Little Dorrit, a série é perfeita e fiquei com a maior vontade de conferir o tom tenebroso de Dickens. Tomara que traduza mesmo!!
Sua resenha ficou ótima!!
Eu estou super ansiosa por esse lançamento... ela bem que podia publicar todos os livros que serviram de base para todas as séries que amamos na BBC...
ResponderExcluirbeijos,
Dé...
Ei Dani,
ResponderExcluirQue ótima notícia, amei o post. A série é linda demais e tbm quero muito ler o livro.
bjoo
Ei Dani, eu vi essa série e simplesmente ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
ResponderExcluirEu baixei os episódios. ^^
A série me conquistou mesmo, a história é apaixonante.
beijos
Ainda não assisti e nem li, mas minha mãe eu sei que gosta :D
ResponderExcluirProblema que a Landmark não tem a melhor tradução do mundo.
Ai que lindo!!!
ResponderExcluirTenho a série baixada aqui no pc e nunca dá tempo de assistir =/
ResponderExcluirQue bom que o livro vai ser lançado aqui *-----* Entrou para a lista =D
Essa editora tem ótimos livros, e bastante de Jane Austen *-*
Bjus
Eu amei a série e vamos ter o lançamento do livro!!!Entrou para a lista, só espero que não demore tanto.
ResponderExcluirBeijos