quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Música & Leitura

Eu sou apaixonada por livros, isto não é nenhuma novidade, mas também sou louca por música. E, muitas vezes minhas leituras têm suas "trilhas sonoras". Não que eu escolha uma música específica para o determinado livro, mas como eu gosto de ler ouvindo música, algumas músicas marcam determinados trechos de livros, assim como marcam alguns momentos de nossas vidas e para mim, algumas leituras são tão intensas como se eu realmente tivesse vivido aquele momento.
E vocês vão me perguntar: e você consegue se concentrar na leitura ouvindo música?! Eu sei que algumas pessoas possuem esta dificuldade, e não vou mentir dizendo que é sempre que isto acontece, mas dependendo do livro eu consigo, sim. Tem livros não tem jeito, não dá pra ler no ônibus ou lugares públicos em geral, e muito menos ouvindo música, pois parecem exigir muito mais concentração.
Então resolvi apresentar este post para que vocês conheçam as trilhas das minhas muitas vidas vividas através dos livros. Entretanto, devo avisá-los: eu gosto muito das chamadas músicas "de corno", mas que eu prefiro simplesmente chamá-las de músicas "românticas"! rs.

Vou começar falando sobre um livro que li recentemente: "Jogos Vorazes"; e sobre "Glee". Apesar de a série da Fox não ter nada a ver com o livro, eu estou em uma fase que não consigo parar de ouvir as músicas de Glee (para quem não sabe de que série se trata CLIQUE AQUI), sendo assim eram estas a músicas que eu ouvia enquanto momentos tensos e intensos aconteciam em Panem (se quiser saber mais sobre o livro, leia a resenha). Mas as duas músicas que mais marcaram nesta leitura foram:

CAN'T FIGHT THIS FEELING*


I'LL STAND BY YOU


Estas músicas me lembram muito o fim do livro, algumas partes românticas... Ai, Peeta e Katniss, vocês dois me fizeram suspirar em meio a tantos trechos violentos - aliás quase todo o livro. Enfim, esta duas músicas me lembram estes pombinhos. rs.

Eu ia falar sobre mais dois livros, mas vou deixar para outro dia para que o post não fique muito grande.

*Eu troquei a música "Keep Holding On" por "Can't fight this feeling", pois estava ouvindo o CD e vi que tinha me esquecido dela...

10 comentários:

  1. Puxa!!! Dani q bacana, eu não abstraio a música ou qualquer som durante uma leitura.No início o som aparece e depois vai sumindo q se alguém falar comigo eu não consigo ouvir, até q me desligo da leitura. Portanto podem fazer o barulho q for...embora dependa do momento.É fantastico isso, pq eu não consigo ser uma mulher polvo,por assim dizer, fazer muitas coisas de uma vez só...essa dificuldade eu tenho...rs. bjus

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Quero muito ler Jogos Vorazes, todo mundo falando extremamente bem.
    E nunca penso em músicas ao ler. Não sei porque.
    Gosto de ler em frente à TV, vai entender essas manias de leitor.
    Ainda quero ver Glee.

    Beijão
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Meu, acho que todo mundo que vê Glee passou pela fase "só ouço isso, socorro!". Mas é legal mesmo *-* Eu fico longe das músicas pq acho que se ouvir uma vou ouvir todas de novo over and over again xD

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Daniela, que legal ter uma trilha sonora para suas leituras. Eu não consigo ler ouvindo música, mas consigo me desligar em meio a barulhos quando leio algo interessante. Fale mais sobre suas trilhas sonoras. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Dani,

    Eu adoro Glee!!!
    Adoro I'll stand by you, que ficou linda na voz do Corey.

    Não posso dizer muito, pois não ouço música quando leio, pelo contrário, quanto mais silêncio melhor, independente do tipo de leitura.

    Leio em ônibus e metro mesmo com barulho, mas acabei acostumando.

    Não sei aí em SJC, mas aqui no Rio tem um pessoal que tem a mania de ouvir rádio, música ou até ver tv digital no celular no ônibus e no metro sem fone de ouvido!!!! Nossa, eu fico pra morrer! Me dá um ódio.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Dani, amei o post, sério!
    Eu sou apaixonada pelo Glee, principalmente por amar musicais *----* As músicas da série são lindas demais!
    Vou começar a ler Jogos Vorazes >.< Tomara que seja tão bom quanto todo mundo está comentando *---*
    Mas eu geralmente ouço música quando estou lendo fanfics, e não livros =P
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Ai, Dri! Essa mania do povo de ficar ouvindo música alta no ônibus não acontece só aí no Rio, não. Em SP e no interior - como SJC - tb! Eu detesto!!! Afinal, não sou obrigada a gostar da música que fulano gosta e vice-versa. =/

    ResponderExcluir
  9. Não sabia q a série Glee tinha um livro, cara eu sou muito louca pela série, vou procurar o livro.

    Seu blog é bem legal, parabens.

    http://partesdeumdiario.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Luana, Glee não tem um livro não... Pelo menos, não que eu saiba... Eu estava ouvindo Glee qdo lia um livro chamado "Jogos Vorazes" e agora toda vez q escuto as músicas lembro do livro... É sobre isto q se trata o post... Bjo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)