quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cine & TV: "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1"


Não há o que eu possa dizer aqui que já não foi dito antes por alguém. O que não falta são comentários sobre o filme que é um sucesso de bilheterias no mundo todo. Um dos lançamentos mais esperados do ano!
E, quem sou eu afinal para falar de Harry Potter? Eu, que por tanto tempo julguei a obra sem conhecê-la, e pior, ridicularizava os fãs. Eu, que relutei por tantos anos e somente em novembro do ano retrasado (2008) é que dei uma chance a série e li os livros. Sim, eu me arrependo e sinto inveja de quem vive desta magia por anos e anos. Eu queria ter acompanhado os lançamentos de cada filme e livro; ter lido e relido cada obra, enquanto esperasse ansiosamente pelo próximo. Mas não vivi nada disto, ou melhor, vivi o que restou: os últimos filmes da série.
Contudo, valeu a lição: preconceito literário, nunca mais!

Eu ainda não tive a oportunidade de reler os livros, então ao assistir "Harry Potter e as relíquias da morte - Parte 1" sábado passado, pude revivificar os sentimentos que passaram por mim durante a leitura há dois anos atrás. E foi uma delícia reviver cada emoção: sentimentos densos; momentos sombrios; apreensão pelo bruxo fugitivo e seus fiéis amigos, mesmo sabendo como tudo terminará; e muitos risos e lágrimas.

Pode até ser que eu não seja uma verdadeira Pottermaníaca que cresceu com os personagens, e talvez uma verdadeira fã tenha assistido a esta adaptação cinematrográfica e tenha encontrado diversas falhas, ou talvez não; talvez tenha se sentido como eu: completamente absorvida pela mágica, pela fuga, pelo prazer que é VIVER Harry Potter. Eu realmente esperava que esta última produção (tanto a Parte 1 quanto a Parte 2) superasse minhas expectativas e neste ponto o filme não conteve falhas. Senti falta de algumas cenas e certos detalhes da história, mesmo sabendo que filme algum é 100% fiel a obra que foi baseada em todos os seus mínimos detalhes, ainda assim parece impossível não sair do cinema pensando que poderia acrescentado ou excluído esta ou outra cena ao filme.

Longe de Hogwarts e tendo toda a atenção da história focada no trio - Harry, Rony e Herminone - tudo parece mais tenso e conflitante: Onde encontrar as Horcruxes? Como destruí-las? São estas as principais questões que eles têm que solucionar, enquanto se escondem de todos, pois parece que não podem confiar em ninguém. Além de lidar as frustações de estar longe de casa e da família, serem altamente procurados pelos comensais da morte, e sem saber que rumo tomar.
Para mim, o Rony foi o destaque do filme, sempre divertido - e com a ótima atuação de Rupert Grint -, ele me fez dar boas risadas em um clima tão denso e sombrio que a história carrega. Há também lindas paisagens e muita comoção, e eu saí daquela sala lotada do cinema e cheguei a minha casa com aquela vontade louca de reler todos os livros e com aquela sensação de tristeza por saber que já está chegando ao final. E eu quero mais! E, Harry Potter, é uma dessas histórias que jamais deveriam ter um fim...


 Com certeza, este é um filme que completo tem tudo para ser ÉPICO!

O que estão dizendo por aí...
ATENÇÃO!!! Estes comentários podem conter spoilers!

Retirado do site FILMOW.
Incluí comentários positivos e negativos para ter todas as perspectivas.

"As Relíquias da Morte Parte 1 é cheio de emoções do início ao fim. Em vários momentos meus olhos ficaram cheios de lágrimas e de muitos no cinema também soluçavam e enxugavam as lágrimas.
Esse filme possui momentos assustadores e decididamente não é para criança. A morte da professora Caridade Burbage (dependurada no teto, toda machucada e rogando pela piedade de Snape), o estrunchamento de Rony e a transformação de Batilda Bagshot em Nagini são partes bem fortes e dão medo até no adulto mais corajoso. Isso fora a tortura de Hermione, feita por Belatriz Lestrange. Nessa cena, a bruxa das trevas escreve palavras ofensivas no braço de Granger. A fidelidade ao livro com certeza foi um dos pontos fortes. Se tornando assim pra mim o melhor filme que já vi!" (Maryran Kal-El)

"Uma relíquia mesmo, um dos melhores da série" (Agricio Matheus)

"Muito fraco, espero realmente que tenham deixado o melhor para o final...o pior de todos até agora". (João Colombo)

"O filme só serve como ilustração pra quem leu o livro referido. Então, já começa sendo uma mancada, porque desde de o principio da saga no cinema, nunca um filme precisou de tantas muletas. O filme todo parece ser feito de cenas que se fecham em si mesmas e não há uma trama principal. A tentativa de agradar os fãs fez um filme com muitas pontas soltas e ações repentinas, em detrimento de momentos contemplativos. Õlhando como um não fã, falta de ritmo. A mea culpa disso é resumida em um dialogo do proprio filme: "A gente tem que procurar essas horcruxes, mas ninguem aqui sabe o que fazer na realidade. Tecnicamente um filme muito bom, mas muito dependente..." (Yuri Jones)

"Adoro Harry Potter. =)
Adoro os livros, a historia, a magia. Adoro que cresci com eles, adoro como os personagens cresceram, como o filme amadureceu, deixando de lado um pouco o simples colorido infantil e entrando cada vez mais num mundo mais sombrio e fascinante.
OK é um blockbuster, mas os efeitos ou melhor a magia não se sobrepoe à historia, não substitui os atores e suas grandes atuações. OK não é 100% fiel aos livros, mas tbm nem poderia ser... e pra mim os dois, loge ed se anularem.. se completam.
E esse ultimo, não poderia ter sido mais maravilhoso... a cena da hermione se apagando da memoria dos pais, aquelas cenas dos acampamentos, com toda aquela agonia e tensao de estar sozinho, de não saber o que fazer, de não ter direito pra onde ir... amabas nos levando a prestar atenção de verdade naqueles tres que estavam ali atuando.
Enfim.. cada segundo das duas horas e meia de filme foram perfeitos e valeram a pena, e estao nos levando com maestria à um final a altura desse fenômeno chamado Harry Potter!" (S.)


DESAFIO MÁGICO: SETE MESES PARA "DEATHLY HALLOWS" PARTE 2, SETE LIVROS DO HARRY POTTER!


O blog "Nem um pouco épico" lançou o desafio: ler toda a série Harry Potter até o lançamento da segunda parte do último filme. Eu sei que estou participando de muitos desafios e que há milhares exagero! de livros que eu ainda não li na estante à minha espera, porém eu realmente acredito que vale a pena arranjar um tempinho. Não vou prometer nada, mas vou ao menos tentar! Afinal, esta é uma oportunidade para eu ter aquele momento de fã! E convido a todos a participarem também. Tanto os que já leram quanto - e principalmente - os que ainda não leram a série!





3 comentários:

  1. Ei Dani,

    Eu li na ordem, desde o primeiro livro e ficava 1 ano esperando o próximo, ai relia todos que ja tinha para aguentar e já perdi as contas de quantas vezes li a série toda rsrs

    Os filmes este último eu amei, mas é um filme para quem leu o livro. Quem não leu fica meio perdido mesmo e bem feito ne, leiam kkkkkkkk

    Legal este desafio, eu queria reler todos mais uma vez para colocar no blog pq não tem nenhum. Mas não sei se consigo tempo com a lista gigante esperando aiai.

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Já li todos os livros!!! Adoro!!!!
    Infelizmente ainda não pude assisir ao filme! Mas com certeza irei me redimir assim que tiver oportunidade!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pois é Dani, não aguentei esperar mais e também fui assistir ao filme depois daquele post que fiz. Eu simplesmente amei, achei bem parecido com o livro e posso dizer que me diverti muito com as trapalhadas de Roni, mas chorei muito também e me emocionei com o final da primeira parte. Agora é só esperar pela continuação, mas enquanto isso eu posso rever o filme, quantas vezes quiser. E não se lamente por ter conhecido Harry Potter só depois, eu também entrei em contato com os livros bem depois que saíram e os primeiros filmes nem assisti quando estrearam, só depois vi em DVD, mas posso dizer que chegaram no momento certo e me encantaram de uma tal forma que considero esta uma saga completa. E o melhor, a gente sempre pode revistar os livros e os filmes e extrair deles muitos momentos e ensinamentos bons. Aproveite. Adorei seu post. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)