sábado, 5 de junho de 2010

"Calafrio" de Maggie Stiefvater


Sinopse: Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo.
Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido.
Primeiro livro da série Wolves of Mercy Falls, Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são.

"Folhas sem brilho, de laranja meio marrom, secas e mortas, agarravam-se aos galhos e oscilavam ao vento, esperando a rajada que as derrubaria no chão. Era isso o que Sam era: transitório. Uma folha de verão agarrando-se, o máximo que conseguisse a um galho congelado".  (página 181)

Um livro de extrema sensibilidade e delicadeza, assim que o poderia descrever em poucas palavras. A autora possui uma forma muito especial de escrever e descrever os cenários e personagens. A narrativa que alterna entre os protagonistas - Sam e Grace - deixa a história ainda mais interessante por mostrar a perspectiva - e os profundos sentimentos - de cada um dos dois. Fiquei apaixonada pela forma como Maggie escreve.
Apesar dos personagens principais serem adolescentes, a história não gira somente em torno do ambiente escolar e dos problemas típicos da idade, o que - para mim - foi um alívio, pois já estou um tanto saturada desse "modelinho" de história. Os personagens são mais maduros e a história se passa mais fora da escola - um ou outro momento dentro -, por isso não há aquelas descrições de aulas e professores, e etc, que seria uma perda de tempo. A autora foca toda a história em Sam e Grace e na luta para ficarem juntos, e aproveitarem o que parece ser o pouco momento que possuem.
O livro é um tanto melancólico e possui um tom dramático, com um ou outro diálogo com toques de humor; possui também algumas cenas com leves toques de suspense. A história de Sam é trágica, e Grace é solitária - apesar das amigas e família. Os dois formam um belo casal. O desfecho da história deixou um gostinho de "quero mais" e mal vejo a hora de ler a continuação. Um livro belo e, sem dúvida, recomendado!

10 comentários:

  1. eita!!
    acabei de comentar no blog Acordei com vontade de ler que adorei o livro *-* e vou ler (adicionado no skoob http://www.skoob.com.br/usuario/mostrar/67135) coincidência não =D
    ele parece ser tão fofo...

    ResponderExcluir
  2. amei este livro, como vc sabe ganhei da livia, muito lindo tem a resenha dele lá no meu blog, não contei muito pos acho que as pessoas, devem ler, a tem selinho especil da amigo pra vc lá no meu blog bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou um pouco cheia do modelinho rsss se é diferente então é um a considerar, adorei a resenha ... com opinião e sem spoiler :)

    Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Também acho resenha de spoiler o que há.... da pra ler tranquila haha parabens

    ResponderExcluir
  5. ainnn, que vontade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi Daniela! É um prazer conhecer o seu blog! Vou deixar meu email, assim conversamos sobre livros: bruna@brunalongobucco.com
    Super beijo!!!

    ResponderExcluir
  7. já tinha ouvido bastante sobre esse livro, mas faltou iniciativa para ler :/ ... agora q foi lançado aqui no Brasil é muito mais fácil ;P

    ResponderExcluir
  8. Ei Dani,

    Estou super curiosa para ler este livro e gostei muito da resenha.

    bjoo

    ResponderExcluir
  9. Eu não conheçia esse livro, mas agr fiquei doidaa pra ler! Super interessante a estória! Vou add na lista do skoob! :D

    beijinhosss e uma semana maravilhosa! =*

    ResponderExcluir
  10. Estou louca pra ler esse livro. Ele esta na minha relação de livros para ler!!!
    BJos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)