domingo, 8 de agosto de 2010

"Crepúsculo" e "O sol da meia noite" de Stephenie Meyer

Eu tenho uma pilha realmente enorme de livros ainda não lidos, mas desde que assisti "Eclipse" - duas vezes! - fiquei com uma vontade enorme de reler os livros da série. Resolvi fazer um especial da saga, pois ainda nenhum livro havia sido resenhado aqui no blog. Para ler os posts deste especial CLIQUE AQUI.

"Crepúsculo" de Stephenie Meyer


Sinopse: Quando Isabella Swan se muda para a melancólica cidade de forks e conhece o misterioso e atraente Edward Cullen, sua vida dá uma guinada emocionante e apavorante. Com corpo de atleta, olhos dourados, vez hipnótica e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e impenetrável. Até então, ele tem conseguido ocultar sua verdadeira identidade, mas Bella está decidida a descobrir seu segredo sombrio.

Este primeiro livro da série é o meu favorito. Apesar de seus excessos de adjetivos e da Bella ficar a cada parágrafo dizendo o quanto Edward é lindo, perfeito, etc. - eu já entendi na primeira vez! -, há muitas partes deste livro que eu gosto muito, especialmente nos primeiros capítulos com os diálogos entre Edward e Bella que acho tão divertido, e as constantes mudanças de humor dele que demonstra toda sua luta interna com os conflitantes sentimentos entre o desejo de estar ao lado de Bella e o peso na consciência pela perigo desta decisão.
Bella é uma personagem até que bem tolerável para mim, talvez por termos tantos pontos em comum: desde o gosto literário (Emily Brontë, Jane Austen e Shakespeare!), a mãe excêntrica e de espírito jovem, não gosto de festas e não ligo para aniversário, detestava Educação Física na época de escola, até o fato de muitas vezes me sentir muito mais velha do que realmente sou. Só não sou propensa a acidentes como ela, graça a Deus, já que infelizmente não tenho um Edward - ou Jacob - para me salvar o tempo todo. Bella é a típica mocinha indefesa que sempre é salva pelo herói que, na verdade, deveria ser o vilão. Mas apesar de tão clichê, eu adoro cada vez que Edward a salva. Adoro a excessiva superproteção dele e sua obsessão - a ponto de passar as noites vendo Bella dormir e querendo estar o tempo todo a seu lado -, tudo isto em outro contesto - ou nas mãos de outro escritor - poderia se tornar algo doentio aos olhos de quem lê (talvez seja para algumas pessoas!), mas no livro de Stephenie Meyer se tornou algo extremamente romântico.
Nesta releitura eu não senti exatamente as mesmas sensações e nem com a mesma intensidade que na primeira vez que li "Crepúsculo", mas ainda assim finalizei a leitura suspirando... Como não podia ser diferente.
Quando vejo comunidades no orkut como uma que diz "Não quero um príncipe em um cavalo branco, quero é um vampiro em um volvo prata", penso em como Edward realmente é o novo príncipe encantado para esta nova geração...

"- Bella. - Seus dedos acompanhavam de leve o formato de meus lábios. - Eu vou ficar com você... Isso não basta?
Eu sorri sob a ponta de seus dedos.
- Basta por enquanto.
Ele franziu o cenho diante da minha tenacidade. Ninguém ia se render esta noite. Ele expirou e som era praticamente um grunido.
Toquei seu rosto.
- Olhe - eu disse. - Eu o amo mais do que qualquer coisa no mundo. Isso não basta?
- Sim, basta - respondeu ele, sorrindo. - Basta para sempre.
E ele se inclinou para encostar os lábios frios mais uma vez no meu pescoço."
(página 390)

"O sol da meia noite" de Stephenie Meyer

De todos os livros da saga "Twilight" este que nem sequer foi finalizado e publicado é, sem a menor dúvida, o melhor! Composto por somente 12 capítulos, este livro inacabado conta examente a história de "Crepúsculo" porém narrada por Edward. O livro não foi finalizado por Stephenie Meyer e não se sabe se e quando será.

A versão contada por Edward dá mais profundidade e maturidade a história. Seus sentimentos e sofrimentos são tormentosos, e sendo assim, viciante.

Eu, apesar de enxergar, sim, todos os defeitos da saga Twilight, ainda assim sou apaixonada por cada livro da série. Só o amor de Edward e Bella compensa qualquer crítica que se possa fazer sobre os livros. Mas devo dizer que se todos os livros seguissem a linha de narração de "Midnight Sun", feita pela perspectiva de Edward, seria muito melhor!


P.S.: O próximo livro, "Lua Nova", deve demorar um pouco para que eu faça a resenha, já que estou super atrasada com as leituras de Agosto.

11 comentários:

  1. Sabe q ainda não li e vi nada dessa série?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani!

    Eu adoro essa saga! Não li os livros de uma vez, ainda nem li Amanhecer, estou postergando a leitura...

    A leitura é mesmo viciante! Creio que Twilight provoca o sentimento de ame ou odeie. Há defeitos, sim, mas quem ama, releva. O triangulo amoroso irreal entre uma humana, um vampiro e um lobo mexe com o imaginário de qualquer um... quer dizer... de qualquer uma.

    Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto muito de romance,mas li toda a saga Crepúsculo,realmente eu não gostei tanto de Crepúsculo,prefiro o Eclipse.Pra falar a verdade eu não gosto do romance deles dois,acho meio Arg!! rsrsrs.Quando tinha a parte dos dois conversando nos livros,eu cheguei a desejar logo que passasse pra outra parte. Eu preferiria que ela terminasse a história com o Jacob. E também não aturo muito a Bella,ela é meio problématica, sério!! rsrs .Prefiro mais a Alice,gostaria que a SM escrevesse um livro da opinião da Alice,tipo desde os seus primeiros dias como vampira até se juntar a família Cullen. Com certeza eu compraria.
    Já ouvi falar desse O Sol da Meia Noite,mais nunca li ele,ainda mais que é da opinião do Edward,aquele sangue suga imundo!! aishaishais.
    Por favor Dani,não leve a mal meu comentário,mas é minha opinião,e tomara que ninguém me xingue aqui por causa do Edward. rsrsrs
    Bjão!
    o/

    ResponderExcluir
  4. Oi Dani! Eu reli a saga antes de ir assistir Eclipse e ela é viviante.
    Não gosto de Lua Nova, para mim o livro mais chato da saga, mas nem por isso deixei de reler...rsrsrs...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Nem vou comentar o quanto sou fã de Twi... Já li todos os livros 4 vezes #Doida
    Tbm li Midnight Sun, e AMEEEI. Temos mt mais noção de quanto é difícil para o Edward ficar perto da Bella e de quanto ele gosta dela. *-*
    Mega lindoooo

    =**

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post *---* e a resenha ^^
    Também sou muito parecida com a Bella, e com a parte do "propensa a acidentes" XD o que é horrível, pois estou sempre quebrando, me machucando e tropençando em nada ;D
    O blog está lindo!
    Se puder visitar o meu: http://leiturasdokokoro.blogspot.com/
    Se gostar e quiser seguir ;D
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. O 1º também é o meu favorito e me identifico com o que você disse - vejo todos os defeitos da história e assim mesmo gosto muito dela. Ela bem que podia deixar de ser enjoada e terminar logo O sol da meia noite né?

    :)

    ResponderExcluir
  8. Olá sou do blog Meu Mundo é Um Grande Livro
    e achei seu blog no Skoob,e fiquei muito feliz.
    Lgo de cara me deparei com um dos meus
    favoritos livros,resenhados.
    A Bella é meia boba,mas fazer o que né,
    ela me faz lembrar um pouca da Nora(sussurro)
    meu blog
    www.livros-dicass.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  9. OI PESSOAL, EU TENHO OS 4 LIVROS. CREPUSCULO,LUA NOVA, ECLIPSE E AMANHECER E DE TODOS O QUE EU MAIS GOSTEI FOI AMANHECER MESMO TENDO UM FINAL TÃO SIMPLES E NA MINHA OPINIÃO INACABADO.... PRESCISA DE UMA CONTINUAÇÃO MESMO QUE NÃO SEJA A BELLA QUE CONTE A HISTORIA, BEM QUE PODERIA SER RENEESME. FALANDO DO FINAL E COMO ELA E JACOB SE SAIRAM NESTA HISTORIA

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vitor! Eu sou doida por uma continuação com a Reneesme e o Jacob!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. já os 4 da saga e adorei, mas isso é obvio! ahah ;) também gostava muito de ler o midnight sun, está traduzido em português?

    Catherine

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)