domingo, 15 de maio de 2011

"O Rei do Ferro" de Julie Kagawa


"(...) - Gosto de conhecer meus inimigos antes de começar o combate. Descobrir seus pontos fortes e fraquezas.
- Não estamos em combate...
- Nem todo combate é travado com espadas. - Ash voltou para a cama, pegando a espada e examinando a lâmina. - As emoções podem ser armas letais, (...) você faria qualquer coisa para encontrar seu irmão. Correria perigo, negociaria com o inimigo, abriria mão de sua liberdade, faria qualquer coisa para salvá-lo. E provavelmente faria a mesma coisa por seus amigos, ou por qualquer pessoa de quem gostasse. A lealdade é seu ponto fraco, e seus inimigos certamente o usarão contra você. Essa é sua fraqueza, princesa. O aspecto mais perigoso de sua vida.
- E daí? (...) - Tudo que está me dizendo é que eu não trairia meus amigos e minha família. Se isso é fraqueza, quero ser fraca."
(p.224/225)

Meghan Chase está prestes a completar dezesseis anos e tudo o que mais deseja é tirar sua carteira de aprendiz de motorista. Desde o desaparecimento do pai há dez anos, Meg e a mãe - que casou-se novamente e teve um filho - moram em uma cidadezinha na Lousiana. E até então a vida de Meg é simples e normal. Ela é apaixonada pelo bonito e popular capitão do time de futebol do colégio que nem repara em sua existência e tem um melhor amigo chamado Robbie. Entretanto, quanto mais o seu aniversário se aproxima, mais coisas estranhas começam a acontecer tanto na escola quanto em sua própria casa.
Quando, finalmente chega o esperado dia, tudo vira de cabeça para baixo. Após um dia estranho, Meg chega a sua casa e vê sua mãe caída no chão da cozinha e sua irmão com um comportamento muito estranho. Apesar de estar bem e de dizer ter sido um pequeno "acidente", a mãe de Meg é levada ao hospital pelo marido e Meg fica com o irmão Ethan, que sempre fora tão amável e de repente apresenta um comportamento muito agressivo.
Robbie, então, aparece com sua garrafa de champagne e pronto para comemorar o aniversário de sua amiga, mas quando descobre o que está ocorrendo, parece muito preocupado  e decidi contar a verdade a Meg... A verdade, entretanto, é quase inacreditável.
Robbie conta sobre a Terra da Fadas, onde o verdadeiro irmãozinho - que fora raptado e substituído por um Changeling, que é a prole de um encantado que é colocado no lugar de uma criança humana - se encontra, um lugar cheio de seres encantados, como elfos, fadas, gnomos, duendes, ogros, sereias... Conta sobre sua verdadeira identidade: ele é Robbie Goodfellow, também muito conhecido por Puck, e trabalha para o Rei Oberon e Rainha Titania da Corte Seelie. O pequeno Ethan só poderia estar na Corte Unseelie, liderada pela cruel Rainha Mab, Senhora da Corte de Inverno, Rainha do Ar e da Escuridão.
E aí que a aventura começa! Meg está determinada a encontrar o irmãozinho e trazê-lo de volta para casa.

Eu comecei a ler sem grandes expectativas, e pela leitura das primeiras páginas achei que o livro seria "mais do mesmo". Eu nem tinha ideia do que realmente encontraria no livro, já que foram pouquíssimas as resenhas sobre ele que encontrei pelos blogs literários. Não esperava por algo tão mágico.
Os encantados deste livro me encantaram. Deixaram-me sem fôlego e apaixonada. Sem fôlego com tanta aventura, e apaixonada por cada personagem, especialmente o Príncipe da Corte de Inverno, Ash.

"Os dedos dele apertaram os meus e me puxaram para frente. Assustada e desequilibrada, levantei a cabeça para encará-lo, e foi quando ele me beijou." (p.282)

Apesar de Meg cometer umas burradas de vez em quando, e de me deixar muito apreensiva toda vez que fazia algum acordo ou promessa a um ser encantado (na Terra das Fadas promessas não são quebradas!), eu gostei dela por ser determinada e leal.
Puck também é um personagem incrível; divertido, matreiro, e sempre o protetor de Meg.
O livro é um conto de fada: uma menina que tinha um vida medíocre, descobre ser princesa em um mundo encantado, conhece um príncipe de uma Corte inimiga e eles se apaixonam... Acho que é por isto que este livro se tornou meu favorito. Eu não resisto a um conto de fada.
Entretanto, a história não se resume a isto. Acontece tanta, tanta coisa que mesmo que eu quisesse contar resumidamente, eu  não daria conta. Até a metade do livro eu não fazia a menor ideia do porquê do título do livro, e são tantas as reviravoltas na história que fica impossível de prever qualquer coisa.
Não vejo a hora de ter "A Filha de Ferro" em minhas mãos para devorar, como fiz com este! Sinto uma saudade enorme de cada personagem e me aventurei tanto na trama que se eu não tivesse uma pilha imensa de livros para ler, eu iria relê-lo.
Super recomendo!

Se você é fã de Shakespeare, deve ter reparado em um detalhe: alguns personagens são os mesmos de "Sonho de uma noite de verão". Oberon, Titania, Puck... Eu li esta história, mas faz tanto tempo, que não me recordo muito bem. Fiquei com vontade de reler qualquer dia desses.

Este livro faz parte de um trilogia chamada "Os encantados de ferro" (The Iron Fey):

01. O Rei do Ferro (The Iron King);
02. A Filha do Ferro (The Iron Daughter) - lançamento previsto para Julho de 2011;
03. The Iron Queen - sem tradução e previsão de lançamento no Brasil.

Literatura Estrangeira
Editora: Underworld
Publicado em: 2011 / 1ª Edição
Formato: Brochura
Número de páginas: 349
Categoria: Ficção/ Infantojuvenil
Idioma: Português
Nota: 5/5 ♥

6 comentários:

  1. Nossa eu li uma resenha uma vez e me encantei, estou louca para ler, essa resenha me deixou com muito mais vontade, preciso comprar logo! OO

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha.
    Nunca tinha lido nenhuma sobre esse livro, só tinha visto pra vender mesmo.
    Mas minha grana anda meio curta, rs.
    Só essa capa já me ganhou...
    quero MUITOO
    haha
    amei o blog, to seguindo.
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Sim, Lari, a capa é mesmo linda! *_* Eu adorei! Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Ei Dani,

    Vc deu 5? O.O
    Eu já estava louca para comprar só pela capa, depois vi uma resenha outro dia e fiquei doida para ler, ta na longa lista de compras rs.

    bjo

    ResponderExcluir
  5. ei Dani, estava mesmo procurando resenha desse livro.
    O nome dele achei horrível, kk., mas pela sua resenha a história é muito boa. Adorei o estilo e esse também vai para minha lista de desejados. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro. Li sua resenha no skoob e fiquei curiosa pra ler o livro. E a partir da do seu perfil do skoob busquei seu blog.
    Espero leer O rei do ferro, em breve!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)