quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Desafio Literário 2011 - Prévia da lista de leitura...

Este ano de 2010, infelizmente, eu não participei do desafio literário. Em 2011, será diferente. E venho apresentar aqui no blog a prévia da minha lista de leitura para o desafio esperando que vocês me ajudem com muitas sugestões para os temas. A lista definitiva será enviada e postada aqui no blog no dia 15 de dezembro de 2010.


Janeiro - Literatura Infantojuvenil
No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011? No site da Revista Crescer há uma variedade de sugestões, considerando as faixas etárias de 1 a 10 anos.

Titular: "Buracos" de Louis Sachar
Reserva 01: "Peter Pan" de J. M. Barrie
Reserva 02: "Matilda" de Roald Dahl

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?

Titular: "Lendo Lolita em Teerã" de Azar Nafisi
Reserva 01: "As vidas de Chico Xavier" de Marcel Souto Maior
Reserva 02: "A vida secreta de Marilyn Monroe" de J. Randy Taraborrelli


Março - Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!

Titular: "O incêndio de Tróia" de Marion Zimmer Bradley
Reserva 01: "O imperador Vol. 01 - Os portões de Roma" de Conn Iggulden
Reserva 02: "Tristão e Isolda"


Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?

Titular: "Fahrenheit 451" de Ray Bradburry
Reserva 01: "Laranja Mecânica" de Anthony Burgess
Reserva 02: "Duna" de Frank Herbert

Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?

Titular: "O livreiro de Cabul" de Åsne Seierstad
Reserva 01: "A sague frio" de Truman Capote
Reserva 02: ??????*

*Preciso de sugestões!!!

Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.

Titular: "A morte do caixeiro viajante e outras 4 peças" de Arthur Miller
Reserva 01: "Hamlet" de William Shakespeare
Reserva 02: "MacBeth" de William Shakespeare

Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.

Titular: "Annabel e Sarah" de Jim Anotsu
Reserva 01: "Centúrias" de Bruna Longobucco
Reserva 02: "Pobre não tem sorte" de Leila Rego

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.

Titular: "Senhora" de José de Alencar
Reserva 01: "O cortiço" de Aluísio de Azevedo
Reserva 02: "Olhai os lirios do campo" de Érico Veríssimo

Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!

Titular: "O senhor das sombras" de Leandro Reis
Reserva 01: ??????
Reserva 02: ??????

*Este tema está bem difícil, alguém sabe me indicar um escritor de: ou São José de Campos, ou do Vale do Paraíba, ou do Estado de São Paulo?!

Outubro - Nobel de literatura
O Prêmio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?

Titular: "Desonra" de J. M. Coetzee
Reserva 01: "O velho e o mar" de Ernest Hemingway
Reserva 02: "Relato de um naufrago" de Gabriel Garcia Marquez

Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.

Titular: "O grande livro de histórias de fantasmas" - Vários
Reserva 01: "Histórias de fantasmas" de Charles Dickens
Reserva 02: "Histórias extraordinárias" de Edgar Allan Poe

Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele livro que “bombou” em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele livro que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer? (A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, os livros de dezembro de 2011 será surpresa para todos).
 
Lembrando que a lista não é a definitiva, imploro pelas dicas, recomendações e ajuda de vocês! 

11 comentários:

  1. Dani, os livros da Zélia Gattai, falam da vida dela e são legais...bjus

    ResponderExcluir
  2. Quero participar...mais ainda estou na dúvida.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Urupês de Monteiro Lobato é uma boa opção para literatura regional do Vale do Paraíba.

    ResponderExcluir
  4. aaah, lendo sua lista me deu vontade de mudar algumas das minhas escolhas, lol!

    ó, de livro-reportagem acho que vale 'corações sujos' do fernando morais, que trata da shindo renmei. vai virar filme, já estão gravando.

    ResponderExcluir
  5. Dani, eu tentei mas, não deu. Desafios Literários são ótimos para quem NÃO tem listas imensas de leituras. Aliás, eu queria muito te propor uma coisa, mas acho que você não aceitará. De qualquer forma, ficará o convite. Te enviarei um email em breve, ok?

    ResponderExcluir
  6. Ai, Nique!!! Manda o e-mail logo q estou curiosíssima para saber oq vc quer me propor. Bem, vc sabe q não aguento de curiosidadeeee! rsrs
    Bj.

    ResponderExcluir
  7. Que legal,seria bom participar mesmo que indiretamente desse desafio,tipo ler os gêneros descritos só que não resenhar até por que num tenho blog =P. Vou pensar!!
    o/

    ResponderExcluir
  8. Dani, acho que vou ter que comprar alguns livros para poder participar do desafio. O tema é diversidade e minha estante é bem parcial...rs

    O livro da Matilda passou pela minha cabeça. Não tenho, mas gostaria de comprar para pelo menos ficar de reserva. De biografia o nosso titular será o mesmo. Não tenho nenhum livro de gênero épico. Ficção científica eu tenho alguns, mas seria bom reler Fahrenheit..rs Laranja mecânica também é um ótimo livro. Os dois são leituras obrigatórias. Não tinha pensado em À sangue frio. Ele está há um bom tempo na estante. De peça só tenho um livro na estante e vai ser ele mesmo. "A morte do caixeiro viajante e outras 4 peças" de Arthur Miller parece ser interessante, vou procurar por ele para ser a reserva. De clássico da literatura brasileira tenho várias, esse é o único tema em que tenho opções para escolher...rs Ah e Olhai os lírios do campo é lindíssimo! É, de autores regionais também vou ter que comprar algo. Ganhador do Nobel vai ser Saramago. Humm de contos devo ter alguma coisa, mas eu não gosto muito. Apesar de que, Poe é uma excelente pedida. Lançamento do ano vai ser fácil.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai, Dri... Tb vou ter q comprar alguns... Escolhi ao máximo livros q já tenho na estante ou que possui na biblioteca municipal, mas mesmo assim não tenho jeito, vou ter q desembolsar uma graninha para alguns temas...rs. =0)

    ResponderExcluir
  10. Dri, acho q vou colocar "Olhai os lírios do campo" como titular então...rs.

    Clara, mto obrigada! Não sei como pude me esquecer de Monteiro Lobato. Vou incluí-lo na lista! =0)
    Obrigada a todos pelos comentários e sugestões!

    ResponderExcluir
  11. Oi!!

    Eu estou participando de forma capenga esse ano...entrei no meio do caminho e tal, mas quero fazer uma lista e seguir a risca ... só estou achando bem difícil fazer ela. Da sua o único que pensei em comum por enquanto foi o "Fahrenheit 451" de Ray Bradburry.

    Recomendações, caso queira dar uma olhada:

    Do Érico Veríssimo - Um certo capitão Rodrigo

    De contos - Kitchen, Banana Yoshimoto

    :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)