"Jane Eyre" de Charlotte Brontë
Sinopse: Conta como Jane, órfã de pai e mãe vive infeliz em casa da tia que a detesta. Após um confronto com esta, Jane é enviada para uma escola e após seis anos como aluna e mais dois como professora, decide procurar uma nova posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester, por quem se apaixona.
Eu sou apaixonada pelas obras das irmãs Brontë e não poderia deixar de citar ao menos uma neste desafio! E não posso deixar de dizer que foi uma verdadeira crueldade fazer esta escolha!
Confesso que possuo uma empatia muito grande pela persongem criada por Charlotte - Jane Eyre. Sua história de vida sofrida me comove e sua moral intacta - mesmo diante de escolhas que põe em risco sua felicidade - me admira! E, sim, eu gosto do Sr. Rochester com toda a sua acidez e decepção pelas circunstâncias de sua vida.
Para quem gosta de romances sombrios e sofridos com cenário gótico, eis a dica.
Esta é a minha resenha que fiz no SKOOB:
"A história de Jane Eyre, criada por Charlotte Brontë, é uma história de muito sofrimento. Jane é feia, pobre e não tem família, ao menos não uma que a ame. Órfã, Jane é deixada pela tia que deveria criá-la em um internato frio e sombrio, onde cresce sem afeição. Lá ela percebe que, como não tem ninguém no mundo, seu único caminho é dedicar aos estudos para tornar-se, um dia, preceptora.
Jane cresce e consegue o emprego na casa do Sr. Rochester, um homem solitário, de uma acidez de humor única e que deficilmente se encontra em casa, pois está sempre viajando pelo mundo - uma forma de fugir de um passado que o assombra.
Rochester gosta de Jane por sua sinceridade, pureza - até então Jane não conhece nada do amor e do ciúme - e simplicidade, e o romance que sutilmente desenrola entre eles é um dos mais bonito que já li.
Um romance que ultrapassa as futilidades mundanas, um amor de alma e não de aparências e riquezas. Os dois se completam e simpatizam de forma tão genuína que torna este livro o meu favorito entre todos os das irmãs Brontë."
Há também diversas adaptações para o cinema e TV desta magnífica história, porém só assiti a versão de 2006 da série da BBC. Eu amei! Muitooo!
Confiram o trailer:
Esse eu sempre tive vontade de ler, achei linda a sua resenha do Skoob.
ResponderExcluirNada haver com o post, mas faz 2 dias que finalmente descobri o que é Meme afinal rsss
Bjus
Olha, eu vi só o primeiro episódio dessa série da BBC e não gostei, não. Prefiro a adaptação de Jane Eyre para o cinema de 1944. Recomendo.
ResponderExcluirPaula Aryana
Humm, morro de vontade de assistir a versão de 1944, mas será q eu encontro?!rs.
ResponderExcluirBj.
Dani, parece que a Versátil lançou, ou está para lançar em dvd esse clássico com Orson Wells, ator/diretor ícone da história do cinema.
ResponderExcluirPaula A.
Ebaaa! Obrigada pela dica! =0)
ResponderExcluirNossa Daniela adorei sua resenha, eu tenho procurando esse livro em português vc achou?
ResponderExcluirai eu já ví as duas versões de Jane Eyre e também adoro.
Sim, eu tenho o livro em português, mas é realmente mto difícil de encontrar. A boa notícia é q a editora Landmark vai lançar o livro - acho q em Outubro! Vale a pena esperar e comprar...
ResponderExcluir