sábado, 12 de março de 2011

"Casa Glass" de Rachel Caine


Claire Danvers tem apenas 16 anos (quase 17!), mas já está cursando o primeiro ano da Universidade Texas Prairie, conhecida como TPU, na cidade de Morgaville, Texas. Não que ela não tenha sido aprovada em outras universidades mais renomadas como Yale, Caltrech e MIT, mas seus pais de jeito nenhum a permitiria ir para faculdades tão distantes com a pouca idade que tinha! O plano era que assim que tivesse idade suficiente poderia ser transferida para qualquer outra faculdade que quisesse.

Desde que chegou a Morgaville a vida de Claire não tem sido nada fácil. Faz apenas um mês e meio que ela está na TPU e já possui algumas inimigas, das mais temíveis que poderia arranjar. Liderada por Mônica Morrell, o grupo das populares estão perseguindo Claire desde que ela fez com que Mônica parecesse burra (o que não deixa de ser verdade) em frente dos caras gatos que ela e seu grupinho paqueravam. Claire estava apenas passando por eles quando ouviu Mônica se referir a Segunda Guerra Mundial como “aquela guerra chinesa ridícula” e claro que quando Claire por puro reflexo a corrigiu, Mônica a odiou no mesmo instante. Desde então a vida de Claire não tem sido fácil, mas as coisas começaram a ir longe demais: Mônica e suas amigas demonstram ser inimigas mortais quando a empurram pela escada e a ameaçam matar. Percebendo que não pode continuar ali, ela decidi procurar outro lugar para morar e descobre no jornal local uma casa cujos integrantes procuram por mais uma moradora para dividir as despesas.

“Aluga-se quarto individual em casa com mais de três pessoas, enorme casa antiga, privacidade assegurada, aluguel razoável e mobiliário completo” diz o anúncio.

Pega um táxi e ao chegar, depara-se com uma grande casa que parece sair de set de filmagem sobre a Guerra Civil, com grandes colunas e ampla varanda. Pensa então ser uma péssima ideia a que teve, eles não iriam aceitá-la, pensariam que era uma louca, de olho roxo e toda machucada por conta da briga e queda da escada, e começa a chorar sem saber o que fazer e para onde ir, tudo que sabe é que não pode voltar ao dormitório da universidade. É quando uma garota gótica para para perguntar se ela está bem e que por coincidência é uma dos moradores da Casa Glass. Eve a convida a entrar e logo se entusiasma em ter Claire – mais uma garota – na casa. Ela apresenta Claire a Shane e os dois parecem aprová-la como nova moradora, porém a palavra final é de Michael por ser o dono da casa. Mas somente ao anoitecer que ela poderá conhecê-lo, já que Michael dorme durante todo o dia e passa a noite toda acordado.
Quando Michael a conhece não permite que Claire fique por ser menor de idade, porém a deixa passar algumas noites por lá até arranjar outro lugar para ficar. Todos ali sabem que ela está muito encrencada e conhecem bem a péssima reputação de Mônica e até onde sua maldade é capaz de chegar.

Contudo, os dias vão passando e Claire continua por lá e cada vez mais e mais envolvida emocionalmente – ela nunca teve amigos antes – e envolvida não só nos segredos da casa Glass e seus moradores como também de toda estranha cidade de Morgaville até que se torne impossível partir.

Ok, eu sei bem que apenas por ler esta sinopse você já tem “certeza” quanto a muita coisa. Mas não tenha. Muita coisa não será como você está pensando, ao menos assim o foi para mim durante a leitura.
Outra coisa, que acredito ser interessante esclarecer, é que sim, esta é mais uma história sobre vampiros, mas se você acha que encontrará algo a ver com “Crepúsculo” nestas páginas, saiba que se engana. Aqui os vampiros são tradicionais, cruéis, sedentos por sangue, porém tão discretos que até a metade do livro mal se percebe a presença deles.
O livro é bem legal, melhor do que eu imaginava, pois confesso que não tinha intenção de lê-lo até surgir à oportunidade de participar do BOOK TOUR da Editora Underworld (uma excelente iniciativa!), porém não vou mentir dizendo ser este o melhor livro que já li.
A leitura é fácil – você começa e mal percebe que então já chegou ao fim -, os moradores da Casa Glass são personagens bacanas, a história tem seus altos e baixos, às vezes emocionante e algumas vezes um tanto morno, mas não chega a ser chato. Há um desfecho instigante que me deixou, sim, com vontade de ler a continuação, e até teve uma pequena “literary crush”, pois é bem difícil não achar Shane um fofo! Entretanto, o foco da história não está em romances, ao menos neste primeiro livro da série, mas nos mistérios de Morganville e nas enrascadas em que a protagonista se encontra. E neste quesito que a história perde muitos pontos para mim, já que a protagonista irrita pelas decisões que toma ao longo da história. Para uma garota tão inteligente, ela faz muitas burradas, nunca ouve os conselhos de seus amigos, mas sempre precisa da ajuda deles para sair destas confusões.

Ainda assim, acho que vale a pena você ler e tirar suas conclusões – especialmente se for uma grande fã de histórias sobre vampiros.

Literatura Estrangeira
Título original: Glass Houses - The Morganville Vampires, Book 1
Editora: Underworld
Publicado em: 2010 / 1ª Edição
Formato: Brochura
Número de páginas: 288
Categoria: Ficção/ Sobrenatural
Idioma: Português
Nota: 3/5

6 comentários:

  1. Adoro vampiros do mal (sei que parece pleonasmo - rs). Mas é que os vampiros ultimamente estão sendo tããão bonzinhos que eu já estou com saudade dos vilões =p

    Também não estou muuuito empolgada para lê-lo, mas sei que vou acabar lendo (mais por influências)
    =D

    Beijã0!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Como a Celsina comentou, eu também estava com saudades de vampiros maus. Por isso fiquei interessada em ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sempre quiz ler essa série, já eu morro de vontade... hahhaha Não ressito a uma história sobrenatural! Mas pelo q vc falou, deve ser legal pelo menos... vou ver!
    Adorei a resenha Dani!

    bjuss

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente AMO essa série!! Já li todos há um tempos atrás em ebook e fiquei suuuper triste porque na época não havia nenhuma editora brasileira que parecia interessada na série... Então já viu, né? Quando vi que a Underworld ia lançar o livro dei um baita grito de alegria!! Com certeza essa é uma série que quero ter na minha estante, bem pertinho de mim!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Claire Danes?? que estranho rsss

    Estou curiosa para ler esse e já esta na estante, é bom saber que os vampiros demoram a aparecer. Adorei a resenha.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. UAhuHAUhUAHuha, Cláudia, escrevi errado o nome da protagonista, é Claire Danvers! rsrs. valeu pelo toque! =0)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)