domingo, 14 de março de 2010

A princesa leal, Philippa Gregory

"Seu destino já estava traçado: tornar-se rainha da Inglaterra"

Catarina de Aragão: filha de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, infanta da Espanha, princesa de Gales e posteriormente rainha da Inglaterra.
A caçula dos filhos dos reis da Espanha foi prometida aos três anos de idade ao príncipe Artur, filho do rei Henrique VII da Inglaterra. Nasceu e cresceu em um acampamento, em uma época de guerra, quando a Espanha lutava contra os mouros e liderava uma cruzada em 'nome de Deus' e pela 'fé cristã', praticamente liderada por sua mãe.
Desde pequena Catarina foi preparada para tornar-se rainha. Com 15 anos, parte para Inglaterra e casa-se com Artur, porém alguns meses depois encontra-se viúva. Alegando que Artur era impotente e que o casamento jamais foi consumado, Catarina visa casar-se com o próximo herdeiro ao trono, o mimado príncipe Harry (Henrique VIII), seis anos mais novo do que ela.
Longos sete anos de espera se passam, praticamente esquecida na Inglaterra, sem ajuda financeira de seus pais ou do rei Henrique VII, Catarina quase não tem mais esperanças quando finalmente casa-se com Henrique VIII e tornar-se o que por toda sua vida foi criada para ser: rainha.
Philippa Gregory nos apresenta um romance histórico envolvente e gostoso de ler.

Considero a parte em que Catarina está casada com Artur um pouco cansativa - um tanto sem grandes emoções, apesar das interessantes narrativas da personagem ao marido sobre sua vida na Espanha - mas apesar disso, o livro é fantástico. Três pontos que destacam o livro: abordar o primeiro casamento de Catarina e sua vida na Espanha. E, a mudança de narração durante a história, entre a primeira e terceira pessoa, que deixa a leitura ainda mais interessante. É difícil não se imaginar na pele de Catarina quando tão novinha deixa sua casa, sua mãe, seu país para viver com um menino que não conhece em um país com costumes diferentes. Além da sua tamanha responsabilidade. Eu adorei conhecer um pouco sobre a história de Catarina e de luta e, principalmente, obstinação em alcançar o que acredita lhe pertencer: trono da inglaterra.  Recomendassímo!!! E, logo quero ler "A irmã de Ana Bolena", assisti ao filme ("A outra") e amei, acredito que irei amar o livro também! Nada me fascina tanto quanto a história de Henrique VIII e suas esposas.
 
Nota:5/5
 
Demais livros publicados no Brasil da autora:
A princesa leal
A irmã de Ana Bolena
A herança de Ana Bolena
O amante da virgem
O bobo da rainha

Selinho:


Recebi este selinho da Dominique - que possui um super blog que eu adoroo: Livros, filmes e música; e repasso aos blogs - que também adoro!

9 comentários:

  1. Já li outros livro da autora sobre os Tudor, mas esse ainda não li.. tenho a maior vontade! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro!
    Adoro a série tudor's! E acho que esse livro faz meu tipo...
    beijos

    Lili

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica,vou procurar o livro! Também gostei do filme A Outra e adoro romances épicos.Quero ler o romance espírita de Joana Darc, que me fascina muito

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Ah, adorei o selinho! Muito lindinho mesmo,brigada!

    ResponderExcluir
  5. Ah parece muito bom, pois eu também adoro a série The Tudors, também gostei de A outra - essa parte da história é muito legal (não que o resto não seja claro ;))

    Muito obrigada pelo selo, eu também adoro o seu blog.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Ei Dani,

    Sou doida para ler este livro mas ainda não deu tempo nem sobrou $ rsrs
    Está na lista bjoo

    ResponderExcluir
  7. Para completar minha coleção da Série Tudor, somente falta esse livro. Eu sou apaixonada pelo filme 'A outra' e os outros que falam sobre Elizabeth. Ainda não peguei nenhum para ler, mas irei pegar em breve...

    Bjjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Daniela!
    Gostei bastante do seu blog, viu! Já estou te seguindo e te linkei no meu:
    http://escrevendoloucamente.blogspot.com

    Ah, by the way, também sou Tiemi!
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  9. Amei vc comentar sobre A Princesa Leal , porque este é um dos meus livros favoritos da vida inteira , além do que a Philippa Gregory pra mim é a Rainha incontestavel dos livros de romance historico da Inglaterra...Mas na minha opiniao entre os livros dela nenhum supera A Irma de Ana Bolena e depois dele a Herança de Ana Bolena , o filme A Outra é muito mas muito ruim quando comparado ao livro ...


    ps.desculpa a falta de acentos ,os teclados daqui nao tem acentuaçao da lingua portuguesa...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)