terça-feira, 14 de setembro de 2010

"Jogos Vorazes" de Suzanne Collins



A história se passa em um futuro sem data anunciada em um cenário pós-apocalíptico. A antiga América do Norte - ou melhor, o que sobrou dela - agora é chamada de Panem, é dividida em doze distritos e governada pela Capital à ferro e fogo.
Katniss Everdeen desde que perdeu o pai há cinco anos atrás - quando tinha apenas 11 anos - cuida da mãe e da irmã mais nova, Prim, utilizando da caça clandestina - junto com seu grande amigo Gale - na floresta ao redor do Distrito 12, onde vive: o Distrito mais pobre de todos, onde as pessoas literalmente morrem de fome. Como se não bastante tanto sofrimento e tanta luta para sobreviver, os jovens dos distritos rezam para não serem os próximos a participar do sangrento jogo que a Capital promove anualmente como uma maneira de demonstrar todo o seu poder, demonstrar como jamais poderão se opor a suas ordens e a suas forças. "Jogos Vorazes" é um reality show onde há apenas um vencedor e cuja única regra é "matar ou morrer". Neste jogo há 24 participantes, um garoto e uma garota de cada um dos doze distritos, com idades entre 12 a 18 anos. A garota sorteada para representar o Distrito 12 é Prim Everdeen que possui apenas 12 anos, e sem suportar a ideia da possibilidade de perder a irmã neste jogo, Katniss decide ir no lugar da irmãzinha ao lado do sorteado Peeta Mellark, o filho do padeiro que jamais passou fome como Katniss - mas que já a salvou anos antes impedindo que ela morresse de fome - e que nem mesmo a família acredita na possibilidade de sobrevivência do jovem.
E, então, o pesadelo dos dois jovens está prestes a começar.

"A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando. Jogos Vorazes é surpreendente!" Stephenie Meyer

Meu primeiro contato com o livro foi na Bienal do Livro de São Paulo, quando uma amiga o viu entre tantos os outros e achou interessante. O que mais me chamou a atenção foi o comentário de Stephenie Meyer sobre a obra, entretanto como a capa, a sinopse e principalmente o preço não me atraíram de imediato, não comprei o livro. Quando pesquisei no skoob sobre ele, fiquei supresa com a nota alta e as resenhas muito elogiosas, e finalmente depois de muitos blogs por aí divulgarem o quanto o livro é maravilhoso, eu não resisti e comprei meu exemplar. Assim que o recebi não pensei duas vezes em deixar todas as outras leituras de lado, e digo que valeu muito, muito mesmo, a pena.
Logo nas primeiras páginas já percebi que Suzanne Collins sabe passar emoção em sua narrativa, transformando-a em verdadeiras cenas que fluem facilmente em nossa mente como em um filme. Cá entre nós, eu detesto quando um autor peca na falta de descrição, deixando "buracos" na minha imaginação ao descrever um lugar, situação ou personagem, e isso tende a acontecer em ficções como esta, com  o cenário futurístico, ou em livros de fantasia onde o autor recria todo um novo mundo.  Eu, honestamente, prefiro quando o autor peca pelo excesso. Contudo, em nenhum desses dois casos se enquadra a narração de Suzanne Collins que desenvolve suas descrições na medida certa o que torna a leitura ágil e extremamente envolvente.
Não posso deixar de comentar sobre a excelente construção dos personagens. Katniss é corajosa, mas têm seus momentos de fraqueza - adoro quando ela finalmente chora e diz que tudo que quer é voltar para casa -, em muitos momentos se sente emocionalmente confusa, pensando toda hora em Gale e sem saber se confia ou não em Peeta; ela luta com todas as forças para voltar para casa pela sua mãe e principalmente sua querida irmã, mesmo que isso signifique que tenha que entrar na armação de Haymitch e Peeta.
Já Peeta... bem, eu me apaixonei e depois me decepcionei para novamente me apaixonar e me decepcionar até finalmente terminar a leitura apaixonada por ele. Acho que fica evidente que nos sentimos emocionalmente confusa com relação a Peeta junto com a protagonista. Até o último momento não tinha certeza do que era real e do era apenas um jogo.
O romance que surge entre Peeta e Katniss torna a história ainda mais interessante, mas o livro nos traz muito mais: há muita ação, suspense, momentos violentos e sentimentos tensos e intensos. E, claro, momentos de tristezas e revoltas que sentimos por e com a protagonista.
E, exatamente como Stephenie diz, não há como fechar o livro e deixar de pensar, e pensar, e pensar... Pois este é um livro impactante e inesquecível!

Agora, um apelo:

POR FAVOR, EDITORA ROCCO, NÃO DEMORE UMA ETERNIDADE PARA LANÇAR O PRÓXIMO LIVRO!!!

Para quem não sabe, "Jogos vorazes" é o primeiro livro de uma trilogia, e para conhecer mais sobre cada um dos livros, deixarei o link em cada título de um blog cujas resenhas eu gostei muito e não contêm spoiler:

01. The Hunger Games ("Jogos Vorazes", 2010)

A trilogia foi inspirada no mito grego de Teseu e o Minotauro, para saber mais CLIQUE AQUI.

COLLINS, Suzanne. Jogos vorazes; tradução: Alexandre D'Elia. - 1ª edição - Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. Título original: The Hunger Games (vol. 01).

8 comentários:

  1. oi Dani! Adorei a resenha. Já havia escutado falar do livro, mas nunca parei para ler ou ver nada sobre ele.
    Depois de sua resenha fiquei com vontade de lê-lo...Mais um pra lista.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. OMG preciso ter esse livro! Se for trocar me avisa rsrsrs

    Eu quero muito ler!

    Adorei sua resenha Dani, o problema é que aguçou ainda mais a minha vontade de ler rsrs Mas, tá valendo ;)


    Beijosssss
    lili

    ResponderExcluir
  3. Meee, todo mundo falando dele... eu querooo!

    ResponderExcluir
  4. também quero muito ler esse livro,eu tbm só escuto falarem bem. Com essa sua drescrição então.
    Não suporto os livro que narram demais,gosto de livros de ficção,mas muito descritivo chega a enjoar, mas tbm com pouco descrição como vc falou fica o buraco na mente.
    Já li livros que são assim,o autor acerta legal na narração. Espero ler logo Jogos Vorazes tbm.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!
    Hoje no meu blog tem um selinho para você!
    Te indiquei como "Blog de ouro"!
    Espero que possa responder e publicar!
    Beijoos
    :)

    ResponderExcluir
  6. Agora que li sua resenha me interessei =O
    "os jovens dos distritos rezam para não serem os próximos a participar do sangrento jogo que a Capital promove anualmente como uma maneira de demonstrar todo o seu poder" (me lembrou muito um filme japonês que vi XD só que no filme morre todo mundo)
    Acabei de comprar o livro -.- Vou ir a falência assim, sério! hhahaha
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Chegou hoje. Chegou hoje. Mas minha extensa lista está de aterrorizar. Não consigo terminar nenhum livro. Aff.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ai ... que bom que o meu já esta aqui, parece demais e mesmo sem ter lido ... concordo com o pedido de não levar uma eternidade para lançar os próximos :) também prefiro descrições demais a de menos.

    Bjusss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)