sábado, 29 de janeiro de 2011

"Quem é você, Alasca?" de John Green


"Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha um namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuvas, eu era a garoa e ela, um furacão". (pág. 91)

Miles Halter é um jovem sem amigos, sem namorada e fissurado por últimas palavras. Ao ler a biografia do poeta François Rabelais descobre que suas últimas palavras foram "Saio em busca de um Grande Talvez", o que faz Miles decidir que não quer esperar a morte para sair em busca deste Grande Talvez. Resolve então estudar em Culver Creek, o mesmo colégio interno que seu pai, seus irmãos e seus primos estudaram, saindo do calor da Flórida amenizado pelo ar-condicionado para o calor singular do Alabama.
Seu colega quarto em Culver Creek é Chip Martin, também conhecido como o Coronel, um bolsista com uma capacidade incrível de memorizar as coisas. Ele fuma muito, não dispensa uma bebida e  detesta os chamados "Guerreiros de Dia de Semana" que são os riquinhos do colégio que passam o fim de semana com os pais em suas mansões. O Coronel apresentará Miles - como "Gordo" por ser muito magricela - para seus amigos: o japonês Takuma e a linda garota de olhos verdes chamada Alasca.
Alasca é uma garota impulsiva - daquelas que nunca deixam de fazer o que querem e dizer o que pensam -, é temperamental - seu humor oscila com grande frequência -, é enigmática e principalmente é daquele tipo que sabe ser sexy e que os garotos facilmente se apaixonam, especialmente os garotos como Miles. Mas ela tem um namorado: Jake, um bolsista em Vanderbilt que toca baixo em uma banda. Ela também é apaixonada por livros - grandes clássicos e poesias - e o seu favorito é "O General no seu labirinto" de Gabriel Garcia Marquez no qual diz ser as últimas palavras de Simón Bolívar: "Como sairei deste labirinto?". Esta frase tem grande relevância a história, introduzindo Miles, seus colegas e nós, leitores, a grandes reflexões. Eu poderia ficar devaneando sobre isto, filosafando sobre a frase, mas seriam opiniões particulares e não quero soltar nenhum spoiler. O fato é que todos nós temos uma razão para sermos o que somos; são as experiências, os sofrimentos que passamos que nos molda para a vida, a vida que nos foi dada. E Alasca tem uma razão para ser o que é; para agir como age; e para todas as suas mudanças, aparentemente, incompreensíveis de humor. Eu me compadeci  por ela. E, por Miles.
O livro se trata do crescimento de Miles: conhecendo a amizade e o amor, mas principalmente descobrindo a vida e questionando a morte. Sua narrativa em primeira pessoa revela suas reflexões sobre estas experiências. Sua história me rir muito e me fez chorar muito também. E, principalmente, me fez refletir junto com o personagem. E dentre destas muitas reflexões, destaco a importância de aprendermos a perdoar a nós mesmos. Debates sobre religião, de modo neutro, também não faltou na história. 
Se você procura por uma história que o faça pensar - sem ser chato em momento algum-, NÃO deixe de ler este livro.
E, ao fim, fica a questão: "Quem é você, Alasca?" que assim como a vida nos deixa sem respostas para algumas perguntas, e sem a certeza de nada.
 
Título original: Looking for Alaska
Editora: WMF Martins Fontes
Publicado em: 2010 / 1ª Edição
Formato: Brochura
Número de páginas: 229
Categoria: Ficção/ Literatura Juvenil
Idioma: Português
Nota: 5/5




John Green é um autor de literatura jovem, duas vezes indicado ao Michael Printz Award For Excellence in Young Adult Literature por seus livros, Looking For Alaska (lançado em novembro de 2010 no Brasil como Quem é você, Alasca? pela editora Martins Fontes) e An Abundance of Katherines.
Nasceu em 24 de Agosto de 1977 em Indianópolis, Indiana, EUA. Estou numa escola no Alabama não muito diferente de Culver Creek, o colégio interno do livro. Além de escritor, ele é crítico literário e comentarista de programas de rádio sobre literatura. "Quem é você, Alasca?" é seu primeiro romance.
 

10 comentários:

  1. Dani estou louca para ler esse livro!

    Bela resenha!!!

    bjusssss

    ResponderExcluir
  2. Logo logo eu vou ler *_*
    O John Green é muito interessante. *A foto foi o que me chamou a atenção primeiro*... hum..
    hauahuah

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade de ler esse livro, até marquei skoob. Parece ser um livro reflexivo, mutante, gosto mesmo. Lembrei-me de um livro que não li ainda, mas necessito comprar: O Apanhador no Campo de Centeio. Fala da tranformação de um menino que vai passar um verão no campo, um menino reblede, diga-se de passagem. Se não leu, fica a dica!

    Beijão e paz, Dani!

    ResponderExcluir
  4. adorei a resenha do livro. O título já tinha chamado minha atenção, mas depois de ler sua opinião vou colocá-lo na minha lista!
    bjs

    Carine
    okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Fiz um release desse livro no meu blog. Posso linkar sua resenha nele?

    Amei sua resenha! Estou louca para ler esse livro parece muito interessante!

    ResponderExcluir
  6. Claro, Aline! Fique à vontade!

    Pois é, Nii, o John Green chama a atenção msm né??! rsrsrs.

    Bj.

    ResponderExcluir
  7. Oii Dani!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não o li!!
    Deve ser muuito muito bom mesmo, esse livro ganhou tantos prêmios!!
    Ótima resenha! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha Daniela, estou com muita vontade de ler esse, acho que não vou me decepcionar.
    :)

    ResponderExcluir
  9. Eu sinto falta disso. A grande verdade é que estou saturada de literatura sobrenatural e personagens que não apresentam o menor conflito interno. Acredito que para tornarmos nossos personagens ricos dentro de uma trama, seja de filme ou de livro, ele tem que apresentar um questionamento. Um livro sem uma questão não deveria se dar o trabalho de se chamar de livro.
    E essa capa fica olhando para mim. Me deixa intrigada. Eu queria este livro e não tinha coragem de comprá-lo. Afinal, minhas últimas aquisições foram um total desastre, uma decepção sem tamanho.
    E finalmente uma resenha me fez querer arriscar. Afinal, com um personagem que curte Gabriel Garcia Marquez não é qualquer um. É refinado :x
    Acabei de fazer meu pedido na saraiva. uahauha help?

    Beijos!


    Mare Soares
    http://livrosmemordam.blogspot.com
    http://maresoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já li algumas resenhas sobre esse livro, mas nenhum tão elogiosa. Deve ser bom mesmo, rs...

    Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)