domingo, 7 de agosto de 2011

Mini Biografia: Jane Austen!

O "Mini Biografia" traz um pouco da história de diversos autores - tantos clássicos quanto atuais e até aqueles meio desconhecidos!


Aproveitando que falei bastante da autora Jane Austen esta semana, e sendo esta a minha escritora favorita, resolvi fazer esta primeira postagem do "Mini Biografia" sobre ela!

Perfil
Nome completo: Jane Austen
Data de nascimento: 16 de dezembro de 1775
Nasceu em: Steventon, Hampshire - Inglaterra
Faleceu em: Winchester, em 18 de julho de 1817 aos 41 anos. 
Principais obras:
- Persuasão (1818)*
- Emma (1815)*
- Mansfield Park (1814)*
*Data de publicação

Jane Austen é um dos grandes nomes dos clássicos da Literatura Inglesa que representava em suas obras o cotidiano da aristocracia rural da época em que viveu de forma bastante irônica e com personagens bem característicos; suas tramas sempre envolviam casamentos e finais felizes.
Filha do reverendo George Austen e Cassandra Austen, tinha mais seis irmãos e uma irmã mais velha do qual era muito amiga e confidente, chamada Cassandra Elizabeth Austen e nascida em 09 de janeiro de 1773.
O pai de Jane, além exercer funções presbiteriais da Igreja Anglicana nas pequenas paróquias de Steventon e Deane, era tutor e dava aula para alunos que residiam em sua casa como forma de suplementar os ganhos familiares.

Jane e Cassandra, em 1783, foram mandadas para o pensionato da Sra. Cawley, mas voltaram para casa devido a uma enfermidade infecciosa em Southampton. Jane contraíu a doença e foi então salva pela prima Jane Cooper que comunicou à família a situação da prima. Entre 1785 e 1786 as irmãs Jane e Cassandra foram alunas de um internato em Reading.
A família Austen possuia uma ampla biblioteca e era ávidos leitores de romances. Jane escrevia muito: entre cartas, peças de teatro, poesia, novelas e seus principais romances.
Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje abriga uma casa-museu.

Aos 17 anos, escreveu "Lady Susan" e em 1803, Jane Austen conseguiu vender seu romance "A abadia de Northanger" que foi publicado somente 14 anos depois. É possível, também, que nessa ocasião tenha começado a escrever The Watsons, logo abandonando a ideia. "Razão e Sensibilidade", que foi aceita por um editor em 1810 ou 1811, foi publicado de forma anônima com o pseudônimo: "By a Lady". Em seguida, vieram a publicação de "Orgulho e Preconeito", "Mansfield Park" e "Emma". Após a morte da autora, seu irmão Henry supervisionou a publicação de "Persuasão" e "A abadia de Northanger" e revelou a identidade da autora.


Jane e sua irmã nunca se casaram. Houve um breve romance na  juventude de Jane pelo irlandês Thomas Lefroy; sabe-se também que Harris Bigg-Wither a pediu em casamento e que ela na hora assumiu o compromisso, mas o desfez no dia seguinte. Cassandra chegou a ficar noiva, aos 24 anos, do reverendo Thomas Fowle, que acabou morrendo de febre amarela, nas Índias Ocidentais, antes do casamento.

Vítima de uma doença que hoje se supõe que seja a doença de Addison - um distúrbio hormonal, então fatídico, que destruía totalmente as glândulas suprarrenais, a maioria das vezes por lesão tuberculosa -, Jane veio a falecer aos 41 anos, na vizinha cidade de Winchester, para onde fora levada em tratamento. Suas últimas palavras foram: "Não quero mais nada que a morte".

Fonte: Descobrindo Jane Austen / Wikipédia / MiniWeb

Algumas edições publicadas no Brasil:





Outros livros relacionados à autora e suas obras:


Algumas adaptações para o cinema e TV:
Existem inúmeras adaptações para o cinema e televisão da vida e obras de Jane Austen, vou indicar algumas das que mais gosto:
- Orgulho e Preconceito (2005 - Direção Joe Wright)
- Razão e Sensibilidade (1995 - Direção Ang Lee)
- Orgulho e Preconceito (BBC  - 1995)
- Amor e Inocência (2007 - Direção Julian Jarrold)
- O Clube de Leitura de Jane Austen (2007 - Direção Robin Swicord) Obs.: Não é uma adpatação, mas é bem legal!


(Deixe seu comentário e depois clique na imagem para concorrer a prêmios! Saiba mais sobre as regras AQUI)

8 comentários:

  1. Olá Daniela! Gostei muito da sua mini bio! :)

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante, ainda não li nada de Jane Austen, mas pegarei na biblioteca da faculdade (faço Letras), assim que puder.

    ResponderExcluir
  3. muito legal ^^ achei bem dez e espero que tenham, muitas outras mini bio.

    ResponderExcluir
  4. Ei Dani,

    Gostei muito de saber mais sobre a autora. Eu quero ler outros livros dela, até agora li somente Orgulho e preconceito e tbm Razão e sensibilidade.

    bjo
    Nanda

    ResponderExcluir
  5. sem palavras! fã, vc sabe! hahaha
    adorei o post Dani! ficou objetivo, sem deixa de falar o essencial!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Muito legal esse post! Até hoje só li um livro da Jane Austen (Persuasão), mas gosto dos filmes :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá Daniela.

    Muito legal a sua mini-biografia da autora. Comecei a ler Orgulho e Preconceito hoje. Estou adorando.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dani!

    Jane Austen é sensacional!

    Que autora! Adorei ler essa biografia!

    bjuss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)