sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Alice no país das maravilhas, Lewis Carroll

"Gatinho de Cheshire" começou um pouco tímida, pois não sabia se ele gostaria do nome, mas ele abriu ainda mais o sorriso. "Vamos, parece ter gostado até agora", pensou Alice, e continuou. "Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?"
"Isso depende bastante de onde você quer chegar" disse o Gato.
"O lugar não me importa muito...", disse Alice.
"Então não importa que caminho você vai tomar", disse o Gato."...desde que eu chegue a algum lugar", acrescentou Alice em forma de explicação.
"Oh, você vai certamente chegar a algum lugar" disse o Gato, "se caminhar bastante".

(Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, pág. 84, L&PM)


A menina Alice que está no jardim com sua irmã mais velha e sua gatinha, sentindo-se entediada enquanto a irmã lê para ela um chato livro em voz alta, quando vê um coelho branco de colete parar para olhar as horas em seu relógio e sair apressado. Curiosa, Alice o segue até a toca, quando entra, cai em um poço profundo que a leva até um país maravilhoso onde encontra: um gato sorridente - que aparece e desaparece quando tem vontade; um chapeleiro louco e a lebre maluca; a rainha de copas que adora mandar degolar seus súditos; uma lagarta com seu narguilé; e diversos animais falantes.

A história - acredito - a maioria conhece, principalmente através do clássico da Disney de 1951.
Só pelo trecho do livro acima - que inicio este post - já para notar que este vai além de um simples livro infantil. Por retratar críticas e diversas mensagens em suas entrelinhas que podem ser interpretadas de diversas maneiras tornou-se um livro cheio de filosofias e que traz até referências a lógica e a matemática; a rainha de copas que seria uma crítica a monarquia de sua época (trata-se da rainha Vitória); a perda da identidade; e até as mudanças físicas e psicológicas da pré-adolescência.
Este é, sem dúvida, um livro para reler diversas vezes e se perder cada vez mais e mais no mundo maravilhoso de Alice.
Devo dizer que gostei bastante de mergulhar na leitura e me encontrar em um universo que só uma criança é capaz de viver, e me impressiona acreditar que um mundo tão mágico foi realmente criado por um adulto. Foram meus momentos nostalgicos ao relembrar da facilidade que tinha para eu me perder em um mundo de fantasias, e como tudo me parecia tão real naquela época - como acontece com a Alice durante a história. Sinto saudades de meus devaneios infantis, e talvez eu releia Alice outras diversas vezes, não para filosofar, mas para encontrar a criança sonhadora dentro de mim que, muitas vezes, encontra-se adormecida.

Lewis Carroll é o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodson (1822 - 1898) que escreveu também uma continuação da primeira história que se chama "Alice no país do espelho" (1872); além de escrever, Lewis era matemático e fotógrafo. Gostava de fotograr somente meninas, e há muita polêmica sobre a vida de Lewis Carroll do qual não pretendo mencionar aqui.
A história surgiu quando Lewis - ou Charles - passeava de barco com a menina Alice Liddell de 10 anos e suas duas irmãs e resolveu contar-lhes uma história que originou o clássico da lituratura.
Eis a foto da menina que inspirou a história:



(Alice Liddell)


Está previsto para abril de 2010 o lançamento do filme "Alice no país das maravilhas" do cineasta Tim Burton que aparentemente traz uma nova versão para a clássica história de Lewis Carroll: Alice, aos 17 anos, sem a lembrança de sua última visita e ao seguir novamente o coelho branco, retorna ao País das Maravilhas.
Nem tenho palavras para descrever minha ansiedade para a estréia do filme! Adoro o Tim Burton e o Johnny Depp!


10 comentários:

  1. Eu adoro esse livro e mal posso esperar pelo filme. Amei o post ;)

    Bom Carnaval e Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Meu exemplar já está me esperando aqui na minha estante... vc sabe que sempre tive medo do gato? Ele me dava medo durante a infância... hehehehe...

    Aliás, somos duas a adorar Depp!!! [suspiro]

    Seu amigo (esqueci o nome dele, ixi), não vai se perder lendo tantos livros? Tá pior que a gente, Dani. =O

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler este livro muitoo, nem sei se ja li na minha infância não lembro rs
    Estava até na lista do desafio como livro reserva, mas acabou que so li o principal no mês.

    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Oi,Daniela,adorei sua resenha de Alice!Preciso confessar que apesar de ter visto os desenhos,nunca li Alice e Alice Através do Espelho.Mas esse clássico é tão mágico,trabalha tantos caracteres,que se torna fácil compreender a dimensão que ele toca as pessoas ha 145 anos.Outra coisa que preciso dizer é que adoro as ilustrações que vários artistas fazem para o livro.Cada um com um olhar e maneira diferente de ver Alice.


    A versão do Tim Burton,vai ser certamente muito especial.Adoro tudo o que ele faz!Além disso,vai ter a Anne Hathaway,que adorooooo

    Depois do seu post vou apressar meu livros pra ler Alice

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gosto mujito de Alice no país das maravilhas e to louca pra ver o filme =) Fiz uma brincadeira com a Alice no meu blog, se quiser dar uma olhada:
    http://mundopos.blogspot.com/2010/01/alice-no-pais-da-gramatica.html
    bjao!

    ResponderExcluir
  6. Dani, dá uma pulinho no meu blog, que tem um presentinho para vc! Bjjs! ;)

    ResponderExcluir
  7. Tenho a maior vontade de ler esse livro...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. áa sim ée alice é uma exelente historia (amo) . sua resenha sobre o livro e sobre o autor ficou otima.
    tbm mal posso esperar pelo filme quero vê em 3D. Tim burton é otimo direto, deep É o Ator e cater tbm os 3 juntos não tem pra ninguem.
    -Sucesso pra vc!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi, achei muito bonito seu álbum no orkut O guardião de memórias e qu por sinal tem fotografias do Evgen Bavcar. Seu blog muito bom também.

    : )

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani, conheci seu blog hoje e já li tudo o que foi postado aqui. Você e o Bruno fazem resenhas apaixonantes e seu blog já está entre os meus sites favoritos. Amo a coleção mundo de tinta e foi graças a ela que encontrei o seu blog. Obrigado por me mostrar mais uma gama de livros para ler. Sua resenha sobre Alice foi excelente e esse é um livro que já está na minha lista delivros para esse ano. Parabéns para vocês

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)