sábado, 23 de outubro de 2010

Cine & TV: "Brilho de uma paixão"

O filme "Brilho de uma paixão" ("Bright Star") conta a história de amor entre o poeta John Keats e Fanny Brawne:

"Em 1818, o irmão do jovem poeta John Keats adoece e a vizinha Fanny Browne oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça com o pretexto de ensiná-la poesia. Os dois pertecem a mundos totalmente distintos, mas isso não impede que se apaixonem. E no momento em que a mãe de Fanny e o melhor amiigo de John descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los. O casal mergulha num romance obsessivo, no qual a paixão é tão forte quanto as turbulências."
(sinopse da capa do filme)




Terminei de assistir a este filme com muitas lágrimas nos olhos e muita, muita vontade de ler as poesias de John Keats. Um amor tão intenso e tão cheios de obstáculos só poderia inspirar maravilhosos poemas.
Com uma fotografia linda, trilha sonora minimalista porém expressiva, e um drama tão fácil de ser vivido pelo telespectador, eu me arrisco a dizer que meu primeiro contato com a cineasta Jane Campion (de "O pianista") foi uma experiência belíssima. Os personagens transmitem a paixão e dor de tal forma que foi difícil para mim me desprender da história. Porém estes sentimentos intensos dos protagonistas vão crescendo com o tempo e as dificuldades.
Mesmo com todos estes elogios, não posso deixar de dizer que fiquei com certas dúvidas sobre pequenos detalhes da história. Por isso, pretendo em breve - e assim que possível - assisti-lo de novo, talvez eu estivesse tão envolvida na paixão obsessiva e melodramática dos protagonistas que tenha deixado estes detalhes esvaecidos ou talvez o roteiro realmente possua pequenas falhas.
Provavelmente, para quem não está acostumado com um filme de ritmo mais lento, ache este um tanto monótono - especialmente ao inicío -, entretanto para quem gosta de romances de época e muita poesia, não pode deixar de assistir.
Há diversas críticas nada positivas sobre o filme, inclusive sobre o fato de esta cinebiografia não ser tão fiel a verdadeira história de John Keats - que confesso desconhecer -, omitindo alguns detalhes.
Mas acho vale a pena assistir a este filme, mesmo que só para conhecer as belas poesias de John Keats.

Para finalizar deixarei um trecho de uma de suas poesias, chamada "A bela dama sem piedade":



6 comentários:

  1. Daniela, eu adorei esse filme. Quando vi o Trailer de Brigh Star no fórum Chá cultural eu simplismente baixei o filme em inglês mesmo e o ví. Eu acredito que esse filme tinha que ter ganhado o oscar de melhor fotografia ( masss) tudo bem. Eu adorei sua crítica. E isso acontece mesmo né? Depois que vemos o filme ficamos com uma vontage imensa de ler todos os poemas dele não só dele mas o dela também.

    ResponderExcluir
  2. Adorei Dani.
    O Trailer, a sinopse e a fotografia dessa imagem que vc postou são lindos!!! Vou querer assistir com certeza!

    Beijão
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Lágrimas são pouco para descrever esse filme. Rios de lágrimas fica bem melhor. É lindo demais!!! Encantador, sublime, extraordinário, e simplesmente apaixonante.
    Já perdi as contas de quantas vezes o vi. Acho que umas 15.
    Tudo é lindo. A história, a fotografia, os poemas, até o irritante do amigo dele faria falta se não estivesse no filme, pq nunca vi um amigo para ser tão pedra no sapato como aquele cara. Arghhhh!!
    Adorei sua postagem. Babei!!
    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  4. Sim, é lindooo demais! Tb ameiii!!! =0)

    ResponderExcluir
  5. Vi o trailer esses dias e quero assisti. Adoro filme de época e quero conferir a história. Realmente, parece ser um filme bem feito e bonito

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti esse filme, mas morro de vontade de ver! Adoro romances...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)