domingo, 24 de julho de 2011

"My name is memory" de Ann Brashares

"Sometimes love lasts more than one lifetime"


"I have fallen in love, and she is the one who endures. I killed her once and died for her many times and I still have nothing to show for it. I always search for her; I always remember her. I carry the hope that someday she will remember me".
(Eu me apaixonei, e ela é a única que resiste. Eu a matei uma vez e morri por ela muitas vezes e eu ainda não tenho nada para mostrar. Eu sempre procuro por ela, eu sempre me lembro dela. Eu carrego a esperança de que algum dia ela se lembrará de mim).


Sinopse: Desde o ano de 541 na África do Norte quando se encontraram pela primeira vez, Daniel passou séculos e séculos apaixonado pela mesma garota. Vida após vida, atravessando continentes e dinastias, ele e Sophia (apesar das mudanças de nome e forma) têm suas vidas cruzadas. E ele sempre se lembra de tudo. Daniel tem uma memória extraordinária, ele tem a capacidade de recordar todas as suas vidas passadas e reconhecer a alma daquele que lhe é previamente conhecido. É um dom e uma maldição.
Por todas as vezes que ele e Sophia se reencontram, eles também são dolorosamente, fatalmente, separados pelo destino. Um amor sempre muito curto.
Entrelaçado através do relacionamento entre Daniel e Sophia,  a narração intercala entre os dias de hoje e os vislumbres da extensa história dos dois pelo tempo. Desde 541 até 1918 na Inglaterra, e 1972 na Virginia (EUA), as duas almas compartilham um longo e torturante caminho de busca um pelo outro, outra e outra vez. Mas quando a jovem Sophia (na vida atual, chamada Lucy), finalmente começa a despertar para o segredo de seu passado, buscando compreender a verdadeira força  de toda sua atração pelo garoto estranho que parece carregar tanta tristeza no olhar, a misteriosa força que sempre os separam reaparece. Por fim, deverão desvendar o que está impedindo o amor, se esperam passar uma vida inteira finalmente juntos.
Uma mágica, comovente história de amor, "My name is memory" demonstra o poder e a resistência de uma união predestinada.

"It's hard enough to maintain your identity through a single life in a single body. Imagine dozens of lifes and dozens of bodies in dozens of places among dozens of families, futher complicated by dozens of deaths in between".

Antes de qualquer coisa, quero esclarecer que:
- A sinopse acima foi retirada do SKOOB, traduzida e um pouco modificada por mim.
- Eu já comentei sobre o livro aqui no blog enquanto o lia na postagem "Li até a página 100 e...", e provavelmente vou repetir o que escrevi para reforçar minha opinião.

Dito isto, vamos à resenha!

Eu me apaixonei pelo livro. Esta foi a primeira vez que li uma obra de Ann Brashares e fiquei encantada. A autora narra de forma intensa e fascinante; cria personagens apaixonantes. E, me fez viajar no tempo junto com eles. Estas "viagens no tempo" são narradas em primeira pessoa pelo personagem, Daniel, como se ele estivesse realmente dividindo essas suas recordações com os leitores. Já o tempo presente a autora narra intercalando os pontos vistas entre os dois protagonistas.
Achei a história original, sem excesso de clichês, surpreendente e em alguns pontos um tanto agoniante pelo destino trágico de desencontros entre Sophia e Daniel. Se o livro estivesse em português, eu o teria devorado, mas como o li em inglês - e, confesso, não achei o nível muito fácil - então demorei um pouco para finalizá-lo.
O tema reencarnação é abordado neste livro de forma mais profunda e, não superficial como nos livros que tenho lido e que não contavam as histórias de seus protagonistas em suas vidas passadas. Além disso, a autora se preocupa em explicar detalhes, perguntas como: "Se eles têm corpos diferentes, como Daniel a reconhece?", "Eles voltam sempre com a mesma idade?", "Eles se reencontram em todas as vidas?", e etc. Todas estas questões, entre outras, as autora vai explicando já que todas elas são relevantes à história. Contudo, independente de religião, devemos lembrar que esta é uma linda e emocionante história de amor e assim como lemos "Crepúsculo" sem acreditar que vampiros existem, podemos muito bem ler um livro sobre vidas passadas sem necessariamente acreditar em reencarnação (o que confesso não ser o meu caso!), apenas o considerando como mais um livro sobrenatural. Principalmente, por que vale a pena lê-lo!
Há diversos trechos do livro que reli inúmeras vezes por ser tão romântico! É de dar inveja como Sophia é amada de forma tão intensa. Independente da forma física em que se encontram, ou idade e circunstância, são suas almas afins e o amor maior que tudo! Ai, ai... *suspiros*. Com certeza, entrou para lista de livros favoritos!
E, o final, bem... me deixou desesperada por mais. Mas, é claro, o livro tem continuação, pois se trata de uma série! Então, só me resta esperar.

"You have been with me from the very first life. You are my first memory every time, the single thread in all of my lives. It's you who makes me a person."
(Você está comigo desde minha primeira vida. Você é a minha primeira lembrança todas as vezes, o único segmento em todas as minhas vidas. É você que me torna uma pessoa).

Literatura Estrangeira
Editora: Penguin Group
Publicado em: 2010
Formato: Harcover
Número de páginas: 336
Categoria: Ficção
Idioma: Inglês
Nota: 5/5

Quero indicar também a resenha Marina Moura do blog "Minha vida por um livro" e da Niii do blog "Faz parte..." sobre este livro! São ótimas resenhas! =0)

(Deixe seu comentário e depois clique na imagem para concorrer a prêmios! Saiba mais sobre as regras AQUI)

8 comentários:

  1. A Ann Brashares é uma Diva!
    é um romance tãoooooo LINDO! assim como vc eu tbém reli algumas partes inúmeras vezes! *_* a história é super bem contada mesmo e não deixa ninguém sem pergunta! estou dois por maisssssssssss! haha

    ps: Jura que achou o inglês dificil? =x achei basiquinho

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Ni, a parte das viagens no tempo com Daniel me pegaram de jeito no meu péssimo inglês.. Mas, a consequência disto foi só ter demorado um pouco mais para terminar de ler. E, o lado bom é q aprendi um monte de palavras novas! rsrsrs.
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser interessante esse livro!!
    fiquei curiosa agora!!
    Mas, infelizmente meu inglês não é assim tão bom para ler um livro em inglês... rsrs
    Então, sabe se vai ser lançado aqui no Brasil ou se tem algum ebook traduzido a net?

    Beijos

    Ann .:. anngominho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. pena que ainda estou nas aulas de ingles ^^ mas gostei da resenha e fiquei com vontade de ler

    ResponderExcluir
  5. Ei Dani,

    Amei a resenha e o enredo do livro, já tinha visto a resenha dele tbm em algum outro blog.

    Tomara que lancem aqui aiai

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  6. Oiii.
    Só consegui comentar desta forma, mas já te sigo: Kah
    Infelizmente meu inglês é péssimo e terei que aguardar um pouco mais para ler o livro.
    Bjoks.

    http://baby-buch.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ai Dani ... eu quero, não conhecia o livro ou a autora, mas adoro o tema e pela sua resenha quero muito ler, só fiquei preocupada com o que você disse sobre o nível do inglês, será que consigo acompanhar??
    tomara que alguma editora aqui compre ele

    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Ann, não sei se o livro será publicado por aqui.
    =0/
    Se eu descobrir algum e-book dele, aviso você, ok?!

    Cláudia,
    Como eu disse para a Nii, meu inglês é péssimo! rs. Ela achou o livro bem fácil... Acredito q vc consiga acompanhar, sim! Até eu consegui terminá-lo! rsrs Só não indico o livro para quem está começando a ler em inglês...

    Bjo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)