sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Entrevista com a escritora Tammy Luciano!

Fiquei muito feliz quando a autora Tammy Luciano, concordou em fazer uma entrevista para o blog, ela é a autora de vários livros entre eles: "Sou toda errada".

"É uma honra estar aqui conversando com vocês. Estou muito feliz! Os blogs são os grandes responsáveis pela divulgação do meu terceiro livro. Então desde já, meu enorme obrigado!"



MDT - Com quantos anos você descobriu o seu talento para escrever?
TL- Na infância, fui uma criança muito amada e minha mãe tinha a preocupação de além de me dar bonecas, comprar livros. Tive uma coleção com histórias que me encantou. Lembro como me surpreendi com o Pequeno Polegar. Achei a história o máximo! Ele era tão pequenino, a história tão emocionante. Agradeço até hoje minha mãe ter tido essa preocupação. Essa semana,estava em uma livraria e vi a seguinte cena de uma menina pedindo para entrar em uma livraria e o pai sem nenhuma paciência dizendo: Depois, depois a gente vai. Talvez essa menina seja distante do livro no futuro porque o pai não incentivou. Quando meu filho nascer terá uma prateleira com alguns livrinhos lindos de presente para ele.

MDT- Quais são os seus planos para os próximos livros ?
TL- Na verdade Sou Toda Errada é meu terceiro livro publicado. Escrevi Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e tenho alguns livros inéditos que pretendo lançar. Eu redirecionei minha carreira, para assumir de uma vez que gosto de escrever mesmo para o público jovem. Costumo dizer que adoro escrever para as garotas na fase da faculdade, em busca de um grande amor, cheia de planos e buscando realização profissional. Então acho que virão muitas protagonistas desse universo. Ano que vem se for possível quero lançcar também As Mazinhas. Esse texto foi primeiro peça de teatro, os alunos gostaram tanto da história, pediram para virar livro e eu acabei apostando na ideia.

MDT- Como surgiu a ideia de escrever o livro "Sou toda errada"?
TL- Um amigo meu comentou sobre uma ex-namorada maluca e eu fiquei com a declaração dele na cabeça por dias. Sempre quis escrever um livro sobre uma vilã protagonista. Vale contar que eu não esperava todo esse retorno. Claro, a gente deseja muito que o livro passe a ser lido pelo maior número de pessoas, mas Sou Toda Errada superou minhas expectativas. Eu queria muito falar para as garotasa: Meninas, eu estou aqui. Tem uma escritora querendo escrever histórias para vocês! Parece que as leitoras escutaram meu chamado. Imagina como me sinto feliz? Sou Toda Errada será sempre muito comemorado dentro de mim porque eu queria escrever a história da Mila e hoje essa história não é só minha. Apesar de ser um livro denso, pesado, muitas meninas me escrevem comentando que riram com o livro. Outras sentiram muita raiva da Mila. Já recebi mensagem de leitoras dizendo que se identificaram com a personagem. Me sinto feliz com as reações da mesma história.

MDT- Você se inspira em alguma pessoa para escrever seus livros ?
TL- Acho que tem muito de mim na minha literatura, mesmo que não tenha nada. Porque quando escrevo sobre alguém muito diferente de mim, como foi o caso da Mila, eu coloco detalhes do meu olhar, observações minhas sobre o mundo, daquela patricinha chata que achava que o mundo era dela. Como fiz teatro, acho que quando escrevi a Mila, interpretava uma personagem na hora de escrever. Meio doido dizer isso, mas me sentia a Mila na frente do computador. Hoje sinto como se tivesse interpretando uma vilã de novela das oito. Recebo mensagens de pessoas me dando parabéns pela verdade da personagem. Confesso que enquanto escrevia, alguns dias me sentia cansada. A Mila é de doer e eu sofria com suas atitudes. Um momento curioso foi quando a Mila tomou uma atitude drástica com seu ex-namorado e eu fui contra. Quase brigamos! (rs) A personagem manda no escritor. Eu tentei mas não consegui fazer da Mila uma moça mais boazinha.

MDT- Você está escrevendo algo no momento? Algum lançamento?
TL- Eu tô sempre escrevendo. Desde 14 anos escrevo todos os dias, de maneira intensa. Durante uma época escrevia muitas crônicas e poemas, até que os livros invadiram minha vida. Ano que vem, lanço mais um livro para meu público jovem. Eu espero que as pessoas gostem tanto quanto Sou Toda Errada. A protagonista é querida, mas passa momentos difíceis e tem a vida revirada sem saber o que está acontecendo. Existe um mistério sobre sua vida e uma bonita história de amor. Tenho recebido tanto carinho das leitores e espero retribuir com esse livro. Tem sido gratificante saber que valeu cada dia escrevendo. Também quero aproveitar os próximos meses para revisar alguns livros que estão guardados na gaveta. E talvez saia As Mazinhas para o público adolescente. Esse livro era uma peça de teatro que a pedido dos alunos-atores, que amaram a história, resolvi transformar em livro.

MDT- Que dica você daria para pessoas que querem se tornar escritores?
TL- Use o livro como uma maneira de melhorar o mundo. Temos um forte poder nas mãos e as letras devem ser usadas para fazer pensar. Sou Toda Errada, por exemplo, foi a maneira que eu escolhi para falar da futilidade na voz da própria futilidade. Eu queria ressaltar as meninas mimadas, egoístas, infelizes que querem o mundo todo aos seus pés sem nenhum merecimento. E para quem quiser lançar um livro, acredite na história do seu livro, escreva se dedicando ao texto e acredite. Já vi muito escritor não conseguir publicar livro ou não conseguir ver seu livro na livraria por simples descrença, achando ser difícil. Ser escritor é alma, esteja preparado para os dias de solidão, para os desafios. E quando sua carreira acontecer, pode ter certeza será ainda mais especial do que imaginou.

Obrigada pelo carinho comigo, com meus livros! Adorei estar aqui conversando sobre livros, escrita e os leitores amados! Bjinhos. Tammy

Espero que vocês tenham gostado da entrevista, e obrigada Tammy Luciano!!!

Para saber mais sobre a Tammy acesse:

3 comentários:

  1. Oi Dani! Adorei sua entrevista!
    VocÊ ganhou um selo sabia?
    olhaki:
    http://uma-leitora.blogspot.com/2010/12/ganhei-um-selo.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista.
    Fico muito feliz de ver tantos blogs apoiando a literatura nacional. A Tammy é uma escritora fantástica e merece todo esse reconhecimento pelo seu trabalho.

    Beijinhos...
    *Pri*
    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. A Tammy é uma fofa, além de escrever bem pra caramba! Quero ler logo o próximo livro dela! Adorei a entrevista! beijoooos =*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)