Resenha:
Pip é um menino órfão criado por sua irmã mais velha, Mrs. Gargery e seu marido Joe – um ferreiro simples e humilde. Encontrava-se resignado aos passos de Joe, com um futuro como ferreiro até conhecer Miss Havisham e sua filha adotiva Estela, por quem Pip se apaixona. Miss Havisham que após ser deixada pelo noivo no dia de seu casamento vive trancafiada em sua casa, onde o tempo parou – os relógios marcam o horário em que seu coração partiu, o bolo e os preparativos da festa e Miss Havisham ainda com seu vestido de noiva, tudo estava como no dia de sua grande decepção ocorreu -, agora cria Estela para se vingar, para partir o coração de alguém como o seu foi quebrado.Por se sentir rebaixado por Estela, Pip, sente vergonha por seu futuro como ferreiro, por sua família e seu grande amigo Joe e seu grau de instrução, e começa alentar esperanças em um dia tornar-se um cavalheiro. Um dia sua grande esperança é financiada por uma pessoa que prefere manter-se no anonimato e Pip deixa Joe, Biddy, a cidade onde nasceu para se submeter às regras da aristocracia inglesa. Assim, a vida de Pip muda completamente.
Nunca antes degustei tanto um livro. Li sem pressa, deixando-me envolver e transportar para dentro do cenário um tanto melancólico que Dickens magistralmente criou, não desejando que chegasse ao fim. Dickens descreve muito bem os júbilos e ansiedades seguidos de receios, sofrimentos, todo desalento que a expectativa de uma mudança tão desejada que ocorre mas com a conseqüência de deixar para trás pessoas queridas. Com Pip como um herói cheio de defeitos e Estela como uma quase anti-heroína, Dickens constrói uma história de amor que soa adulta, apaixonada.
Da metade para o final a história torna-se mais emocionante, e Dickens criou um incrível desfecho ao livro. Chorei e também ri ao acompanhar toda a vida de Pip. Criei diferentes graus de vínculos com cada personagem: Pip, Joe (em especial), Estela, Biddy, Miss Havisham, o condenado Magwitch... Vou sentir saudade, mas conforta saber que o livro está ali na estante a um braço de distância para saciar minhas 'grandes esperanças'.
Charles Dickens:
Charles John Huffam Dickens, nasceu em 07 de feveiro de 1812 em Portsmouth - uma cidade do Hamphire, na Inglaterra - e faleceu em 9 de junho de 1870 aos 58 anos.
No inicio da carreira, Dickens utilizava o pseudonimo de Boz, e apesar de suas obras não serem muito realistas para os parâmetros atuais, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.
Algumas de suas principais obras:
- Grandes Esperanças
- As aventuras do Sr. Pickwick
- As aventuras do Sr. Pickwick
- David Copperfield
- Olivier Twist
- Um conto de Natal
E outros.
E outros.
Pretendo logo postar mais detalhes da vida de Dickens por aqui, assim como as resenhas de suas outras obras. Aguardem!
Adaptações cinematográficas:
Versão de 1998
Ficha técnicatítulo original:Great Expectations
gênero:Drama
duração:01 hs 51 min
ano de lançamento:1998
estúdio:20th Century Fox
distribuidora:20th Century Fox Film Corporation
direção: Alfonso Cuarón
roteiro:Mitch Glazer, baseado na obra de Charles Dickens
Elenco:Ethan Hawke
Gwyneth Paltrow
Chris Cooper
Anne Bancroft
Robert deNiro
Trailer
Versão de 1946
Ficha técnica
Direção: David Lean
Roteiro: Charles Dickens (romance), Anthony Havelock-Allan, David Lean, Cecil McGivern, Ronald Neame
Gênero: Drama
Origem: Reino Unido
Duração: 118 minutos
Tipo: Longa-metragem
Elenco:
John Mills
Valerie Hobson
Bernard Miles
Francis L. Sullivan
Jean Simmons
Trailer
Nossa Dani, eu amei seu blog.
ResponderExcluirEu amo Charles Dickes, Jane austen entre outros.
Tenho até séries da BBC, das obras de Charles Dickens.
Dá uma passada lá no Coffie & Movies.
Estou fazendo uma promo, muito legal:
http://coffieandmovies.blogspot.com/
Deus, eu amooo esse livro e esse filme!! eu so apaixonadaa :DDD
ResponderExcluirlii e reli esse livro, e não me cansoo! hahahaha
vcc tb gosto de Coração de Tintaa!! Ah, adorooo tbb :DDD
voo te segui, adorei seu blog, beejos ! ;)
Oieeeeee......ofereci um selinho fofo pra vc lá no meu blog. Passa lá pra pegar!
ResponderExcluirbeijinhos!