quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Coração de tinta, Cornelia Funke


Minha primeira postagem será em homenagem ao livro que inspirou o nome deste blog!

Resenha:

Mortimer (apelidado de Mo), um exímio “médico dos livros” – ou seja, um excelente encadernador – e um apaixonado por seus "pacientes", em uma noite com a família resolve ler em voz alta para sua filha Meggie, de apenas três anos, e a sua esposa Teresa, um livro chamado “Coração de tinta”. O que Mo não sabia até aquela noite é que possui um dom (ou maldição?!): quando lê em voz alta, as palavras contidas na narrativa ganham existência concreta e materializam-se; objetos e personagens surgem como mágica. Ao enunciar as palavras contidas no livro, Mo traz à vida personagens sombrios - como os vilões Capricórnio e Basta - e enigmáticos - como o saltimbanco Dedo Empoeirado –, e faz sua esposa e seus dois gatos de estimação desaparecerem, ou seja, mergulharam no interior da trama do livro.
Nove anos se passam e Mo guarda o livro junto com suas muitas frustrações de resgatar a sua mulher daquelas páginas até que em uma noite chuvosa Dedo Empoeirado aparece, enviado por Capricórnio que deseja não só o livro como também quer usar os poderes de Mo para trazer um personagem ainda mais terrível de suas páginas. A partir daí uma jornada emocionante começa. O livro é encantatório do início ao fim. Em cada página, e por cada um dos personagens, há uma declaração de amor verdadeiramente apaixonada aos livros. Cada capítulo é precedido por um epígrafe, extraída de grandes clássicos como: “Peter Pan” de James M. Barrie, “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” de C. S. Lewis, “O senhor dos anéis” de J. R. R. Tolkien, entre outros.
Através de Fenoglio – personagem do autor de “Coração de tinta” –, Cornelia Funke revela como um autor jamais desvenda para o leitor todas as riquezas da história, que há segredos que permanecem nas entrelinhas, que são divididos apenas entre o criador e sua criação e basta que apenas o escritor os conheça.


O livro é bem escrito, emocionante, mágico e encantador. Identifico-me com a paixão de cada personagem pelos livros: Maggie, Mo e até tia Elinor que, por sinal, tem uma biblioteca em casa de dar inveja! Fiquei até com vontade de seguir os passos de Mo e tornar-me uma “médica dos livros”, e acho que iria gostar de ser “Língua Encantada” - já até imagino que personagens iria trazer à vida!

Cornelia Funke - Nacida em Dosten, cidade da Alemanha, em 1958, é escritora e ilustradora de obras infanto-juvenis. Além do livro "Coração de tinta" foi também lançado no Brasil: "O senhor dos ladrões" e "O Cavaleiro do Dragão".




Aguardo pela publicação do segundo livro da Triologia Mundo de Tinta: "Sangue de tinta" com lançamento previsto para ainda este ano! O terceiro livro da série, sem data prevista para publicação no Brasil, chama-se "Morte de tinta".

Filme:
Coração de Tinta – O Livro Mágico (Inkheart)
Elenco: Helen Mirren, Brendan Fraser, Paul Bettany, Kathy Bates, Andy Serkis e Jim Broadbent.
Direção: Iain Softley
Gênero: Aventura
Duração: 160 min.
Distribuidora: Playarte
Baseado na obra de Cornelia Funke.
TRAILER
FOTOS





3 comentários:

  1. Dani, dá uma conferida na data. Está marcada como postada há 5 meses... Mais tarde passo para deixar meu comentário.

    Mil bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh está na fila este livro! Mas a fila tá tão grande!

    Parece ser mágico!!!

    ^.^

    ResponderExcluir
  3. To louca para ler o livro e ver o filme ^^ ,mas tem tantos livros que eu queira ler e o dinheiro nunca da =/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e comentário! =0)