segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Filme "Sherlock Holmes" de Guy Ritchie

Fui ontem ao cinema e eis a minha opinião sobre o filme:



Para variar, a adaptação de Sherlock Holmes está à La Hollywoodiana, cheia de clichês, um Sherlock evidentemente ‘apaixonado’, emocionalmente instável, que muito utiliza sua força bruta – condições que não condizem ao personagem de Sir Arthur Conan Doyle. Não sou ‘expert’ quando o assunto é este famoso detetive e seu companheiro Dr. Watson, afinal tenho apenas no meu ‘currículo’ duas obras e um conto lidos do Sir Arthur Conan Doyle sobre o mestre detetive. Segundo minhas pesquisas o filme não foi baseado em nenhuma obra específica - o que há é uma ou outra referência a um ou outro conto -, mas qualquer um que leia uma história de Sherlock Holmes notará como o personagem se encontra deturpado no filme de Guy Ritchie. O que, confesso, não me incomodou tanto já que Robert Downey Jr fez um excelente trabalho como protagonista.

Apesar de tudo, o filme tem seus pontos fortes para quem não assistir fazendo comparações: os atores estão ótimos em minha opinião - tanto Jude Law como Dr. Wason quanto Robert Downey Jr. como Sherlock Holmes - este último com um tom cômico que dá ao filme um toque hilariante. Quem gosta de ação também vai gostar, pois o que não falta é uma boa briga - porém com cenas de lutas em câmera lenta, utilizadas para demonstrar o raciocínio de Sherlock, que seriam desnecessárias com um bom roteiro e que são um tanto grotescas -, além dos planos mirabolantes do herói para capturar seu assassino que no caso do filme não é nenhuma surpresa, todos sabem desde o início quem é. Um excelente trabalho foi feito para caracterizar a época, com cenário e figurino, além da impecável trilha sonora de Hans Zimmer. O filme, em si, teria tudo para ser perfeito senão o detalhe da trama batida que parece longe de estar à altura de mais famoso detetive da história com um roteiro de um modo geral um tanto falho e, especialmente, em seu “grand finale”.


Minha intenção não é desmotivar ninguém a assistir ao filme. Como eu disse, tem seus pontos fortes, e apesar de tudo eu gostei, sim! E recomendo! Afinal, Sherlock Holmes é Sherlock Holmes e ponto. E que venha o próximo filme, como pelo jeito virá!



Estou preparando as resenhas das obras que li do Sir Arthur Conan Doyle, e logo postarei por aqui! Será uma semana “especial” Sherlock Holmes! rsrs.


4 comentários:

  1. Muito bom,Daniela.Com certeza quero conferir o filme para realizar minha análise.O que mais gostei de saber,é que,a trilha é de Hans Zimmer,que adoro!

    ResponderExcluir
  2. Ontem, fui ver Sherlock com algumas amigas e adorei. Realmente, a relação dos atores Jude Law e Robert Dowey Jr. foi bem harmoniosa, fazendo ambos um excelente trabalho. Apesar de algumas cenas, excessivamente nojentas, eu adorei o filme.

    Ei, Dani, quando fizer sua resenha sobre os livros que vc leu, coloque tb os títulos dos livros que Conan escreveu sobre Sherlock. É uma grande curiosidade minha.

    Um grande beijoooo!!!

    ResponderExcluir
  3. aaah, eu amei esse filme!! :)
    Adorei o Sherlock, Watson e a Adler!!
    Foi muito engraçado, e eu adorei as cenas em camera lenta hahaha :D
    beijos!
    aah, os episódios deram certoo! :) Eu baixei o primeiro, mas to viajando agora, e a net é pessima, qndo eu volta eu vo termina de baixar! Brigada de nvooo! :D

    ResponderExcluir
  4. Sim, meninas, eu tb gostei bastante, mas ainda acho que poderia ser melhor... Talvez se realmente fosse baseado em uma obra de Arthur Conan Doyle, quem sabe. O que mais vale a pena é ver o Robert Downey Jr, ele está fantástico! Arrasou! Fez um excelente trabalho! rs.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)