domingo, 7 de março de 2010

Um olhar do paraíso

Livro: Uma vida interrompida - Memórias de um anjo assassinado, Alice Sebold

Sinopse

A história de Susie Salmon, quando começa a se desvelar na sua frente, faz os compromissos, assim como os amigos, a família, a fome, o sono e até o celular tocando, parecerem bem pouco interessantes e menos urgentes. Os ossos do título em inglês (The Lovely Bones) não são os restos de Susie, a menininha que conta a história depois de morta. São a estrutura sobre a qual a vida é construída. Outra audácia é a de colocar Susie Salmon no céu. Sim, é para cima que vai nossa protagonista. E é para baixo que ela olha, com olhos atentos, enquanto conta a história de sua família , agora traumatizada, de como seu assassino planeja os detalhes minuciosamente para não ser descoberto, de como a polícia não tem nenhuma pista sobre como chegar a ele. A partir daí ela conta que, por estar inconformada com sua morte precoce, e um tanto entediada com a vida no Céu, decidiu acompanhar como sua família, amigos e o próprio assassino continuaram suas vidas após a tragédia.
 
Alguém leu este livro? Eu não li ainda. Mas assisti ao filme baseado  na obra e vim falar um pouco sobre ele aqui.  Não sei se eu esperava tanto deste filme que me decepcionei um pouco ou se o filme realmente deixa a desejar. A história é ótima - tanto que fiquei com vontade de ler o livro! - apesar de trágica, ainda assim saí do cinema com uma sensação de que 'poderia ser melhor'. Os efeitos especiais do filme para recriar o 'mundo' da menina após a morte foram muito bem produzidos, mas não me conveceram; essas cenas do filme lembram bastante o filme "Amor além da vida" - que é um dos meus favoritos! -, mas neste filme parece forçado e nada original. Além disso, parece que houve grande preocupação com os efeitos do filme e pouca com o roteiro, deixando muitos atores bons em papéis coadjuvantes pouco desenvolvidos.
Outra questão é que eu realmente não sei que gênero definir o filme. É drama que tenta ser engraçado, é suspense - que me deixou realmente tensa em muitos momentos-, é romance...
Ah, e o filme não termina como a gente imagina, o que eu não sei é bom ou ruim. Assistam e entenderão o que eu quero dizer.
Mas, falando dos pontos positivos, a atuação de Saoirse Ronan - atriz de "Desejo e Reparação" - estava ótima, teve algumas cenas que eu quase enfartei de nervoso no cinema, em outras eu chorei, e como eu disse a história de um modo geral é interessante.
 
Nota: 3/5
 
Após ser brutalmente estuprada e assassinada, menina assiste aos efeitos de sua morte se abaterem sobre sua família: enquanto sua irmã começa a se tornar a mulher que ela nunca será, seu pai fica obcecado com a ideia de vingança.
 
Duração: 135 min.
Titulo original: (The Lovely Bones)
Lançamento: 2009 (Nova Zelândia) (Reino Unido) (EUA)
Direção: Peter Jackson
Atores: Saoirse Ronan , Mark Wahlberg , Rachel Weisz , Susan Sarandon , Stanley Tucci
Gênero: Drama

7 comentários:

  1. Oi!

    Eu li o livro até a metade, achei chato!
    Não estou muito animada para assistir ao filme, só o elenco me desperta algum interesse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu li o livro ja faz uns 3 anos, mas eu gostei bastante, teve muita coisa que cortaram. Achei que o filme ficou um tanto angelical, enquanto no livro não é bem assim... Eu fiquei um tanto decepcionada com o meu Peter, porque ele é muito bom em adpatar filmes e com Lovely Bones parecia que ele estava com preguiça e não soube fazer o que faz e faz muito bem. Sou fã do Peter! HAHHA

    ResponderExcluir
  3. Ei Dani,
    Eu quero muito ler o livro, ainda não vi o filme também.

    bjoo

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani
    Eu amei o seu cantinho! Já estou te seguindo, tá?
    Há muito tempo li este livro, mas acho que não animo ver o filme...

    ResponderExcluir
  5. Fiquei Loucaa agora!
    Não sabia que ele era adaptação!
    Ainda não assisti o filme e nem li o livro, mas com certeza farei os dois!
    Adoreiiii o blog, te sigo viu?

    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Puxa, chorei nesse filme. Tb não li o livro ainda... O mundo que Susie estava é intermediário, como uma passagem. Ela tinha que seguir a diante, mas não conseguia, pois estava presa a sua vida anterior.

    Não gostei do final. Para mim aquele homem deveria morrer feio... ele foi tão mau!

    Cris, meu noivo, insiste na ideia de que deram a entender no final que Susie reencarnaria como filha da irmã. Reparou na barriguinha de grávida?

    Enfim, como não percebi nada, o jeito é ver dew novo. ;)

    Vc tá conseguindo cumprir a lista da resolução??? rsrss!!! 70% do que li não estava lá. kkkkkkkkkkkkkkk!


    Bjjjs!

    ResponderExcluir
  7. Dominique, eu tb chorei em algumas partes do filme... Obrigada pela explicação. rsrsrs. Tb não gostei do final, por um lado foi diferente do eu esperava, por outro, é fato que muitas vezes não há justiça neste mundo... Uma pena, mas a realidade.
    Eu, além de não estar conseguindo seguir a lista, estou achando que não consiguirei chegar à meta de 70 livros... Espero pelo menos chegar no 50. heheheehe. Bjos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)