terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Menina de vinte" de Sophie Kinsella


Lara Lington tem 27 anos, foi abandonada pelo namorado Josh – e não se conforma com a separação –, a sua sócia e também considerada melhor amiga, Natalie, saiu de férias e passeando em Goa conheceu um cara e decidiu que ficaria por lá por tempo indeterminado, deixando Lara sozinha para tomar conta da empresa e tendo de aprender sozinha a função de uma “caça-talentos”. Além destes problemas, Lara se vê obrigada pelos pais a comparecer no funeral de uma tia-avó que ninguém conhecia muito bem. Estar em companhia da família é desconfortável para ela já que eles sempre entram no assunto “proibido” do ex e estão sempre perguntando como está o ramo de “caça-talentos”, obrigando Lara a mentir não somente sobre o andamento da empresa, escondendo de todos que sua sócia e melhor amiga a abandonou e que agora ela não sabe o que faz, como também a mentir sobre seus verdadeiros sentimentos por Josh e a esperança que nutre de que ainda voltarão a ficar juntos.
No funeral, o seu tio Bill – um milionário que possui uma rede de cafés pelo país e famoso por sua biografia “Duas moedinhas” em que conta sobre quando ele tinha apenas 20 centavos e comprou um café tão ruim que teve a inspiração de montar seu próprio negócio no ramo -, está presente com toda a sua arrogância e Lara ainda tem aturar a irmã que adora humilhá-la. Como se tudo isto não bastasse, ela começa a ouvir uma voz que repete “onde está meu colar?”. Ela se pergunta se ficou louca de vez até perceber que a voz e o espírito de uma bela moça vestida no estilo dos anos 20, se trata da sua tia-avó Sadie, aquela mesma velhinha de dentro do caixão que morreu aos 105 anos.
Obrigada por Sadie – que promete não deixar Lara em paz se ela não a ajudar -, Lara interrompe o funeral inventando uma história maluca de que tem certeza que sua tia-avó fora assassinada, e se encontra em confusões cada vez maiores em busca do colar com o pingente de libélula.

Este foi um dos poucos livros que não resisti e comprei na Bienal do Livro de São Paulo, paguei caro – pois o que eu não vi por lá foram livros com bons preços -, mas não quis esperar para tê-lo em mãos. Eu sou particularmente suspeita ao dar minha opinião sobre qualquer livro de Sophie Kinsella, já que ela é minha escritora favorita no gênero chick-lit e confesso que estava sentindo falta de uma leitura leve e divertida à La Kinsella
O livro não me decepcionou. Assim como os outros publicados, a protagonista se encontra em diversas confusões e momentos constrangedores. Mas quem rouba a cena na história não é a personagem principal – Lara -, e sim, o fantasma da sua tia-avó Sadie que apesar de extremamente mimada e muitas vezes egoísta e até orgulhosa, possui uma personalidade marcante e principalmente uma história bonita e triste de amor, cheia de desencontros.
Claro que há romance para a Lara também, e obviamente não onde ela pensa que irá encontrar, e eu fiquei muito feliz por isto, pois confesso que desde as primeiras páginas já detestei o tal ex, Josh. Mas como ele não é a última bolacha do pacote, claro que um novo amor podia surgir na vida de Lara.
Enfim, nada melhor do um livro de Sophie Kinsella para desestressar. Leitura recomendada!

E, a propósito, a capa é muitooo fofa, não acham?! Eu adoro!

KINSELLA, Sophie. Menina de vinte; tradução: Mariana Lopes Peixoto - Rio de Janeiro: Record, 2010. Tradução de : Twenties Girl - 495 p.

8 comentários:

  1. Oi menina.
    Eu estou louca por esse livro, mas realmente ele é mega caro. Livros da Sophie são assim mesmo, mas compensam...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas gostei da trama. Vai pra lista! :)

    ResponderExcluir
  3. Ei Dani,

    Eu também sou fã da autora, comprei o meu Menina de Vinte super baratinho na promo do site da record mas ainda não chegou, estou doida para ler.

    Mas os que eu mais gosto são os da Becky rsrs, apesar que ainda falta o 4 e o 5 para eu ler :P

    Gostei muito de Lembra de Mim mas aquele famoso O segredo de Emma Corrigan que tudo mundo ama eu não gostei tanto acredita? achei que ficou muito sem final rs

    beijooo

    ResponderExcluir
  4. Curti o blog, já estou seguindo e te convido a visitar o meu

    http://jennywestwick.blogspot.com

    Beso beso

    Jenny - Moon Light

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler esse livro *-----*
    Não li nenhum da autora porque os livros estão caros XD mas uma hora eu compro! =P

    Tem selinho para você no meu blog ;D
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. A trama parece ser ótima, nunca li nada da Sophie mas estou louquinha pra curtir essa história.
    Adorei sua resenha.

    Até...

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu adorei o livro, apesar de ter demorado muito para lê-lo.

    Sadie é meio chata, mas acabei gostando e sentindo falta dela no final. Sei lá, esperava um final do tipo, ela se torna realmente a pentelha anjo do guarda da Lara. Rsrsrs! Mas tudo bem.

    Bjjjs.

    ResponderExcluir
  8. Acho que é mesmo esse o principal foco dos livros da Sophie_ entreter! Adoro ler para relaxar e os livros dela traz exatamente isso!
    Adorei sua resenha Dani! Ainda não li o livro, mas fiquei curiosa pra ler ;)

    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)