quinta-feira, 10 de junho de 2010

"A dama das camélias" de Alexandre Dumas Filho


Sinopse: Armand Duval é um jovem estudante de Direito na Paris de meados do século XIX. Jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa interiorana, apaixona-se por Marguerite Gautier, nada mais nada menos que a mais cobiçada cortesã dos salões e teatros parisienses. Marguerite - vendida, corrompida, perdulária, amante de vários homens - corresponde ao amor do jovem, que provoca uma reviravolta na vida da jovem prostituta. Mas o futuro dos dois amantes enfrenta os mais rígidos obstáculos. Escrito pelo francês Alexandre Dumas filho a partir da sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Duplessis, "A dama das camélias" é uma das mais célebres narrativas longas do século XIX - o próprio século de ouro do romance europeu.

O livro conta uma história de amor excessivamente sentimental e com um enredo que dá aquela sensação de "eu já ouvi esta história antes"- pelo menos assim foi para mim. Não há nada de muito surpreendente, até porque a história começa contada pelo 'fim'. Mas por alguma razão o livro me prendeu; talvez pela narração envolvente, talvez pelo amor tão genuíno entre a cortesã Margarida e o eterno enamorado Armand Duval que, vez ou outra, me dava nos nervos por ser tão melindroso e ciumento, porém o seu amor por Margarida é por demais intenso para que suas atitudes fossem diferentes. E, Margarida é uma personagem que me cativou - não logo "de cara", mas com o passar da história fui me compadecendo por ela.
"A dama das camélias" é uma daquelas histórias de amor que por mais clichê e melodramática que seja, não conseguimos largar a leitura - quer dizer, pelo menos eu não consegui; e mesmo já sabendo como tudo irá terminar não há como segurar as lágrimas pelo casal que vive uma história de amor tão terna, curta e intensa. Um clássico que vale a pena a leitura, principalmente para quem gosta de ler tristes histórias de amor!

6 comentários:

  1. Esse é um livro que eu sempre digo que vou ler, mas acabo pegando outro no lugar.
    Adorei a resenha!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dani!!

    Li esse livro há muuuuuuuuuuuito tempo, não lembro mais nada da história, mas lembro que na também havia gostado dele. Uma boa pedida para uma releitura.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu quero ler esse livro!! Parece muito bom.. e depois de tua resenha fiquei com mais vontade ainda... hihihi

    tem selinho pra vc no meu blog flor!! passe la depois http://livromaniaca.blogspot.com/

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Faz tempo que quero ler este livro, mas ainda não surgiu a oportunidade.... um dia! ;)

    Ótima resenha...

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  5. Oi,quero muito ler esse livro. Já tinha visto a sinopse antes e o achei interessante. Sua resenha ficou ótima, deu mais vontade ainda de ler. Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Dani,

    Esta na minha lista gigante de livros clássicos que um dia ainda eu leio, mesmo já sabendo de toda a história rsrs

    Eu gosto de história triste quando são bem narradas e tbm choro horrores rs

    bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)