As férias estão aí e o que mais gosto de fazer nesse período é assistir a filmes e ler muitos livros. Agora vou ter bastante tempo para desfrutar de minhas atividades favoritas - pelo menos até dia 24 de janeiro. Como uma apaixonada por livros, só poderia me causar prazer vê-los citados por minha outra paixão: a sétima arte! Por isso, quebrei minha cabeça para lembrar o máximo possível de filmes e séries que citam - mesmo que por um breve momento - algum livro. Lógico que obtive ajuda! E agradeço às meninas da comunidade do orkut: “Mulheres que gostam de ler” pela força. O que consegui foi não foi muito, mas já nos ajuda a refrescar a memória:
O filme "A casa do lago" além de citar "Persusão" de Jane Austen, cita também o clássico de Dostoiévski, "Crime e Castigo". O filme "Mensagem para você" traz como livro favorito da personagem de Meg Ryan, "Orgulho e Preconceito" também de Jane Austen, que é comentado no filme "O diário de Bridget Jones" que por sinal é quase uma "versão moderna" do livro. Até o protagonista tem o mesmo sobrenome do famoso personagem do livro, o Sr. Darcy. Há também “O clube de leitura de Jane Austen” que obviamente fala sobre as obras da escritora.
Em "Três vezes amor" a personagem April tem uma coleção do livro "Jane Eyre" de Charlotte Brontë, pois procura por um exemplar perdido que seu pai lhe deu. E "O morro dos ventos uivantes" de Emily Brontë é citado no filme "A proposta".
Em um dos meus filmes favoritos - "Cidade dos Anjos" – comenta-se sobre "Paris é uma festa" de Ernest Hemmingway.
"O amor nos tempos do cólera" de Gabriel Garcia Marquez aparece em outro filme que eu adoro "Escrito nas estrelas". O personagem de John Cusack procura por este livro para encontrar uma moça que conheceu em uma véspera de Natal; o mesmo livro é citado em Gossip Girl, que, a propósito, fala também sobre "A era da inocência” de Edith Wharton no episódio chamado "The Age of Dissonance".
A série “Gilmore Girls” é recheada de citações literárias, tantas que mal me lembro de todas. Algumas são: “Oliver Twist” de Charles Dickens, “A redoma de vidro” de Sylvia Plath, "Anna Karenina" de Tolstói, e “Moby Dick” de Herman Melville. Este último também aparece em um episódio da série “The mentalist”.
Outro filme que gosto “Amor e Inocência” cita o livro “Tom Jones” que fiquei curiosa por ler.
Em “O diabo veste Prada” a personagem procura pelo manuscrito inédito de “Harry Potter”; “Dogville” cita “As aventuras de Tom Sawyer” de Mark Twain; “Meu primeiro amor” cita “Guerra e Paz” de Tosltói.
Lembro-me também que no filme “10 coisas que odeio em você” além de Shakespeare, fala-se sobre “O sol também se levanta” de Ernest Hemmingway.
As obras de Shakespeare também aparece em diversos filmes, lembro-me de “Razão e Sensibilidade” – uma adaptação da obra de Jane Austen em que o personagem John Willoughby lê o soneto 116 para Marianne Dashwood. O clássico “Romeu e Julieta” aparece em “O homem da casa” e “Lua Nova” (pelo menos foi o que me disseram, ainda não assisti a este filme!). Na série Skins é citado “Hamlet”.
O livro “O apanhador no campo de centeio” aparece em “Teoria da Conspiração” e no filme “Capítulo 27” que fala sobre o assassino de John Lennon; “Madame Bovary" aparece em “Pecados Íntimos” com Kate Winslet.
“O grande Gatsby” é dito como o livro favorito do vampiro Stefan da série “Vampires Diaries”. A minha série favorita, “Friends”, possui um episódio que fala sobre o livro “Mulherzinhas” de Louisa May Alcott e “O iluminado” de Stephen King, e em LOST também há várias citações como o livro – que eu amo! – “Grandes Esperanças” de Charles Dickens e “Ratos e Homens” de John Steinbeck.
Em “As horas” aparece o clássico de Virginia Woolf “Mrs. Dalloway”; o filme "O leitor" - que adorei! - entre tantos outros cita "O amante de Lady Chartterley" de D. H. Lawrence, "A dama do cachorrinho" de Tchékhov e "Odisséia" de Homero. E, finalmente, o filme “Coração de tinta” cita, também entre tantos, “As mil e uma noites” e “O mágico de Oz”.
Ufaaa... Acho que é isso. Aceito sugestões se alguém lembrar mais! Lógico, há também livros que citam livros, livros citados em músicas... Mas fica para uma próxima postagem!
Ualllllllllll! Que memória. Com certeza, Shakespeare e Jane Austen são campeões de citações em filmes, assim como Emily Bronte. Acho que vc esqueceu de citar o filme "Um amor para recordar", onde eles encenam Shakespeare.
ResponderExcluirAdoreiiiii o post! ;)
Verdade, Dominique! Sabia que eu tinha esquecido alguma coisa...rsrs.
ResponderExcluirsó uma correção, no filme "três vezes amor", April tem uma coleção do livro 'Jane Eyre", da Charlotte Bronte, que é irmã da Emily.
ResponderExcluirNossa, é verdade! Muito obrigada! Vou corrigir.
ResponderExcluir