sábado, 17 de julho de 2010

"A arte perdida de guardar segredos" de Eva Rice


Sinopse: Ambientado na Inglaterra pós-II Guerra, o livro é um delicioso relato sobre as mudanças sociais experimentadas pela classe média. Penelope Wallace é uma garota de 18 anos, que não agüenta mais a mãe e o irmão, e cujo sonho é arranjar um namorado e freqüentar a efervescente cena cultural de Londres.

"O notável talento de Rice para criar personagens singulares nessa história memorável realça sua presença como uma nova e estimulante voz na ficção literária." Publishers Weekly

"Encantadoramente improvável... repleto do charme dos anos 1950 e com sua própria mágica secreta." Marie Claire

Em 1954 - nove anos após o fim da 2ª Guerra Mundial - o livro nos apresenta a história de Penolope Wallace que possui 18 anos, cresceu em uma sociedade em guerra e perdeu seu pai para ela. Mas, mais do que contar a história dessa jovem, o livro nos mostra como plano de fundo as cicatrizes que a guerra deixou em um país, uma família, uma casa.
Talitha, mãe de Penelope, é uma jovem e belíssima viúva que se vê na responsabilidade de manter a mansão Milton Magna - propriedade onde vivem e que pertenceu por muitas gerações à família Wallace. Porém não há mais recursos financeiros suficientes para manter Magna que por conta da guerra e do tempo foi se deteriorando.
Penelope se preocupa também com a situação que a casa e sua mãe passam, mas como típica jovem de 18 anos há outras preocupações em sua cabeça - principalmente depois de ter conhecido a excêntrica e espirituosa Charlotte Delancy - como festas e Johnnie Ray. Ao conhecer Charlotte, a vida social de Penelope muda, principalmente ao concordar em fingir ser namorada de Harry - primo de Charlotte - que tem como profissão ser mágico, e que morre de amores por Marina, uma americana rica e bela que está prestes a se casar.
Detestei Harry até  a metade do livro e desejei muito que Penelope não se apaixonasse por ele. Mas depois mudei de opinião... Afinal, ninguém é perfeito, certo? Harry tem seus momentos "fofos".
Charlotte e Tia Clare Delancy são, de longe, minhas personagens favoritas. E, não há como negar que o cenário dos anos 50 dá um brilho mais do que especial para a história. Porém, apesar dos ótimos diáologos, o livro não me empolgou em diversos momentos, assim como em diversos outros me empolgou até por demais. O segredo de Talitha e Tia Clare, quando foram revelados não me pareceu nada demais, acho que esperava por algo mais chocante e surpreendente; assim como esperava por um final diferente, talvez por algo mais clichê... E, mais emocionante.
O livro é bom, mas não superou minhas expectativas.

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro...
    Adoro esses romances ambientado em Londres.
    Pela sua resenha deve ser aqueles livros que a gente lê, mas não marca!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani
    Coloquei esse livro na minha lista de "quero ler" desde que li uma resenha em um blog por aí...só que ainda não comprei...

    ResponderExcluir
  3. Leia, sim, Lia! Muita gente gostou... Espero q vc goste tb. Eu não achei de todo ruim, só esperava por mais...rs. Bj.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)