terça-feira, 23 de março de 2010

"Sangue de tinta" de Cornelia Funke

"- Não! - ela sussurou - Não. Foram somente palavras bonitas. Só que o meu pai não é feito de palavras de Fenoglio, e sim de carne e osso.
- E daí? O que isso tem a ver? - Farid puxou sua mão do rosto molhado de lágrimas. - Talvez tudo seja feito de palavras. Olhe para mim. Belisque-me. Por acaso sou de papel?
Não, ele não era. E, embora estivesse chorando, Meggie teve que sorrir quando ele a beijou." (pág. 292)

Sou eu, você e todo o mundo feitos de palavras? Não somos apenas uma história contada por um livro que alguém lê? Será que dentro de cada livro não existe seres tão reais quanto nós, feitos de sangue de tinta, carne de papel? Quando alguém nos diz que "está escrito", não estará mesmo? "...certamente não acreditaria que existem palavras que podem definir um destino, palavras que eram como caminhos invisíveis dos quais não havia como escapar". (pág. 463) Durante o decorrer da história a autora trata sobre o poder das palavras; sobre como elas podem mudar uma vida, um destino; o quanto elas são poderosas e poucas pessoas se dão conta disso. Com as palavras, novos universos são criados, sonhos podem ser vividos e realizados, e a própria realidade pode ser transformada. Você acredita nisso? Eu acredito. Tudo parece real e possível com a leitura deste livro, pois Cornelia Funke cria "O mundo de tinta" de forma tão magistral - tudo tão bem escrito e descrito -, com uma história tão desejável de ser verdadeira que ela realmente se torna real durante a leitura, com a sensação de que, talvez, sejamos também de tinta e papel.

Melhor que descobrir ser capaz de trazer seus personagens favoritos para a realidade, não seria ter o poder de se transportar para dentro do seu livro preferido?
Meggie - que no primeiro livro descobriu possuir o dom de seu pai para trazer personagens de livros à realidade - neste segundo livro da trilogia "Mundo de Tinta" faz algo que nenhum outro possuidor de tal dom, nem mesmo o seu pai "Língua Encantada", é capaz: Meggie lê a si mesma para dentro do livro "Coração de tinta" junto com Farid e Gwin - a marta.
Reacheado de aventuras em um universo completamente mágico, Meggie aliada ao Dedo Empoeirado - que por razões não muito claras (por amor à Resa? por sentimento de culpa? ou por Farid, seu filho de consideração?) deixa de ser o personagem que só pensa em salvar sua própria pele para se tornar um herói até as últimas páginas. A propósito, não se esqueçam de preparar os lenços para as últimas páginas!
Além de tudo isso, neste segundo livro surge um doce romance entre Meggie e Farid, além é claro, de falar sobre o amor entre pai e filha, ou entre filho e pai de consideração. Sem dúvida, um livro imperdível para quem gostou ou não do primeiro livro da trilogia. Quem não gostou muito do primeiro, vai gostar demais deste e quem gostou, vai amar este segundo livro. Simplesmente fantástico! Uma verdadeira obra-prima!

Nota: 5/5 - Excelente!




Agora, vou torcer para que lancem a continuação do filme, com o Brandon Fraser, é claro! Adorei que a Cornelia Funke tenha dedicado este segundo livro para ele!

5 comentários:

  1. Nunca um livro me levou tão ao êxtase quanto esse, é simplesmente perfeito! *_____*
    E o Farid e a Meggie são perfeitos \o/
    Tô muito ansiosa para o terceiro livro e para um segundo filme também (ainda que o primeiro não tenha seguido a risca o livro eu gostei por que me deu um ponto de vista diferente da mesma história...E Claro qualquer filme com o Brandon Fraser é perfeito). O livro é ótimo e tá no meu top 10 de livros.

    pS: foi por causa dessa série que achei o seu blog Daniela.( que por sinal entro todos os dias e adoro \o) Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ei Dani!

    O blog "O que elas estão lnedo!?" está com sorteio. Como você é seguidora viemos correndo te contar! Vá lá e escolha o livro que quer ganhar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adoreiii sua resenha!!! Os comentários sobre as palavras e seu poder foram ótimos. Como vc sabe, eu ainda lerei esse livro e espero não passar desse ano.

    Li em um blog, que o terceiro livro será ou foi lançado lá fora. O nome é MORTE DE TINTA! Eu acho... rsrsrsrs!!!

    Bjjjs!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Nossa, eu quase quis copiar sua frase sobre pessoas e livros pra colocar no meu perfil do orkut! HUAHUHAUHUAHUAHUUHA
    Quero muito ler Coração de Tinta, pra depois pegar Sangue de Tinta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Parabens pelo blog hoje eu o descobri e de agora em dia serei mais um seguidor.

    Eu, infelismente, não li, só assisti, mais eu to loko pra comprar a trilogia...

    Até
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)