quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Em chamas" de Suzanne Collins


Esta resenha contém SPOILERS para quem não o primeiro livro da trilogia!  Se desejar, leia a resenha do primeiro livro "Jogos Vorazes" AQUI!


Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. 
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.


Quando terminei de ler o primeiro livro da trilogia chamado "Jogos Vorazes" (The Hunger Games) tive aquela sensação desesperadora de ansiedade pelo próximo livro, e agora que finalmente pude ler a sequência "Em chamas" (Catching Fire) esta mesma sensação me assoma. Preciso desesperadamente do próximo e último livro "Mockingjay". Além, é claro, da terrível depressão pós-livro que sempre surge quando finalizo a leitura de uma obra que gosto demais!
Estes sentimentos vem à tona porque há vários elementos na obra que eu adoro: a narrativa de Suzanne Collins é envolvente - é fácil adentrar a história e esquecer completamente do mundo -, dá o tom certo de dramaticidade a trama e faz dos conflitos psicólogicos de Katniss muito verossímeis. Eu adoro o enrendo que traz uma bagagem crítica  à sociedade e adoro como podemos fazer um reflexão disto, afinal quem disse que não se pode mudar as regras do jogo? Quem disse que temos que simplesmente aceitar? Quem disse que não há outros caminhos e que não há esperança? Eu ainda não finalizei a trilogia, mas tenho esperanças por Panem. Em um gesto simples e corajoso, Katniss transforma Panem, dá esperança a população cansada, maltrada, ferida - de todas formas - dos distritos e cria, inconscientemente, uma rebelião. Sendo o seu tordo usado nos Jogos o símbolo desta revolução.
O desfecho do enrendo é eletrizante. Seu final é chocante e totalmente inesperado! E, como eu já disse, me deixou doente pela continuação!

"Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você". Peeta (p. 258)

Por fim, há o romance. O triângulo amoroso que divide os leitores em "Team Peeta" e "Team Gale". Sou "Team Peeta" assumida! E devo dizer que ele, neste livro, está ainda mais e mais apaixonante. Eu realmente espero não me decepcionar no fim desta trilogia. E, se há algo que me irritou um pouco durante a leitura é a indecisão de Katniss. Também acreditei que conheceria melhor Gale, e não foi o que aconteceu.
Devo avisá-los que este segundo livro possui um ritmo diferente do primeiro. A obra que é dividida em três partes: "A fagulha", "O massacre" e "O inimigo", só terá ação após a terceira parte. Até lá, o ritmo é tanto morno quando comparado ao "Jogos Vorazes". Mas ainda assim, devorei o livro, não consegui largá-lo um minuto sequer - com exceção para cumprir certas obrigações da vida, tipo trabalhar, affff... - pois é simplesmente viciante! Esta trilogia faz parte dos meus favoritos e eu super recomendo!

" - Ninguém realmente precisa de mim - diz ele, e não há nenhuma autocomiseração na voz dele. (...) Percebo que apenas uma pessoa ficará irreversivelmente devastada pela morte de Peeta. Eu.
- Eu preciso - digo. - Eu preciso de você. (...) Então, antes que ele possa falar, paro os lábios dele com um beijo." (p. 373)

Literatura Estrangeira
Editora: Rocco
Publicado em: 2011 / 1ª Edição
Formato: Brochura
Número de páginas: 416
Categoria: Jovem Adulto / Ficção
Idioma: Português
Nota: 5/5

3 comentários:

  1. Bom, eu não li por causa dos spoilers, pq pretendo ler o primeiro, ainda, hehe...

    Essa série tem cara de ser mt boa!

    Bjos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ei Dani,

    Como assim vc já leu? aiai tom roendo as unhas por este livro, louca para saber o que vai acontecer e eu tbm adorooo o Peeta rs.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS DO CEU, VOU MORRER SE N LER ESSE LIVRO LOGO.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)