quinta-feira, 28 de outubro de 2010

"Querido John" de Nicholas Sparks



A adolescência não costuma ser uma fase muito fácil tanto para os pais quanto para os próprios filhos. John  Tyree se sente frustado e se revolta com pai que não possui uma vida social, vive apenas aquela mesma vidinha tão rotineira - acorda todos os dias no mesmo horário, toma o mesmo cafá da manhã, quase não fala e quando alguém lhe faz uma pergunta sempre responde da mesma forma monossilábica, tem uma enorme dificuldade em demonstrar afeto e jamais expressa seus sentimentos. Parece que o pai apenas consegue conversar sobre um único assunto: as moedas que coleciona. Não suportando a relação com o pai, desconhecendo sua mãe, John torna-se um jovem rebelde: começa a beber e a fumar, larga os esportes, arruma brigas e as notas no colégio pioram cada vez mais. Perto de se formar, ele decidi não se inscrever na faculdade. Arranja um emprego qualquer e passa suas noites em um bar, várias mulheres apenas passam por sua vida. Até que ao completar 20 anos, decidi entrar para o exército. A partir daí, seu comportamento começa a mudar e a raiva que sente pelo pai se arrefece, mas a incompreensão pelo comportamente dele continua.
Quando volta para casa em sua primeira licença pelo exército, depois de um ano, John já é outra pessoa. E, então, conhece Savannah. Uma garota doce e de bom coração que não apenas está prestes a se tornar o grande e verdadeiro amor da vida de John, como  o ajudará a compreender o comportamento do pai, tornando-os mais próximos.

Se eu gostei do livro? Sim, como poderia não gostar?! Como poderia não me emocionar ao ler uma obra de Nicholas Sparks?!
Ao finalizar, fiquei com a história na minha cabeça por vários dias, tentando entender os sentimentos que o livro me despertou.
Eu, sinceramente, ainda não sei ao certo se gostei daquele final... Não sei se concordo com as decisões de Savannah e suas justificativas. E questiono seus sentimentos com relação a John, que ao contrário, possui um amor inabalável. 
Sei que estas observações são confusas para quem não leu o livro, mas não posso dar explicações sem spoilers, então... Só digo que esses personagens são reais: como pessoas de verdade, que tomam decisões erradas, que um trilham seus próprios caminhos através de suas escolhas e que sofrem suas consequências, pois assim é a vida...
Portanto, eu indico este livro, sim, e como um bom livro de Nicholas Sparks, preparem os lencinhos! Pois seja pela a relação de John e Savannah, ou a relação entre pai e filho, você irá se emocionar.
E finalizo dizendo que fico impressionada com a capacidade de Nicholas Sparks de criar finais tristes em todas as suas obras - pelo menos, todas as que eu conheço!

3 comentários:

  1. Oi Dani!
    Eu também fiquei assim como vc... me emocionei e fiquei com a história na cabeça!
    Nicholas Sparks tem esse poder de emocionar mesmo!
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Ei Dani,

    Ele adora mesmo nos fazer chorar não é, até hoje não li este livro mas está na lista rs

    bjooo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)