domingo, 28 de fevereiro de 2010

Morre aos 95 anos o bibliófilo José Mindlin

Morreu na manhã deste domingo, em São Paulo, o bibliófilo José Mindlin. Ele tinha 95 anos e estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein. A morte foi causada por falência múltipla de órgãos.

Em 2006, Mindlin entrou para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira número 29, antes pertencente ao historiador e escritor Josué Montello.

José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Mindlin foi dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que começou a formar aos 13 anos e, no ano passado, doou cerca de 45 mil volumes, entre coleções e folhetos, para a Brasiliana USP, no campus da universidade, em São Paulo.

"A gente passa, os livros ficam". Esta era uma das frases célebres de José Mindlin. Em entrevista à Folha em 2004, época em que lançava o livro "Memórias Esparsas de uma Biblioteca", Mindlin se definiu como um "compulsivo patológico" na arte de colecionar livros. Aos 13 anos, começou a formar a biblioteca que reuniu mais de 35 mil títulos ao longo dos anos em sua casa.

Questionado sobre se existia um livro preferido em meio a tantos que colecionava, Mindlin disse que uma das características da bibliofilia era a poligamia. "Não há como dizer prefiro este ou aquele", afirmou.
Entre os destaques da sua coleção particular estavam a versão original de "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, a primeira edição de "Os Lusíadas", de Camões, e outras primeiras edições, como as de "O Guarani", de José de Alencar, e "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo.
"Eu passei 15 anos atrás de um exemplar de 'O Guarani'. Soube que estava com um grego, mandei muitas cartas a ele, que nunca respondia. Estava em Paris quando um livreiro me disse que estava com esse grego. Depois de muitas idas e vindas, o livro está comigo", disse em 2004.

(fonte: Folha OnLine)

6 comentários:

  1. Que triste, mas parece que teve um longa e boa vida.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Tem selinho para você lá no meu Blog.
    Link direto: http://livrariaoutubro.blogspot.com/2010/02/selos-selinhos.html

    Em março/2010 sorteio de um livro no meu blog. Participe!

    ResponderExcluir
  3. Oii Dani!
    Que triste que ele tenha morrido..
    Ele tinha uma coleção e tanto de livros, e concordo com ele.. não há como escolher um livro SÓ para ser seu preferido!!
    Que ele tenha muita paz! :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que triste :( quando eu "crescer" quero ser que nem ler, ter uma mega e linda coleção de livros *--*

    Espero que ele esteja com Deus.

    Bom Domingo Dani.

    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi a reportagem falando sobre o falecimento de Mindlin e sobre sua significatica contribuição a literatura nacional.As pessoas ficam triste com a morte dele - e isso é absolutamente compreensivo -mas,fico sobretudo feliz com a vida dele.Vida que se dedicou a produtividade,a olhar para o próximo.O que ele fez foi compartilhar seus tesouros com a sociedade.Deveríamos pensar em como viver melhor,pois a morte só é uma passagem.Que possamos viver de forma produtiva e generosa como seu José e não termos motivos para futuros arrependimentos :D

    ResponderExcluir
  6. Ué, eu não deixei comentário? =/

    Podia jurar que eu tinha comentado... tô ficando biruta.

    Pois é, Dani, perdemos um ícone da literária, um democratizador e incentivador do livro. Admiro muito José Mindlin. ;)

    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)