terça-feira, 1 de junho de 2010

10 livros em 10 dias! #7

7° dia - Livro que eu mais recomendo!

"Jane Eyre" de Charlotte Brontë


Sinopse: Conta como Jane, órfã de pai e mãe vive infeliz em casa da tia que a detesta. Após um confronto com esta, Jane é enviada para uma escola e após seis anos como aluna e mais dois como professora, decide procurar uma nova posição. Encontra-a em Thornfield Hall, como preceptora da jovem Adèle, a pupila de Edward Rochester, por quem se apaixona.

Eu sou apaixonada pelas obras das irmãs Brontë e não poderia deixar de citar ao menos uma neste desafio! E não posso deixar de dizer que foi uma verdadeira crueldade fazer esta escolha!
Confesso que possuo uma empatia muito grande pela persongem criada por Charlotte - Jane Eyre. Sua história de vida sofrida me comove e sua moral intacta - mesmo diante de escolhas que põe em risco sua felicidade - me admira! E, sim, eu gosto do Sr. Rochester com toda a sua acidez e decepção pelas circunstâncias de sua vida.
Para quem gosta de romances sombrios e sofridos com cenário gótico, eis a dica.
 
Esta é a minha resenha que fiz no SKOOB:
 "A história de Jane Eyre, criada por Charlotte Brontë, é uma história de muito sofrimento. Jane é feia, pobre e não tem família, ao menos não uma que a ame. Órfã, Jane é deixada pela tia que deveria criá-la em um internato frio e sombrio, onde cresce sem afeição. Lá ela percebe que, como não tem ninguém no mundo, seu único caminho é dedicar aos estudos para tornar-se, um dia, preceptora.
Jane cresce e consegue o emprego na casa do Sr. Rochester, um homem solitário, de uma acidez de humor única e que deficilmente se encontra em casa, pois está sempre viajando pelo mundo - uma forma de fugir de um passado que o assombra.
Rochester gosta de Jane por sua sinceridade, pureza - até então Jane não conhece nada do amor e do ciúme - e simplicidade, e o romance que sutilmente desenrola entre eles é um dos mais bonito que já li.
Um romance que ultrapassa as futilidades mundanas, um amor de alma e não de aparências e riquezas. Os dois se completam e simpatizam de forma tão genuína que torna este livro o meu favorito entre todos os das irmãs Brontë."

Há também diversas adaptações para o cinema e TV desta magnífica história, porém só assiti a versão de 2006 da série da BBC. Eu amei! Muitooo!

Confiram o trailer:


7 comentários:

  1. Esse eu sempre tive vontade de ler, achei linda a sua resenha do Skoob.

    Nada haver com o post, mas faz 2 dias que finalmente descobri o que é Meme afinal rsss

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu vi só o primeiro episódio dessa série da BBC e não gostei, não. Prefiro a adaptação de Jane Eyre para o cinema de 1944. Recomendo.
    Paula Aryana

    ResponderExcluir
  3. Humm, morro de vontade de assistir a versão de 1944, mas será q eu encontro?!rs.
    Bj.

    ResponderExcluir
  4. Dani, parece que a Versátil lançou, ou está para lançar em dvd esse clássico com Orson Wells, ator/diretor ícone da história do cinema.
    Paula A.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Daniela adorei sua resenha, eu tenho procurando esse livro em português vc achou?
    ai eu já ví as duas versões de Jane Eyre e também adoro.

    ResponderExcluir
  6. Sim, eu tenho o livro em português, mas é realmente mto difícil de encontrar. A boa notícia é q a editora Landmark vai lançar o livro - acho q em Outubro! Vale a pena esperar e comprar...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)