quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"Esmera" de A. P. Ribeiro


Título original: Esmera
Literatura Nacional
Editora: Porto de Idéias
Publicado em: 2010 / 1ª Edição
Formato: Brochura
Número de páginas: 168
Categoria: Ficção/ Literatura Fantástica
Idioma: Português
Nota: 5/5

Kira fugia com uma criança em seus braços, ela fora atingida durante a fuga e sabia que pouco tempo lhe restava. Encontrou abrigo em uma igreja e a um padre entregou a menininha, sua irmãzinha chamada Anika, implorando para que a protegesse. Após ter a certeza que sua irmã estaria em segurança, a princesa Kira Atlantis Magnus se entregou a morte que a esperava nas mãos dos Sete Demônios Marcados.
Anos se passaram, agora com 15 anos, Anika cresceu no orfanato da igreja e é chamada de Annia, uma garota cética que não acredita em magia e contos de fadas. Até que em um fatídico, quando está deitada preguiçosamente em sua cama planejando dormir o dia todo, ouve uma voz, mas não há ninguém em seu quarto, apenas um gato cinza que nunca antes tinha visto. Assustada, ela pensa estar sonhando e logo percebe que aquele gato está realmente falando com ela, pedindo que ela a siga, pois precisam sair dali antes que os demônios apareçam. E, eles aparecem. A gata se transforma em uma mulher que a ajuda a fugir e a leva para o mundo mágico de Esmera que desde o assassinato da antiga família real - da qual Anika é a única sobrevivente - fora dominado pelo tirano Baltazar que se sente ameaçado por a menina ainda estar viva e a quer morta. Contudo, Anika será protegida, pois é a última esperança para o reino de Esmera.

Este pequeno livro, de apenas 168 páginas, me cativou do início ao fim. É um livro para se ler em poucas horas e, ao terminar, desejar por mais. Devo confessar que aquele final me deixou um tanto frustrada, mas logo descobri que a autora tem planos para uma continuação! Entretanto, eu gostei bastante de como a história foi finalizada por fugir do clichê. Eu realmente esperava por algo bem mais óbvio, então se você é do tipo que gosta de finais surpreendentes este é mais um motivo para não deixar de ler este livro.
Os personagens também são interessantes, mas entre todos, os meus favoritos são Dante que foi um excelente amigo para Anika e gostei muito de sua atitude esperançosa e otimista no desfecho da obra; e o princípe Iriard que demonstrou atitude e personalidade ao enfrentar seu perverso pai, Baltazar.
Se você gosta de literatura fantástica, este livro é mais que recomendado e mesmo se você não gosta do estilo, eu digo que vale a pena dar uma chance a esta obra nacional de qualidade.


Sobre a autora:

Ana Paula Ribeiro se descreve como: "Escritora Juvenil,taurina pouco romântica e brasileira com orgulho. Sou viciada em Manga,desenho animado, comédias, e rock. Vivo de guerra com meu gato preguiçoso, detesto tirar fotos,sumo da net por dias,e sou diariamente pilhada..."

Estreante como romancista aos 18 anos,com a obra "Esmera". Curitibana criada em Santa Catarina onde vive ate hoje, na pequena cidade de Porto Belo,com sua Familia e seu gato preguiçoso.


5 comentários:

  1. Eu achei o enredo diferente, gostaria de ler, ainda mais por ser 5 estrelas.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. olá Dani, eu sou doida para ler esse livro, gosto muito de literatura fantástica e sempre leio só resenhas positivas sobre Esmera.
    Adorei sua resenha e espero ler esse livro em Breve. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sou doida p/ ler!
    Parece ser tão legal *_*

    ResponderExcluir
  4. Hey, Dani!

    Eu morro de vontade de ler Esmera!
    Ainda quero muito ler.

    Já estou te seguindo, viu?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. História perfeita, cheia de aventuras e amores, uma fascinante leitura... Anciosa espera pela continuação... Adorei!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)