segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Almanaque Crepúsculo" de Nicola Bardola


"Quem já leu os quatro livros vai se lembrar da paixão inigualável dos protagonistas e da própria experiência que foi esta leitura. Quem está tentado a se deixar envolver pela saga dos vampiros encontrará muitos motivos aqui para finalmente começar a leitura." Nicola Bardola

O livro inicia com o autor contando sobre seu encontro com a Stephenie Meyer e a entrevista feita com a escritora em 2008, antes do lançamento do quarto e último livro da saga "Twilight" - "Amanhecer" -; ele conta sobre o surgimento da história da saga através de um sonho que a autora teve no dia 02 de junho de 2003; conversam sobre os personagens, a paixão de Stephenie por carros, entre outros assuntos que tratam, ou sobre a criação, ou sobre a criadora.

"Para mim, os personagens são mesmo de verdade [really real]. Eles desenvolveram uma vida própria. Converso com eles quando estou sozinha no carro".
Stephenie Meyer

Depois da entrevista, o autor alemão Nicola Bardola faz uma análise dos protagonistas, Bella Swan e Edward Cullen, falando sobre a relação deles e sobre cada detalhe que fez Edward ser tão fascinante para Bella e também para as leitoras de todas as partes do mundo que suspiram por ele pelos cantos. Desde suas feições perfeitas e seu sorriso encantador, até o olhar hipnotizador, o fato de brilhar como um diamante sob a luz do sol e sua força incrível, cada detalhe do personagem é descrita e analisada para tentar explicar o fascínio por ele causado.
Após falar dos protagonistas, o primeiro livro da série é quase que recontado, pois o autor vai esmiuçando cada detalhe importante da história com observações sobre diversos temas: por que os protagonistas foram feitos um para o outro; a sexualidade retratada no livro; as dificuldades da relação; a caça e caçador; e, a personalidade dos personagens. Durante o almanaque é feito comentários sobre todos os quatro livros da série.

Há uma lista de palavras-chave de A a Z que trata de temas mencionados de forma clara ou apenas sugestiva nos livros da saga. Exemplos de alguns destes temas: Álcool (bebidas alcoólicas); beijo; casamento; fluídos corporais; predestinação; suicídio; etc.

Além da entrevista com a escritora, Stephenie Meyer, outras pessoas nem tão famosas também são entrevistadas, como uma prefessora do ensino médio - do qual achei algumas de suas respostas muito interessante quando diz respeito a sua visão sobre a história e principalmente personagens -, as administradoras do maior site alemão sobre Stephenie Meyer e seus livros ( www.team-edward.net ), e há também depoimento de fãs que contam suas histórias com a saga, suas opiniões (boas ou não) sobre os personagens, falam sobre a imortalidade e até sobre a verdadeira existência de vampiros (sim, pasmem, há quem acredite que eles realmente existam!).

"É simplesmente a história de amor mais fascinante, que vai fundo e com a qual dá para se envolver cem por cento. Além disso, Stephenie escreve de uma maneira extremamente realista, cheia de emoção. Internamente, ainda reluto em encará-la como ficção. Temos a sensação de que a história poderia acontecer um dia desses, que esse vampiro tão atraente pode de repente estar sentado ao nosso lado num café". (p.175 - O que pensam os leitores)


De um modo geral, eu achei o almaque muito bom e interessante, apesar de acreditar que há pouco ali que um verdadeiro fã da série não saiba ou tenha ouvido falar por aí. Porém o livro me fez enxergar e refletir muitos pontos na história da saga sem em nenhum momento diminuir minha paixão por ela! Ao contrário, só fomentou minha vontade de reler os livros! Li o almaque em dois dias, dei risadas com alguns comentários, concordei e discordei de outros. Aborda temas como o processo criativo da autora e fala sobre a sua forte relação com a música. 
Para ser realmente sincera, somente uma única coisa me desagradou - e só um pouco - no livro: queria mais fotos!!

BARDOLA, Nicola. Almanaque Crepúsculo: os segredos e as curiosidades dos livros de Stephenie Meyer. São Paulo: Lua de Papel, 2009. 240p. Título original: Bestseller mit biss.

4 comentários:

  1. "...falando sobre a relação deles e sobre cada detalhe que fez Edward ser tão fascinante..."
    Eu não acho esse sangue-suga nojento tudo isso!!! shaishaishai .Realmente eu queria que a história terminasse de outra maneira,com um certo rapaz que se transforma em lobo rsrsrs. Mas fazer o que né?! Ele também teu o seu final feliz. =D
    Fiquei interessado nesse almanaque,eu pensei que nem tivesse foto,mas pelo visto tem sim!!
    Até!!
    o/

    ResponderExcluir
  2. Nem imaginava que esse livro era assim, agora que sei parece legal.
    Eu gostei da série mas nem de longe sou sua maior fã rsrs =p

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ei Dani,

    Eu sou fã da saga, dei uma folheada no livro nas livrarias mas não me atraiu muito não, acho que pq tive a impressão que ja sabia tudo que tinha la rs

    Sua resenha ficou ótima, to quase mudando de idéia hehe

    bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)