sábado, 8 de janeiro de 2011

"O castelo animado" de Diana Wynne Jones


“Na terra de Ingary, onde coisas como botas-de-sete-léguas e mantos de invisibilidade existem, é um verdadeiro infortúnio ser a mais velha das três irmãs. Todos sabem que é você que sofrer o primeiro, e o maior, fracasso se as três saírem em busca de sorte.” (pág. 11)

Sophie Hatter é uma jovem de 18 anos que por ser a mais velha das três irmãs, pouco espera de seu futuro. Elas são filhas de um dono de uma chapelaria na cidade de Market Chiping. Sophie e Lettie são filhas do primeiro casamento do pai que logo após o falecimento da esposa, casou-se novamente com a bela e jovem funcionária da loja chamada Fanny e com ela teve uma filha, Martha.
Fanny sempre fora bondosa com as meninas, nunca favorecendo Martha por ser sua filha legítima e tentando ser justa, mas como estava sempre ocupada cuidando da chapelaria era Sophie quem cuidava das irmãs mais novas.
As três eram belas, mas Lettie era ainda a mais bela delas embora fosse Martha – que por ser a caçula – que estava designada ao melhor destino.
Quando o Sr. Hatter vem a falecer, deixa uma dívida imensa e as garotas têm que abandonar o colégio e serem separadas, cada uma sendo enviada por Fanny como aprendiz, dominando assim uma profissão: Lettie, sendo a segunda filha não tinha chances de grandes conquistas e fora mandada ao Café Cesari’s, na Praça do Mercado – apenas duas ruas de sua casa -, onde provavelmente encontraria um jovem aprendiz para casar; Martha fora enviada para ser aprendiz da famosa feiticeira Annabel Fairfax, onde faria amigos nobres e poderosos, garantindo assim um excelente casamento e posição na sociedade, como realmente deveria ser o destino da caçula das irmãs; e Sophie, sendo a mais velha, pouquíssimo podia esperar para si mesma, e se conformou com o destino de continuar na chapelaria que um dia herdaria.
Até que um dia, sozinha na chapelaria e sentindo-se cada vez mais infeliz, recebe a visita da aterradora Bruxa das Terras Desoladas que por motivos que Sophie desconhece a transforma em uma velhinha. Com receio de que Fanny e as irmãs não a reconheçam, ela foge rumo a lugar nenhum e, após andar por todo o dia – porém sem avançar muito, já que seu corpo pouco aguenta o esforço -, Sophie, cansada, resolve bater na porta do Castelo Animado onde vive o Mago Howl conhecido por ser um terrível feiticeiro devorador dos corações das moças. Como já não era mais moça, Sophie pouco tinha a temer e assim encontra abrigo no castelo onde transformará a vida de seus habitantes – o ajudante de Howl, o jovem Michael e o demônio de fogo, Calcifer com quem faz um acordo de descobrir uma maneira de quebrar o pacto que o prende eternamente a Howl e ele a ajudará a desfazer o feitiço – e viverá grandes aventuras.

“(...) – Mas me conte mais, por favor, sobre o Mago.
Mais sobre Howl? Sophie pensava desesperadamente. Tenho que sujar seu nome! Sua mente era de uma inutilidade tão grande que por um segundo lhe pareceu de fato que Howl não tivesse defeitos. Que estúpida!
- Bem, ele é volúvel, imprudente, egoísta e histérico. – disse ela – Metade do tempo eu acho ele não se importa com que acontece com ninguém, contanto que ele esteja bem... mas então descubro como foi generoso com alguém. E penso que só é generoso quando lhe convém... e aí, percebo que ele cobra menos dos pobres. Eu não sei, Vossa Majestade. Ele é uma confusão.” (pág. 185)

Adorei o livro. É mágico e encantador.
Nada durante a história é o que parece ser. Você vai lendo e se surpreendendo com os personagens e desvendando seus mistérios.
Dizem que há males que vêm para o bem, certo? Sophie que ao início da história aceita seu fado e se sente infeliz, por meio desta maldição encontra a oportunidade buscar o que tanto desejava: seu próprio destino; uma vida de aventuras que jamais acreditou que poderia viver. E, acaba se tornando muito mais ela mesma, sem medo de falar o que pensa e fazer o que tem vontade, como se não tivesse mais nada a perder. Torna-se assim a “Sra. Bisbilhoteira”, uma ranzinza possuidora de uma habilidade especial que até então desconhecia.
Howl é o meu personagem favorito. Ele possui uma lista gigante de defeitos, mas possui uma qualidade que supera tudo: ele tem um bom coração. As briguinhas e implicâncias entre ele e Sophie me divertiram muito.

Esta é mais que uma daquelas histórias infantis sobre bruxas e feiticeiros, é uma história recheada de significados em suas entrelinhas. E eu gosto de histórias assim, tão mágicas e absurdamente irreais, mas completamente possíveis e lógicas em suas interpretações que quando os trazemos para nossa realidade, esses sentidos se encaixam completamente em nossas vidas.


Sobre a autora:
Diana Wynne Jones nasceu em Londres no dia 16 de agosto de 1934, filha de Marjorie e Richard Aneurin Jones, ambos professores. Quando foi anunciada a Segunda Guerra Mundial, às vésperas de seu quinto aniversário, Diana foi levada à casa dos avós no País de Gales e dali em diante se mudou várias vezes, incluindo períodos em Coniston Water, York, voltando a Londres e se fixando em Essex. Cursou Inglês em Oxford, onde teve aulas com C. S. Lewis (autor de Crônicas de Nárnia) e J. R. R. Tolkien (autor de O Senhor dos Anéis), formando-se em 1956.
Parte de sua série de livros Os Mundos de Crestomanci e da série de O Castelo Animado foram publicados em português no Brasil, porém grande parte de sua obra (que soma mais de quarenta livros) ainda não tem versões em português. 

Sobre a série:
A trilogia do castelo é composta pelos livros:
 
 
"O castelo animado" Skoob
"O castelo no ar" Skoob
"A casa dos muitos caminhos" Skoob

Sobre a animação:
Título original: (Hauru No Ugoku Shiro)
Lançamento: 2004 (Japão, EUA)
Direção:Hayao Miyazaki
Atores:Chieko Baiko, Takuya Kimura, Akihiro Miwa, Tatsuya Gashuin.
Duração: 119 min
Gênero: Animação


Eu assisti, pelo menos até a metade, esta animação baseada na obra de Diana Wynne Jones. Confesso que não gostei. No começo as modificações da história do livro na animação foram toleráveis, depois não suportei mais e desisti. Teria gostado, se fosse ao menos um pouco mais fiel ao livro. Talvez eu tente de novo em uma outra ocasião. Entretanto, são muitas as críticas positivas com relação a esta animação - Miyazaki é considerado um gênio, um Walt Disney Japonês e eu confesso que não conheço seu trabalho -, portanto, leia, assista e tire suas próprias conclusões.


Este livro faz parte do Desafio Literário 2011. Clique AQUI para conhecer minha lista de leitura e clique na imagem para acessar o site oficial do Desafio.

16 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Parece ser uma graça...

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Dani,

    Nossa amei a dica, este eu ainda não conhecia e vc sabe que eu adoro este estilo rs.
    Vai para a lista.

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Ahh dani!
    Amei tua resenha. Tenho muita vontade de ler esse livro, vou pedir o da minha amiga! Ele é caro né?
    hauaha
    Um bjo

    ResponderExcluir
  4. Hum, ja tinha visto esse livro, acho que foi uma indicação do seu blog mesmo. Enfim, quero muito ler e ainda não comprei, mas vou comprar logo, pois adorei a resenha e a fantasia que a história apresenta. Eu adoro esse gênero!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei seu histórico de leituras e gostei bastante do eu lia. Adoro histórias fantásticas, mas ultimamente, tenho lido tão pouco sobre elas... Quem sabe um dia eu esbarre nesse livro e o compre? Ótimo post.

    Bjjs.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo a resenha *-*
    Finalmente alguém leu, além de mim XD Não conheço outra que já leu, acredita? =O
    Meu livro favorito ever!
    Sério que não gostou da animação? =/ eu adoro tudo do hayao *-* já tentou assistir Viagem de Chihiro?
    O livro Castelo animado tem bem mais informações que o filme, e é super diferente. Mas eu gostei dos dois igual =D
    Howl é perfect de qualquer jeito XD mas confesso que gostei bastante dele no livro, por ele ser um esnobe kkkk
    Já leu a continuação? É uma história diferente mas dizem que aparecem Howl e Sophie *-* Estou louca para ler!
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  7. Essa semana li em algum blog sobre essa escritora, ai lembrei de uma atualização sua no skoob desse livro.

    Os três livros da série já entraram na lista.

    Beijos,
    Dri Ornellas

    ResponderExcluir
  8. Eu vi esse livro em algum lugar, não me lembro onde... (eu esqueço as coisas)
    Adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro.
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha. MUITO!

    Eu assisti a animação do Miyazaki e amei! Aliás, eu tendo a gostar de tudo o que ele faz, então não sou um parâmetro muito confiável rs!

    Mas esse livro certamente entrará para minhas próximas leituras...Ao que parece, há todos os ingredientes de uma boa estória =]

    :**,
    Léka

    ResponderExcluir
  10. Eu ADORO livros assim, fiquei com muita vontade de lê-lo quando você disse que ele é "mágico e encantador". Quero um livro tipo Alice (not at all huahuahua) para não ter que ficar relendo toda hora. HUAHUAHU

    Beijos!
    Maria Clara.
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. ei Dani.

    ótima dica, adorei essa capa, muito legal, kk.

    Amo livros infantis e esse vou ler com certeza. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha.
    O Castelo Animado é um dos meus livros preferidos. O filme também é um dos meus preferidos, uma pena que você não gostou muito. Eu assisti bem antes de ter lido o livro, então essa coisa de fidelidade não me incomodou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Vô admitir q nunca ouvi falar desse livro, masssss fiquei bem curiosa p/ lê-lo!!
    Valew pela dica!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Também é novidade para mim. Valeu por compartilhar essa leitura no DL, assim todos nós tomamos conhecimentos de obras pouco conhecidas tal qual essa parece ser.

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!! Eu nao conhecia, mas acho que meus filhos vao adorar!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente adorei esse livro! É claro que a animação não é tão fiel ao livro, mas como já foi dito, o filme é só 'inspirado' nele, então devemos considerar o direito do autor de mudar um pouco da história! O filme com certeza é muito mais romântico que o livro, e vale a pena ficar por dentro dessa história que apesar de simples e 'infantil', é apaixonante.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)