quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Cilada" de Harlan Coben


Assim como no livro "Confie em mim", Harlan Coben apresenta neste livro histórias paralelas que vão se entrelaçando conforme o avanço da leitura e assim encaixando cada peça do quebra-cabeça.

Em "Cilada - Ninguém consegue escapar das próprias mentiras" ocorre a seguinte trama:

Dan Mercer é um assistente social divorciado que cresceu sob a guarda provisória de diversas famílias, mesmo com as muitas dificuldades consegue se formar em Princenton - uma das melhores univerdades do país - e agora trabalha em um centro comunitário como treinador de basquete.
Em um dia fatídico, ele recebe a ligação de uma garota chamada Chynna que pede a ele para que a encontre em sua casa. Preocupado, imaginando que a garota poderia estar com algum problema - e contrariando a sua intuição - Dan vai ao encontro de Chynna e lá se depara com câmeras de TV e a repóter Wendy Tynes que desmascara pedófilos que atraem crianças utilizando a internet em rede nacional. Dan vai a julgamento e é inocentado por falta de provas, porém sua vida está arruinada e sua reputação perante a sociedade também, que o julga e o despreza. Ele se vê obrigado a se mudar de tempos em tempos e se esconder como fugitivo de pais raivosos que não aceitam a decisão da justiça e não confiam no sistema judiciário.
Wendy Tynes está convicta de que Dan é culpado, mesmo que a ex-mulher dele afirme com uma convicção ainda maior que isto não é possível, mas ela precisa ir à fundo na investigação pois seu emprego está por um fio e seu renome como jornalista está sujo desde o veredicto. Ela não poderia ter arruinado a vida de um homem inocente, poderia?
Para piorar, um dos pais raivosos que procuram por vigança no caso de Dan, procura Wendy para convencê-la a ajudar em um plano de execução. Se a justiça não cumpriu seu papel, que seja então feita pelas próprias mãos, certo? Wendy recusa, mas naquele mesmo dia tinha um encontro marcado com Dan para uma conversa; ninguém sabe seu endereço além de Wendy e quando ela chega ao local - um trailer em um lugar um tanto deserto - fica espantada ao ver Dan com a cara toda esmurrada. Entretanto, eles mal têm tempo de conversar, um homem mascarado invade o local e atira em Dan na frente dela, e apesar do assassino estar todo coberto, Wendy consegue reconhecer nele o mesmo relógio do homem que a procurou aquela tarde.
Pararelo a história de Dan Mercer e Wendy Tynes, está a garota desaparecida Haley McWaid de 17 anos. Uma garota bonita, estudiosa, que sonha entrar para uma boa faculdade, mas que uma noite não retorna para casa e meses se passam sem que haja notícias dela. O que terá acontecido com Haley? 

Esta é uma história que, para mim,  foi totalmente imprevísivel e durante a leitura me deixou com tantas dúvidas e lacunas para preencher que logo me encontrei presa a trama. A narrativa de Coben é fluente e ele alterna em cada capítulo o foco da história, ao menos ao início enquanto as histórias permanecem paralelas, contudo aos poucos elas vão se entrelaçando.
Até as últimas páginas fiquei em dúvida se Dan realmente era ou não um pedófilo, e todos os personagens de uma forma ou de outra foram me surpreendendo no desenvolver de história; todos têm seus segredos guardados: culpas, medos, mentiras, fatalidades escondidos.
O autor cita temas atuais em suas obras, nesta ele trata da pedofilia e o bullying, e também retrata a importância do perdão.
Eu não sou muito fã de romance policiais, li alguns mas são poucos os que conseguem me prender. Para se ter uma ideia, o último livro de Agatha Christie que li, demorei mais de um mês para terminar. Como não são muitas as histórias do gênero que li, talvez eu seja suspeita para dar minha opinião se não tenho muito com o que comparar. Entretanto, eu gostei bastante desta obra e quero ler mais livros de Harlan Coben, pois foi um dos poucos autores do gênero que conseguiu me cativar.

Editora: Sextante
Publicado em: 2010
Formato: Brochura
Número de páginas: 272
Categoria: Ficção/Policial
Idioma: Português
Nota: 4/5


Sobre o autor:
Harlan Coben já escreveu quase 20 livros e venceu diversos prêmios, entre eles o Shamus, o Anthony e o Edgar Allan Poe, sendo o único autor a ganhar todos os três. Aclamados pela crítica, seus últimos lançamentos alcançaram o topo das listas de mais vendidos dos principais veículos do mundo, entre eles New York Times, London Times, Le Monde, Publishers Weekly, Los Angeles Times, Wall Street Journal e USA TODAY. Os livros de Coben já foram traduzidos para 37 línguas, em 12 países. Atualmente, o autor vive com a mulher e os quatro filhos em Nova Jersey.
Nascido em 04 de Janeiro de 1962 em Neward, New Jersey, EUA.
(Fonte: Romances Policiais / Wikipédia)

Site Oficial Harlan Coben

9 comentários:

  1. Vi esse livro há um tempo atrás na livraria, e fiquei doida por ele...
    Adoroo livros assim!
    Ainda não comprei, ou baixei o ebook, mas estou louca para fazer isso!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dele eu só li Confie em mim e foi uma leitura alucinada, dúvidas e mais dúvidas, correndo para chegar logo ao final...

    Quero ler outros dele e esse é uma boa pedida!

    Beijos,
    Dri

    ResponderExcluir
  3. Já li outras resenhas desse livro, parece ser mesmo bem legal. Já li outro do autor, e foi bem envolvente...

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Dani,
    estou que nem vc!
    Não leio muito o gênero sabe!?
    Vou tentar melhorar, pq diversifica é sempre bom!
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem um selinho para você no meu blog http://lireliegostei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu AMOAMOAMO o Harlan! Acho ele um escritor maravilhoso e já iria ler esse livro, porém, sua resenha estimula ainda mais...

    Mil beijos!
    @mariaclarabruno
    www.thecoffeesandbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou LOUCA pra ler algum livro dele, já vi tanta gente falando bem que fico empolgada.
    ADOREI a resenha, tá na minha lista COM CERTEZA ;D

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  8. Achei essa capa bem interessante, mas ainda não conhecia a história. Agora que li sua resenha fiquei com vontade de não apenas ler esse livro como também os outros desse autor =p

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Eu já gosto de livros policiais... gosto muito desse autor aliás... E sabe o que mais me chama a ateñção p ter esse livro é a capa! Amo a capa desse livro!!! =D

    Adorei sua resenha! Outro que muito quero!!!

    bjusss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)