sábado, 11 de dezembro de 2010

Desafio de férias: "Tocada pelas sombras" de Richelle Mead


ATENÇÃO! Esta resenha contém spoilers para quem não leu os livros anteriores.

A história se inicia com luta de Rose para manter-se longe da mente de Lissa, especialmente nos momentos íntimos entre ela e o namorado Christian. Apesar de possuir um controle maior para lidar com esta forte ligação quando acordada, durante o sono parece difícil de controlar. Ao acordar, e assim bloqueando a mente, Rose se sente muito triste e solitária. Resolve dar um passeio ao redor do colégio enquanto todos dormem, e então encontra o seu TUDO-DE-BOM-E-LINDO-E-INTELIGENTE-E-MARAVILHOSO treinador, Dimitri Belikov. Este encontro acaba por revelar uma notícia um tanto preocupante: Victor Dashkov ainda não fora condenado, o seu julgamento ocorrerá em breve e somente a rainha Tatiana poderá decidir o destino deste crimonoso, portanto há uma possibilidade – ainda que remota – de que Victor seja libertado. Apreensiva, Rose tenta convencer Dimitri a ajudá-la a persuadir a realeza da importância do depoimento dela e de Lissa neste julgamento, entretanto ele está certo que nada poderá fazer para mudar esta situação. A ajuda que tanto precisa acaba vindo de outra pessoa: Adrian. Ele tem frequentado a Academia e tem passado muito tempo em companhia de Lissa – o que tem deixado Christian enciumado -, pois tem aprendido um com o outro cada vez mais sobre o elemento raro que possuem: o do espírito.
Rose ainda tenta se recuperar da morte Mason – apenas dois meses se passaram desde ocorrido em Spokane – do qual se sente totalmente culpada quando, ao voltar ao dormitório naquela mesma noite, ela o vê. Sim, ela vê o fantasma dele, mas tem a mais absoluta certeza de que tudo não passa de sua imaginação e que isto aconteceu por conta do excesso de estresse que tem passado. Porém a visão de Mason surge de novo e de novo, e outros mortos começam a aparecer em sua mente, além disso, ela percebe que seu comportamento está estranho, que tem se sentido extremamente irritadiça com todos. Será que está enlouquecendo? E o que estará causando todas essas visões a ela?

Não quero me estender demais e contar mais do que deveria da história. Realmente muita coisa acontece, e muitos problemas têm de ser enfrentados por Rose, desde os maiores já citados até outros menores, como a incerteza de ser designada guardiã de Lissa após a formatura já que para experiência de campo – seu último teste antes da formatura que consisti em ser e agir como uma guardiã e lutar contra os Strogoi "de mentirinha", que seriam seus treinadores, para ser avaliada - designaram Christian Ozera e não Lissa para ela. Acho que já deu para perceber que o terceiro livro da série “Academia de Vampiros” está cheia de mistérios, ação, sedução e romance proibido. Simplesmente imperdível!
Dimitri continua perfeitamente charmoso e sedutor, e Rose... Uma verdadeira heroína! São tantos os problemas que ela tem de lidar, tantas as pessoas com que se preocupa e que quer proteger (não só Lissa e Dimitri, como também o Eddie e o Christian...), e além de lutar contra os Strogói de mentirinha e de verdade ela tem que lutar também contra seus próprios sentimentos que parecem lhe fugir do controle, e lutar contra o medo de estar enlouquecendo... Ainda não conheci heroína tão corajosa quanto ela, porque Rose não se demonstra invencível, ela chora e é vulnerável, e apesar de tentar lidar com tudo sozinha, não é autossuficiente e precisa do Dimitri para não perder totalmente o controle. E agora, eu me pergunto o que será do destino de Rose. Depois deste desfecho emocionante e que para alguns será surpreendente – eu já sabia devido a spoilers – eu realmente não sei mais o que esperar, mas com toda a certeza Richelle Mead ainda reserva muitas e muitas supresas e revelações.
Outro personagem que tem crescido em meu conceito e, que  apesar de seu jeito um tanto peculiar, eu me simpatizei desde que surgiu na série é o Adrian. Não quero que ele e Rose terminem juntos – não mesmo! – porque somente Dimitri pertence a ela, mas eu realmente espero que a autora reserve algo de muito bom para ele, um final digno nesta série. Afinal, ele também tem o seu charme...

Enfim, termino esta resenha deixando aqui o comentário entusiástico que deixei no SKOOB assim que finalizei a leitura deste livro:

“Oh.My.God! Oh.My.God! Oh.My.God! Como é possível que a cada livro que eu leio da série possa ser ainda muito melhor que o anterior, sendo que a cada livro que termino parece ser tão, tão, tão incrível??!?! Este livro, assim como os anteriores, está carregado de ação, aventuras, mistérios a desvendar, e, claro, romance proibido. E, deixou meu coração tão apertado... Não puder conter as lágrimas por Rose e Dimitri - mesmo que eu já soubesse o que aconteceria de tanto ler spoilers por aí, pois eu não aguento de ansiedade! rsrs. Ai, meu Deus... O Dimitri e a Rose me torturam tanto... São tão, tão perfeitos um para o outro! Tem de haver um jeito para que eles fiquem juntos... Eu AMEI DEMAIS este livro, e preciso do próximo DESESPERADAMENTE!”



4 comentários:

  1. Li apenas o seu último comentário [pois li apenas o primeiro volume], mas ele foi suficiente para me deixar hiper mega curiosa para continuar a série [outra série] rs =p

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Li os 2 primeiros volumes e estou louca para ler este. *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. O próximo livro é o meu preferido... o Dimka é tudo de bom sempre...
    Eu estou lendo o último da série que saiu esse mês, para mim é a melhor série sobre vampiros...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  4. Ei Dani!
    Esta série é ótima msm.
    Tb estou doida pelo próximo.
    E nós vamos ter que disputar o Dimitri viu... Tira o olho... ui, ui...
    Bjins

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)