sábado, 9 de janeiro de 2010

Tess of the D'Urbervilles, Thomas Hardy

Em meio as resenhas dos livros que lerei este ano, colocarei algumas de livros que li em anos anteriores. Aí está a resenha de um livro que li o ano passado e que gostei:

Não somente uma trágica história de amor


“Tess of the D’Urbervilles” trata-se de uma história de amor um tanto triste e trágica de uma pobre, porém jovem e bela, camponesa do séc. XIX e seus infortúnios ao descobrir que seu sobrenome pertence a uma linhagem nobre.
Tess Dubeyfield, a filha mais velha da humilde e numerosa da família do Mr. John Dubeyfield e Mrs. Joan Dubeyfield, é enviada por seus pais à procura de seus parentes, com intuito de melhorar financeiramente de vida e na esperança de casar a filha mais velha com algum parente rico.
A desgraça de Tess está materializada no suposto primo – já que na realidade, ele não é primo de Tess, pois só carrega o nobre sobrenome que possui por seu endinheirado pai tê-lo “comprado” – Alec D’Urberville, encantado com a beleza e graça da virginal Tess, a seduz – em outras palavras, violenta a jovem – tirando dela a única coisa que possuía: sua honra. Tess paga por este “pecado” do qual não foi autora e sim vítima por toda sua curta vida.
Entretanto, Alec D’Urberville não é o personagem mais interessante da história, afinal ele é o vilão, dissimulado e mau caráter. Mas, ainda há o herói Angel: um livre pensador, que parece não se importar com as “regras” da sociedade e busca trilhar seu próprio caminho e possuir seu próprio modo de ver o mundo. Parece o homem ideal para resgatar Tess das humilhações passadas e viver feliz para sempre. Mas nem mesmo Angel, que possui uma mente aberta para os padrões de sua época e sociedade, consegue aceitar as condições de Tess, tomando atitudes pelas quais mais tarde irá se arrepender. (Para quem não leu o livro, calma que a história não acaba por aí...).

Thomas Hardy (02 de julho de 1840 – 11 de janeiro de 1928) - novelista e poeta inglês conhecido por seu excesso de pessimismo – trata em sua obra “Tess of the D’Urbervilles” de assuntos que ultrapassam a trágica história de amor descrita: a hipocrisia cristã da época, a dominação masculina, a condição da mulher e a injustiça social são assuntos também abordados nas entrelinhas do belo romance.

Além do livro há também várias adaptações para o Cinema e TV:

A capa do livro - imagem acima: edição de 1984 da editora Itatiaia - e entre suas páginas possuem fotografias do filme de Roman Polanski (1979 com Nastassja Kinski ). Confesso que não assisti ao filme.




Assisti à série da BBC de 2008 baseada na obra e recomendo! Está belíssima e fiel à obra de Thomas Hardy.

Se quiser baixar a série na internet, recomendo a comunidade no orkut: Séries da BBC - Download . Você encontrará não só esta linda série como várias outras!

8 comentários:

  1. Adoreii sua resenha, nunca tinha ouvido falar desse livro, mais adoro romances de epóca! :)
    Vou baixar o primeiro episodio da série agora hihihi!
    Ótima dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Aiii, na comunidade do orkut os links para baixar os episódios não funcionammm, vc não sabe de nenhum outro lugar né? beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, troquei o link para outra comunidade que dá pra baixar a série (Séries BBC - Download). Espero que dê certo! Qquer coisa, me avisa! Bj.

    ResponderExcluir
  4. Oii, brigadaaa, deu certoo, já to baixando :))
    Mais dexo te pergunta - sem quere enxer sua paciencia hihihi - não tem um final feliz, ou temm?! só pra me preparar se não tiver ;)
    beeijos e brigada de novoo!

    ResponderExcluir
  5. A história parece ser interessante... e OBRIGADA por avisa sobre a série, eu não conhecia... e amo as séries da BBC! Vou tentar baixar :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Também estou nesta comunidade no orkut.Sempre baixo séries,mas não sabia da existência dessa.Quero ver.Ficou excelente sua resenha,você cursa Letras?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Dani querida, antes de mais nada parabéns pelo seu Blog.
    Eu assisti ao filme Tess em 1900 e bolinha e confesso que não me recordo nadica dele, além da linda atriz Nastassja Kinski. Sua resenha
    me despertou a vontade de ler o livro, vou incluí-lo nos livros que pretendo ler em 2.010. Por falar em 2.010, que 2.010 seja super 10 para você.
    Dirce
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi! Estou fazendo uma resenha crítica sobre esse romance do Thomas Hardy... aqui ajudou bastante! Mas estou procurando algo mais específico: dentro dessa obra quero enfocar os valores vitorianos, pode me ajudar?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)