quinta-feira, 28 de julho de 2011

"Não sou este tipo de garota" de Siobhan Vivian


"Perversa ou inofensiva?
Confiável ou hipócrita?
Controlada ou insensata?"

Sinopse: A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.
(crédito: retirado do SKOOB)

Natalie Sterling está cursando o último ano do ensino médio e o ano perfeito seria se mantivesse sua reputação de aluna e filha exemplar. Seu plano era ganhar as eleições para presidente do conselho estudantil, obter as melhores notas no colégio e no SAT (avaliação exigida para entrar na Universidade), e passar todo o tempo com sua melhor amiga Autumn assistindo a uma lista dos 100 melhores filmes clássicos.
Obviamente, nem tuda na vida ocorre conforme o planejado e de repente, Natalie se encontra perdendo o controle de tudo. Sua candidatura está ameaçada pelo popular, mas imbecil, jogador do time do colégio, Mike Domski; uma caloura chamada Spencer a reconhece por tê-la tido como babá anos atrás faz com que Natalie se sinta responsável por ela a cada confusão que a garota arranja;a relação entre ela e a melhor amiga está cada vez mais complicada desde que histórias do passado vêm à tona. E, claro, ela que sabe muito bem o quão é perigoso se apaixonar pelos garotos do ensino médio tem se sentido cada vez mais atraída pelo popular e lindo Connor Hughes! Será que Natalie saberá lidar com todos estes obstáculos e manter assim sua preciosa reputação?

Como tive folga na quarta-feira por ser aniversário da minha cidade, comecei a ler este livro e não parei mais até terminá-lo (li tão rápido que nem lembrei de anotar quotes para a resenha)! É um daqueles livros que a gente lê de uma vez só. Mas apesar de ser um livro bem bacana e gostoso de ler, devo confessar que esperava, não mais, mas algo diferente dele.
Logo no início da leitura pude perceber que a protagonista era uma personagem bem difícil. Ela é um tanto orgulhosa, controladora e certinha demais. Extremamente estudiosa, ela não se permite se divertir, só tem uma amiga e por isto que a controla o tempo todo para não perdê-la, e tem grande dificuldade em perceber seus erros. No começo eu relevei muito suas atitudes, pois acreditava que aos poucos ela cairia na real e iria mudando. Isto acontece, porém demora demais. E chegou uma hora que a paciência acabou e finalmente me permiti ficar  irritada  com as atitudes dela.
Contudo, há outros personagens que são interessantes. Especialmente, Spencer que apesar de ser um tanto vulgar e bem louquinha, é divertida e autêntica. Mesmo Natalie achando que é ela quem está cuidando de Spencer, é justamente o contrário que ocorre. Spencer a ajuda a se libertar. Assim como Connor Hughes que é um fofo e super paciente. Não é para qualquer um aguentar a Srta. Perfeição Sterling! rs.
A trama trata muito da questão da sexualidade na adolescência; a diferença entre a vulgaridade e valorização do próprio corpo; e sobre feminismo. Trata do perdão a si mesmo e aos outros, também sobre aceitação - dos erros e das diferenças - e o aprender a se permitir ser feliz! Não fim da leitura, a minha irritação pela protagonista se transformou em pena... Dizem que o pior cego é aquele que não quer enxergar, mas têm horas que a vida nos força a abrir os olhos.
De um modo geral, digo que gostei bastante da leitura. Foi divertida e reflexiva, só faltou ser apaixonante.

Literatura Estrangeira
Título Original: Not that kind of girl 
Editora: Novo Conceito
Publicado em: 2011
Formato: Brochura
Número de páginas: 248
Categoria: Ficção
Idioma: Português
Nota: 4/5

(Deixe seu comentário e depois clique na imagem para concorrer a prêmios! Saiba mais sobre as regras AQUI)

10 comentários:

  1. eu quero ler *_*
    pode até não ser apaixonante, basta ser divertido como vc disse! =)
    esses livros rápidos são ótimos!


    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Nii,
    Eu ri bastante de algumas situações e da louca da Spencer e as coisas q ela apronta! Mas confesso q passei grande parte da leitura querendo esbotefear a protagonista para ver se ela acordava pra vida!!! rsrs. Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Eu tava com grandes expectativas nesse livro.. achei a capa da Novo Conceito mto linda. Sua resenha foi ótima para colocar os meus pés no chão, já que eu esperava um livro 5 estrelas! :)

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. parece uma historia bem teen , a capa eu adorei e ate quero ler ótima resenha

    ResponderExcluir
  5. Não vejo a hora de ler esse livro.
    Gostei muito da capa dele!
    Primeira resenha que eu leio e já fiquei mais ansiosa. :x

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho curiosidade de ler esse livro, mas não alimento expectativas, até mesmo porque o tipo de enredo não me pareceu nada de tão espetacular, além de muito adolescente. Mas ainda assim resta a pontinha de curiosidade.

    Aproveitando, tem sorteio de ESTAÇÃO JUGULAR lá no blog:
    http://escrevendoloucamente.blogspot.com/2011/07/sorteio-estacao-jugular-de-allan-pitz.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá! :)

    Primeira vez que venho no blog e adorei tudo.
    Quanto ao livro, desde que ele apareceu nas novidades literárias na blogosfera eu fiquei morrendo de vontade de lê-lo! Acho essa capa muito legal (e pelo visto a protagonista é a que está deitada no muro ne? Achei que fosse a menina da saia curtinha haha) e o título me interessou "que tipo de garota será que ela não é?".

    Não criei grandes expectativas sobre ele porque imaginei que fosse mais uma leitura levinha e simples (tipo para ler em um só dia), então ainda assim quero muito conferir.

    Adorei a resenha.

    Beijos!
    Pool of words

    ResponderExcluir
  8. AAAH, tô super curiosa pra ler o livro, apesar de achar que deve ser mais teen que os outros lançamentos recentes da editora.
    Adorei sua resenha, me deixou mais animada ainda e com certeza fez o livro entrar na lista de compras futuras ;D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  9. Parece ser diferente dos que estou lendo atualmente ^^ Deve ser divertido! Um romance adolescente, com todas suas imperfeições...
    Quero conhecer Connor Hughes *-* Que ansiedade!
    Adorei a resenha!!
    Bjus =*

    ResponderExcluir
  10. Olha apesar dos pesares que você apontou, parece melhor do que eu esperava, fiquei curiosa para ler, mas já imagino que a Sra. Perfeita vai me incomodar também hehe

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)