terça-feira, 12 de julho de 2011

"Dezesseis Luas" de Kami Garcia & Margaret Stohl

"Algumas paixões estão predestinadas... Outras são amaldiçoadas."


Ethan Wate mora em uma pequena cidade chamada Gaitlin, na Carolina do Sul, assim como toda uma geração da família Wate, desde o tataravô de seu tataravô.

"Havia dois tipos de gente na nossa cidade. (...) Os que estão condenados a ficar ou são burros demais para ir embora. Todos os outros acham um jeito de fugir."

Ele não queria ficar naquela cidade para sempre. Um lugar em que nada acontecia, onde todos se conheciam e nada jamais mudava. Ele mal sabia o quão estava errado, o quão pouco conhecia aquela cidade e aquelas pessoas que escondem muitos segredos; ele mal sabia o quanto tudo estava prestes a mudar.

Tudo começa com um sonho. Um sonho que se repete por várias noites desde o falecimento da mãe de Ethan, um sonho em que ele tentava, mas não conseguia salvar a garota que suplicava por sua ajuda. Suas mãos não a alcançava, ou não a segurava forte o suficiente, ele sempre a perdia. Ele não a via; não enxergava seu rosto.

As férias de verão acabam e chega o primeiro dia de aula. Há uma garota nova na cidade: é a sobrinha de Macon Ravenwood - o esquisito e recluso da cidade que mora em uma casa velha em ruínas na fazenda mais antiga de lá do qual ninguém tem a coragem de se aproximar, ninguém se atreve a cruzar os portões. E, antes mesmo que qualquer um pudesse impedir, Ethan já estava apaixonado pela garota tão diferente de todas as outras da sua escola, e cada vez mais ele deseja estar perto dela.
Contudo, sendo Lena Duchannes tão diferente, significa que não será aceita tão facilmente pelos cidadãos de Gaitlin. E quanto Ethan a defende e enfrenta a todos por ela, mais os moradores se rebelam contra a garota.

Como se não bastasse lutar contra uma cidade inteira e ainda por cima dentro de casa - nem o tio de Lena e nem a governanta supersticiosa que é como uma mãe para Ethan aprovam a relação dos dois -, Lena e Ethan ainda contam os dias, pois algo de terrível pode acontecer no aniversário de dezesseis anos de Lena... Para evitar que isto aconteça, mistérios têm de ser desvendados e segredos revelados.

Eu vi algumas críticas nada positivas sobre este livro por aí, assim como vi muitos elogios. Eu sou do grupo que apreciou o livro, mesmo não sendo o top das minhas leituras deste ano.
Acho que posso começar elogiando a capa, certo? Eu adorei! Parece que representa bem o clima da história.
A trama caminha, em alguns momentos, um tanto devagar, mas a achei muito interessante; gostei de ir desvendando os segredos de Gaitlin. Com seu suspense e mistério fiquei presa à leitura. E, tem o romance super FOFO!
Por fim, eu gostei dos personagens, tantos os protagonistas quanto os secundários. Ethan, como li numa resenha por aí, "é tudo o que uma mãe quer num filho". Mas tenho uma pequena crítica: a história parece tão focada no casal Ethan e Lena e tem tantos outros personagens legais que poderiam ter um pouco mais de destaque.
Contudo, este é um livro que eu recomendo, sim. E, com certeza, vou ler a continuação, já que se trata de outra série!

Literatura Estrangeira
Coleção Beautiful Creatures - Vol. 01
Título original: Beautiful Creatures (Caster Chronicles, #1)
Editora: Galera Record
Publicado em: 2011 / 1ª Edição
Formato: Brochura
Número de páginas: 485

Categoria: Ficção/ Romance Sobrenatural / YA
Idioma: Português
Saiba mais: SKOOB - GOODREADS
Nota: 4/5

Para não quem resisti, na Saraiva o livro está custando apenas R$ 19,90! Aproveitem!

(Deixe seu comentário e depois clique na imagem para concorrer a prêmios! Saiba mais sobre as regras AQUI)

6 comentários:

  1. Olá!

    A temática não me favorece, confesso, mas gostei muito de sua resenha. Crítica, sucinta, bem fundamentada!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. uaua parece bem legal ^^ adorei sua resenha sem nenhum spoilers e mesmo assim nos da um gostinho de quero mais ^^

    ResponderExcluir
  3. Ei Dani,

    Eu também estou no grupo de quem gostou, não é meu top favorito tbm, mas achei bem diferente. Primeiro pq adoro bruxos, depois por ser narrado pelo menino e o Ethan é um fofo.

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Realmente a maioria gostou deste livro, parece que é muito bom. Eu ainda não o li, mas por sua resenha, parece que você gostou.Muito boa sua reseha.Bju

    ResponderExcluir
  5. que bom q gostou Dani!
    li tantas reviews negativas =x

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)