terça-feira, 22 de março de 2011

"Leaving Paradise" de Simone Elkeles


"Are you following me?" she asks, but doesn't meet my gaze.
"Yeah", I say.
"Why?"
"Honestly?"
She looks at me, her eyebrows raised.
I give her the only honest ans true answer I have.
"You're where I want to be" (p. 203)

Caleb Becker e Maggie Armstrong são vizinhos e se conhecem desde... bem, sempre. A melhor amiga de Maggie, Leah, é irmã gêmea de Caleb e suas mães também sempre foram bem próximas.
Quando crianças enquanto Caleb e Maggie brincavam, acidentalmente ela quebra um vaso muito valioso da mãe dele e ele assumi a culpa por ela. Desde aquele dia, Caleb se tornou um herói para ela que, então, por ele se apaixona platonicamente e isto perdura por anos, pois ele nunca a viu além de uma amiga. Além disso, ele namora ninguém menos que a linda e popular (e uma nojenta de uma vaca, devo acrescentar!), Kendra.

Em uma noite em que todos eles estavam em uma festa, Maggie decidi confrontá-lo e contar a ele não só sobre seus próprios sentimentos como também revelar que a sua estonteante namorada o trai. Entretanto, ele não aceita a verdade, eles brigam, ele a ameaça. Na mesma noite, Maggie é atropelada e abandonada sem assistência na estrada.

Um ano depois, Caleb retorna a cidade de Paradise, após ser liberado da prisão juvenil - pois foi condenado por dirigir embriagado, causando o acidente, e depois fugir - e tendo apenas que cumprir por mais alguns meses serviço comunitário. Ele está ansioso em retormar sua vida, mas muita coisa mudou - ele mudou - e não é nada fácil lidar com os problemas em que sua família se encontra, mas que fingem não existir, como uma irmã que vive como uma morta-viva, tracafiada dentro de casa, e usando somente roupas pretas e maquiagens escuras. As mães de seus amigos que não o aceitam por acreditar que ele não seja boa influência, e entre muitos outros problemas, o maior que Caleb terá que lidar é Maggie Armstrong.

O acidente deixou sequelas na perna esquerda dela, e após muitas e muitas cirurgias e fisioterapia, ela ficou manca e com horrendas cicatrizes na perna. Ela odeia Caleb. Não só pelas consequências do acidente que destriu seu sonho de jogar tênis, mas também por tê-la abandonado na estrada e não socorrê-la, após tantos anos que se conhecem. Ela quer ir embora de Pardise, quer estudar na Espanha, mas sua bolsa foi revogada e agora terá que trabalhar para conseguir o dinheiro para pagar os estudos. Mas isto significa que terá suportar a presença do cara que mais detesta, pois Caleb cumpri seu serviço comunitário na casa da mesma senhora que ofereceu o emprego com excelente salário para Maggie.

"(...) Wind makes the leaves of the trees rustle as if they're talking to each other. I look up at the old oak. In few months those talking leaves will fall to the ground and die, only to be replaced by new leaves and new gossip.
Right now I feel like an old leaf. I went away, and deep inside a part of me has died (...)." (p.44)

Levei cerca de três dias para ler este livro, mas tenho certeza que se fosse em português eu o teria lido em poucas horas. Eu amei! Amei Caleb e amei toda a história. Tem alguns poucos clichês e de modo geral um enredo simples, não vou negar, mas também tem uma história com suas de reviravoltas e surpresas, um desfecho aqueles que me deixou doidinha pela continuação (sim, eu já comecei a ler o segundo livro!). A obra desperta emoções e nos envolve totalmente na trama. Juro que me peguei pensando na história durante todo o dia enquanto trabalhava: nos problemas dos personagens e na força que eles os enfrentam de suas próprias maneiras; na discriminação que sofrem e como cada um lida com isto.  Eles são personagens muito reais. Não há como não se compadecer pelos dois, assim como não tem como não querer estapear Kendra e Leah por suas atitudes!
Esta é uma bela história de amor que entrou para minha lista de favoritos. Eu recomendo! Se tiverem a oportunidade, leiam e se apaixonem por Caleb também!

Literatura Estrangeira
Título original: Leaving Paradise
Editora: Flux
Publicado em: 2010 / 1ª Edição
Formato: Paperback
Número de páginas: 303
Categoria: Ficção norte-americana
Idioma: Inglês
Nota: 5/5 ♥

10 comentários:

  1. É LINDOOOOOOOOO demais! *_*
    O segundo é ainda melhor ;)
    Já leu a outra série dela!? Acredita que é melhor do que essa!?
    haha

    bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Ai, Niii, ainda estou esperando chegar meu exemplar de "Perfect Chemistry" e "Rules of Attraction". Estou doida para lê-los tb! Bjo.

    ResponderExcluir
  3. Me interessei bastante pelo livro
    E depois de tantos elogios deu mais vontade ainda
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Dain, que história diferente eu não conhecia. Amei!! Será que tem chance de lançarem aqui?

    Ótima resenha,

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Nanda, tb vou torcer para q o livro seja lançado por aqui. A história é diferente mesmo, um romance mto fofo! Eu amei! =0) Bj.

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniela eu quero tanto, mas tanto que lancem esse livro no Brasil que fico completamente frustrada por meu inglês ser tão ruim.

    Eu arranho, mas não dá pra ler um livro tão grande quanto esse e eu tô tão afim. Quero fugir desse mundo sobrenatural hiperexplorado atualmente.

    Espero que alguma editora se interesse e lance logo por aqui!

    Xero.

    ResponderExcluir
  7. Adorei ... é diferente e parece realista, fiquei muito curiosa.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Resenhei esse livro há uns dias atrás!! Gostei demais dele!!
    Ainda não li o segundo, mas todo mundo que leu disse que era bom!! Estou louca para lê-lo!!

    Beijos

    http://anngominho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. AAAAHHHH, eu amo esse livro! Eu amo esse livro!!
    Vc já começou a ler o segundo? OMG, consegue ser melhor do que esse! É tão bom....
    O Caleb é tão perfeito, mesmo com todos os defeitos dele, ele faz tudo para conseguir arrumar sua vida e ajudar a Maggie!
    Leia o segundo livro, vc vai adorar!!! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ei Dani!
    Como eu queria conseguir ler em inglês...
    Eu queria tanto esse livro (e a continuação).
    Torcendo mto, mto, mto msm para ser lançado por aqui.
    Eu tb quero me apaixonar pelo Caleb =P
    Bjins

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)