sábado, 17 de setembro de 2011

"White Cat" de Holly Black


"You know what they used to say about boys like you? Clever as the devil and twice as pretty". (p. 122)
"Você sabe o que costumam dizer sobre  garotos como você? Inteligente como o diabo e duas vezes mais bonito"

No mundo criado por Holly Black, uma em cada mil pessoas nascem amaldiçoadas. Elas possuem poderes de transformar a sorte, a memória, as emoções de uma pessoa com um leve toque das mãos. Como utilizar estes poderes é algo proibido por lei, todos - mesmo aqueles que não possuem - são obrigados a sempre usarem luvas.
Cassel não faz parte destes "amaldiçoados", mas ele é o único da família Sharpe. Sua mãe, avô e seus dois irmãos mais velhos, cada um deles são "curse workers", ou seja, utilizam desta maldição como uma forma de ganhar dinheiro e isto os tornam criminosos.  Não à toa que a mãe de Cassel esta presa há anos. O envolvimento da família Sharpe com mafiosos é maior do que se imagina.

Apesar disto, Cassel mesmo não sendo um "curse worker", utiliza outras técnicas para conseguir o que quer: a trapaça. A mentira. Sua capacidade de enganar as pessoas. E, mesmo tentando viver de forma mais normal e discreta possível, ele não consegue se livrar do passado. A lembrança de um terrível acontecimento o atormenta: o dia que matou sua melhor amiga, Lila. Isto prova que mesmo que não possua a mesma maldição que seus familiares, Cassel é tão criminoso quanto todos eles. Ele não pode fugir desta terrível realidade, mesmo que as lembranças daquele dia fatídico lhe pareça tão embaçada e fragmentada.

Contudo, Cassel vê todo o seu esforço de ser normal desmoronar quando lhe surge problemas de sonambulismo e, em uma noite, após sonhar com um gato branco, acorda no telhado do colégio só de cueca! Após este incidente, Cassel falha em convencer ao diretor e professores que não estava tentando se matar e é, então, mandado de volta para casa.
Além de tentar descobrir o porquê deste ataques repentinos de sonambulismo, e sempre quando sonha com o tal gato branco, agora em casa Cassel estará mais próximo de descobrir os segredos de sua família e assim como estará mais próximo de se envolver nos cruéis jogos da máfia.

"White Cat" é uma leitura cheia de mistério e com um desfecho surpreendente. O protagonista, Cassel é um personagem muito carismático. É incrível as confusões em que ele se mete, e mesmo que alguns de seus planos sejam bons, sempre algo de errado acontece. Ou ele fala mais do que deveria, ou se esquece de planejar algum detalhe, ou algo fora dos planos surge e Cassel se encontra cada vez mais enrolado em tanta confusão. Cassel está envolvido em grande jogo e são tantos segredos a desvendar... Claro que se envolver com a máfia é algo muito perigoso e tudo Cassel tem para lutar é sua capacidade de mentir e trapacear.
Descrevendo Cassel assim, como trapaceiro e mentiroso, pode parecer que ele é um bad boy, mas não é. Eu diria que Cassel é um anti-herói. Pois apesar de tudo, ele tem um bom coração e tenta consertar as coisas à sua maneira.
O desenrolar da história, o desvendar destes segredos, acontece de forma gradativa e como Cassel é o narrador, junto com ele tentei montar as peças deste quebra-cabeça e assim fiquei cada vez mais envolvida na narrativa.

O único defeito do livro, na minha opinião, é a falta de um bom romance. Isto, para mim, é algo que não pode faltar em uma história. E é apenas por este motivo que o livro não entrou para minha lista de favoritos. Não que não tenha romance, mas foi bem fraquinho. Acredito que isto possa mudar no segundo livro da série "Curse Workers", chamado "Red Glove" do qual estou louca para ler!

A Bell do blog NUPE escreveu uma resenha que me convenceu a ler este livro, se quiser conferir CLIQUE AQUI.

Literatura Estrangeira
Série The Curse Workers #1
Editora: McElderry Books
Publicado em: 2010
Formato: Hardcover
Número de páginas: 310
Categoria: Ficção
Idioma: Inglês
Nota: 5/5


PARTICIPE DA PROMOÇÃO E CONCORRA A UM EXEMPLAR DO LIVRO!

6 comentários:

  1. Oi oi

    ounch

    fiquei com muita vontade de ler o livro, mesmo com a falta do romance xD! *-*

    Beijos,
    Samantha Monteiro
    Word in my bag.
    http://wordinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dooooida para esse livro ser lançado no Brasil!!!
    Eu até tenho vários livros em inglês, mas dá taaanta preguiça!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. estou doida p/ esse livro! tua resenha me empolgou ainda mais Dani!
    bj

    ResponderExcluir
  4. capa linda amei
    e a historia me chamou a atençao

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!
    Não conhecia esse livro, mas parece ser muito bom, já que você deu nota 5 pra ele!
    Quero ler!!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Estou com muita vontade de ler esse, o enredo é bem diferente, pena mesmo não ter romance. Só não participo da promo por que já tenho ele.

    Abs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)